segunda-feira, julho 31, 2006

Comemorações do Dia do Elismo em São Paulo

Assembléia Legislativa de São Paulo promove sessão em homenagem ao Elos Internacional

Da redação

Dia 8 de agosto é comemorado o “Dia de Elos Internacional”, marca o aniversário de fundação deste movimento lançado pelo médico brasileiro Eduardo Dias Coelho.

Para marcar a data, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promulgou uma sessão comemorativa que, anualmente reúne os elistas dos cinco clubes de São Paulo (mais o clube de Guarulhos) para marcar a data.

Sob comendo da deputada Rosmary Correa, a sessão deste ano será um dia antes, em 7 de agosto, devido a disponibilidade de espaço e estacionamento na Assembléia. Portanto será numa segunda feira por volta de 19:00 hs.

Um dos destaques de 2006 será a presença de um ônibus levando elistas do Grande ABC, da unidade presidida por Arnaldo José Nobre da Conceição, que levará, pela primeira vez, o Coral Cristal Elos para uma apresentação inédita na Assembléia e aos demais elistas.

Fonte: Jornal Mundo Lusíada http://www.mundolusiada.com.br

NOTÍCIA DO ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO

ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO


Comemorando a passagem do dia internacional do elos clube, a academia luso-brasileira de letras,
promoverá em conjunto com o elos clube do rio de janeiro, uma sessão cultural em defesa da língua
portuguesa no mundo.

Tal evento, subordinado ao tema “o idioma português no mundo e a sua oficialização na o.n.u.”,
será desenvolvido pelos C.E.’s waldenir de bragança, do elos clube de niterói e antónio da silva pena loulé, do
elos clube do rio de janeiro.

A efeméride ocorrerá no auditório da confederação das academias de letras do brasil, na rua teixeira
de freitas, 5, no dia 15 de agosto de 2006.



Entrada franca 16:00 horas

sexta-feira, julho 28, 2006

Em defesa da Língua e da Cultura Lusíada

03/JUL/2006

Da Presidência de Elos Internacional - Portugal

Em defesa da Língua e da Cultura Lusíada

É lugar comum afirmar-se que a maior riqueza de um país consiste nas suas potencialidades culturais, no duplo aspecto de realização do passado e de capacidade de continuação no futuro.

E como escreveu Levi.Strauss "cada cultura desenvolve-se graças ás trocas com outras culturas. Mas é necessário que cada uma ponha nisso uma certa resistência, senão muito depressa não terá mais que lhe pertença e possa dar em troca. A ausência e o excesso de comunicação têm uma e outra o seu perigo.

Será por isso necessário que cada cultura saiba criar raízes e manter-se fiel a elas, raízes que são e estão no seu passado mas são também o presente e o futuro. As culturas que morrem são justamente aquelas que perderam a memória do passado e ao perdê-la perderam a sua própria identidade, deixaram-se confundir ou integraram-se noutras.

O conteúdo da identidade de um grupo, de um povo, de uma nação ou de uma comunidade de povos ou de nações e até a identidade da própria pessoa humana comporta sempre fatores, designadamente os relacionados com todo o seu passado, seu e dos seus antepassados, os seus códigos culturais, as suas ideologias, os valores defendidos e vividos, a literatura, a filosofia, os hábitos coletivos, a maneira de ser e de estar no mundo e fundamentalmente o seu idioma, o seu modo habitual de se expressar e de comunicar com os outros, seja oralmente seja através da escrita.

O sucesso da epopéia portuguesa de quinhentos em busca de outras terras desconhecidas e de contacto com outros povos e outras gentes, dilatando a fé e o império, permitiu que a língua portuguesa por todos falada no pequeno retângulo europeu desde o reinado de El-Rei D. Diniz, passasse a ser aprendida e falada pelos quatro cantos do mundo, e fosse mesmo, durante largas dezenas de anos e por toda a parte, a língua mais utilizada nas trocas comerciais.

Na sua aventura por mares nunca dantes navegados, descobriram os portugueses as terras de Santa Cruz e contataram desde logo com os aborígenes que aí encontraram; e aí fizeram nascer algo de novo, construindo essa grande nação que é o Brasil. Repito e acentuo, construíram o Brasil, não o descobriram, não o conquistaram nem o invadiram, pela simples razão de que até então não existia. O Brasil como Nação e até como Estado, resultou portanto e apenas a partir da chegada e da fixação dos portugueses nessas terras do novo continente.

E podem os brasileiros ufanar-se de que nunca viveram sob domínio estrangeiro, salvo quando por mero acidente histórico, franceses e holandeses, nessa altura peritos em pirataria, lá estiveram por algum tempo em certos locais.
Até 1822, os habitantes do Brasil, foram tanto portugueses quanto hoje o somos nós.

E o que aconteceu com o Brasil; aconteceu semelhantemente com Angola, com Moçambique, com a Guiné, com S. Tomé e Príncipe, e Cabo Verde ou mesmo com Timor, países que até à chegada dos portugueses não existiam e que até alguns deles como Cabo Verde e S. Tomé, eram terra virgem sem qualquer vestígio de presença humana.

Pois bem, se os portugueses ao criarem essas Nações levaram consigo a sua maneira de ser e de estar no mundo, os seus valores, a sua tolerância, o seu pluralismo racial, a sua ânsia de desenvolvimento econômico, cultural e social e principalmente religioso, levaram também sua língua e conseguiram que fosse ela a principal força, a dura e eficiente argamassa que permitiu aglutinar e dar identidade cultural a povos que até então a não possuíam.

O mundo da língua portuguesa composto atualmente por diversas nações, será assim um mundo de cultura e de desenvolvimento, um espaço de esperança no futuro, se todos nós, os que falamos a língua de Camões, desde o Minho até Timor, tanto nos chamados países de língua oficial portuguesa, como em todos os demais locais em que ainda é continuará a ser falada, como sejam algumas ilhas das Filipinas, em Goa, Damão e Diu e no Ceilão hoje Sri Lanka, e até por algumas etnias na Polinésia e em África, repito, se todos nós formos capazes de nos unir, encontrar idéias e soubermos mobilizar-nos na defesa dos valores comuns em prole do desenvolvimento em todos os seus aspecto, cultural, econômico, social, político e mesmo religioso

"É a falar que a gente se entende", diz o nosso povo, e porque falamos a mesma língua, temos que nos entender uns com os outros e é entendendo-nos que melhor podemos realizar e atingir os nossos objetivos pessoais e coletivos.

A isso se chama ou poderá chamar-se "Lusófona", essa grande família que tem em comum uma idêntica civilização e está interligada através da língua que todos nós falamos, língua que é atualmente o sexto idioma mais falado no mundo e que só somando, unindo todos os países que se expressam em português, será possível resistir a tempos da tão apregoada globalização, mundialização ou americanização ou unificação de culturas, com conseqüente perda da nossa identidade de pessoas e de nações.

Tendo em vista estes objetivos, temos a obrigação histórica de defender e difundir e até impor a língua portuguesa e de impulsionar e manter apertados laços culturais de amizade e de cooperação entre todos os povos e comunidades que pensam, falam e escrevem na língua de Camões.

Alcindo Costa
Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada

Fonte: Jornal Mundo Lusíada http://www.mundolusiada.com.br/

Em defesa da língua

13/JUN/2006

Da Presidência de Elos Internacional - Portugal

Em defesa da língua


A nossa Pátria é a nossa maneira de sermos, existirmos e vivermos e de estarmos no mundo, é a nossa história, o nosso passado, a história de todos aqueles que falamos a mesma língua, são os nossos valores e acima de tudo a nossa Pátria é também o nosso futuro e a necessidade de continuarmos em comum os séculos em comum da nossa existência, de conservarmos e aprofundarmos a nossa cultura e desenvolvermos a nossa identidade e termos a certeza de que somos diferentes e de que temos muito em comum.

Num tempo em que outras línguas tentam ocupar o lugar da nossa, tentam substituí-la e ao substituí-la conseguirem deixar de ser o que fomos e somos ainda hoje e como somos para sermos o que eles são e como são, há que lutar em toda a parte onde se fala a nossa língua e por todas as vias em sua defesa e de tudo quanto ela integra, contem, significa e representa.

A língua portuguesa é a argamassa, é cimento que une todos aqueles que no dia à dia a falam e escrevem, independentemente da parte do mundo em que se encontrem e até daqueles que falando habitualmente outra língua, a conhecem escrita e falada.


E porque é comum a todos aqueles que a conhecem, aí a razão pela qual, todos juntos, constituímos uma comunidade, um espaço em que culturalmente nos encontramos, defendendo valores e princípios humanistas que a gente lusa na sua diáspora e onde quer que se encontre, sempre viveu e defendeu.

A língua portuguesa defende-se com o seu pluricentrismo e as suas variantes.

Em Portugal ainda não há legislação que defenda a língua portuguesa. Há mais legislação na defesa da chamada língua mirandesa que já ninguém fala e só alguns estudiosos dela a conhecem mas não a falam no seu dia à dia, do que da língua portuguesa.

Só 350.000 ameríndios, dizem que a sua língua materna não é o português e no Mercosul as línguas oficiais são apenas o português e o castelhano mais conhecido por espanhol e certo é também que o português é a segunda língua da África do Sul.

Segundo Fernando Pessoa as três línguas mais populares em todo o mundo serão o Inglês, o dito Espanhol e o Português.

Um dos principais objetivos do Elismo é o da preservação e difusão da língua portuguesa e da Cultura Lusíada

A língua portuguesa é o elo fundamental que une todos os portugueses onde quer que residam e une igualmente todos quantos no seu dia à dia comunicam entre si através dela.

O Elismo é fundamental para a expansão e aprofundamento da Comunidade Lusíada através da nossa língua comum e dos nossos valores, na defesa da tolerância, do amor e da paz entre todos os homens.

"A língua portuguesa é um valor estratégico para reforço da projeção de Portugal no mundo."assim disse Cavaco Silva no Porto no dia 10 de Junho de 2006

A língua portuguesa tem de ser uma força política neste mundo cada vez mais globalizado.

Alcindo Costa
Presidente do Elos Internacional


Fonte: Jornal Mundo Lusíada http://www.mundolusiada.com.br/

XXI ANIVERSÁRIO DO ELOS CLUBE DE OLHÃO

O Elos Clube de Olhão comemorou o XXI Aniversário da sua fundação, no passado dia 13 de Julho, com uma reunião-convívio.

Na mesa de honra foi consituída pelo Vice-Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional - CE José Luís Guedes de Campos, Governadora do Distrito Elista Sul - CE Dina Lapa de Campos, Presidente
da Assembleia-Geral e Fundador do Elos Clube de Olhão - CE Raminhos Dourado, Presidente do Elos Clube de Olhão - CE Candida Cativo, Presidente da Junta de Freguesia de Olhão - Gracinda Rendeiro, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Olhão - João Peres e pelo Vice-Presidente do Elos Clube de Olhão - CE Deodato Pires.

A reunião-convívio, subordinada ao tema "Açoteias e Mirantes", decorreu de forma agradável. Os presentes foram convidados a apresentar quadras subordinadas ao tema da reunião.


No decurso do jantar foram lidas as quadras elaboradas pelos Companheiros Elistas e a todos foi entregue uma medalha alusiva, oferta da Junta de Freguesia de Olhão.

Foram efectuadas intervenções pelos CE Raminhos Dourado, CE Jorge Costa, CE Dina Lapa de Campos, CE José Luís Guedes de Campos, Presidente da Junta de Frequesia de Olhão, Gracinda Rendeiro e pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Olhão, João Peres.


A Presidente da Junta de Freguesia de Olhão entregou ao Elos Clube de Olhão uma salva alusiva à efeméride.

Na sua intervenção o Vice-Presidente Continental para a Europa, CE José Luís Guedes de Campos, felicitou o Elos Clube de Olhão pelo aniversário, através da leitura do seguinte poema:

XXI Aniversário do Elos Clube de Olhão

Hoje é dia de Festa,
Vinte e uma Primaveras,
Comemora o Elos Clube de Olhão,
Bem Hajam os Fundadores,
Em boa-hora constituiram este Elo.

Ser Elista é amar a Língua e a Cultura Portuguesa,
900 anos de História,
Feitos de Bravura e Coragem,
Revelámos Novos Mundos ao Mundo,
A Língua Portuguesa esplhamos pelos
Quatro cantos da Terra.

Parabéns ao Elos Clube de Olhão,
Parabéns aos seus membros,
Todos constituem um Elo do Humanismo Lusíada,
Na construção de um Mundo melhor,
Em que a Língua e a Cultura Portuguesa
Se afirma em cada dia.

Bem Hajam!

O jantar-convívio foi acompanhado por música ao vivo, muita apreciada por todos.

A terminar cantou-se os Parabéns, apagaram-se as velas e todos os presentes brindaram ao Elos Clube de Olhão.



Faro, 14 de Julho de 2006
José Luís Guedes de Campos
Vice-Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional




quinta-feira, julho 27, 2006

Visita à Assembleia da República dos Elos Clube de Olhão e Elos Clube de Faro


Elistas do Elos Clube de Olhão e do Elos Clube de Faro deslocaram-se a Lisboa, em 10 de Julho de 2006, em actividade cultural organizada pelo Elos Clube de Olhão com o objectivo de visitar a Assembleia da República.


A comitiva saiu de Olhão, em autocarro cedido gentilmente pela Câmara Municipal de Olhão, pelas 09.00 horas e chegou a Lisboa cerca das 12.30 horas.

Após o almoço, cerca das 14.30horas, os Elistas iniciaram uma visita guiada à Assembleia da República.

Junto da entrada puderam apreciar o claustro do antigo convento. Subiram pela Escadaria Nobre. As pinturas de Martins Barata no topo encontravam-se tapadas com um pano no qual se encontra reproduzida a Constituição da República Portuguesa. Esta iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos da Constituição. Os Elistas puderam apreciar vários pormenores de carácter arquitectónico e o enorme candeeiro, que pesa cerca de 1200 quilos.

De seguida foi visitada a Sala dos Passos Perdidos e admirados os 6 paineis pintados a óleo sobre tela por Columbano Bordalo Pinheiro. Neles encontram-se representadas várias figuras da política, oratória e administração pública. Ao fundo à esquerda, a sala da República (sala da Imprensa).Na sua entrada um busto, em bronze, da República. Em frente, na parede recuada, uma pintura que representa Viriato, da autoria de Benvindo Ceia. Nos Passos Perdidos encontrava-se patente uma exposição multimédia acerca dos 30 anos da Constituição e que foi visitada pelos elistas.

Os Elistas entraram na Sala das Sessões e ocuparam a bancada dos Deputados e assistiram à explicação dada pela guia acerca dos pormenores de carácterarquitectónico da Sala e acerca do funcionamento da Assembleia.
A comitiva percorreu a Galeria dos Presidentes onde para além dos retratos do anteriores Presidentes da Assembleia da República pode observar-se, em vitrines, vários objectos ligadas à história da Assembleia.

Visitaram a Sala do Senado e puderam apreciar o tecto pintado a "grissaile", em "tromp l'oeil", simulando cartelas em baixos-relevos com motivos geométricos e figurativos. Ao longo do anfiteatro dispõem-se bustos de Pares ilustres. Por detrás da Presidência, um retrato representando o Rei D. Luís. Em frente um relógio ladeado por duas figuras, um mocho e um galo, que representam a sabedoria do senado e a atenção do mesmo ao Parlamento.

Foi a vez de conhecer o Salão Nobre. Destinado às recepções oficiais, este salão amplo encontra-se decorado com 7 pinturas que representam episódios importantes da História de Portugal:
- Tomada de Ceuta - Diogo Cão fala aos negros após colocar o Padrão dos Descobrimentos na foz do Rio Zaire;
- Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas depois chamado Cabo da Boa Esperança;
- Pedro Alvares Cabral desembarca em terras de Vera Cruz;
- Tomada de Malaca por Afonso de Albuquerque.
Nos lados da sala e frente a frente os dois mais importantes quadros, a pintura em que o Infante D. Henrique se encontra na praia junto às Caravelas, vendo-se ao fundo a ponta de Sagres;
Em frente, Vasco Gama na India recebido pelos emissários do Samorim.

Nas paredes da sala, colunas com embutidos de bronze, onde se podem ver a cruz de Cristo e a cruz de Santiago, caravelas e as Quinas.
A terminar a vista, os Elistas passaram pelo Átrio Principal, local em que encontrava a Igreja primitiva, e que se encontra decorado com bustos de parlamentares ilustres da Monarquia e da 1ª República. No local das antigas Capelas, encontram-se os sinos primitivos da igreja do Covento de São Bento e um busto de Camões oferecido à Assembleia da República pelo último Governo de Macau.


Terminada a visita assistiram ao render da Guarda.


Neste dia encontravam-se hasteadas todas as bandeiras dos países da CPLP.

Os Elistas rumaram a Olhão, com passagem por Faro, onde chegaram cerca das 20.00 horas.

José Luís Guedes de Campos

Convite para um Momento Poético junto ao Monumento Portal da Lusofonia em Santos

A Presidência de Honra do Elos Internacional, a Governadoria do Distrito Elista 01 e o Elos Clube de Santos Cellula Mater, comemorando o Dia do Elismo, que transcorre no dia 8 de agosto, convidam para um Momento Poético no dia 6 de agosto de 2006, às 11 horas, junto ao Monumento Portal da Lusofonia, na Praça Dr. Hipólito do Rego, S/N.

O grupo “Poetas Vivos” abrilhantará o evento.

Ao término haverá um almoço, por adesão, no Point 44, na Rua Jorge Tibiriçá, 44 – Gonzaga, Santos.

Durante o almoço o CE José Rodrigues Liberado, Vice-Governador do DE 01 assumirá o cargo de Governador interinamente.

Pela honrosa presença agradecem:

Maria Araújo Barros de Sá e Silva

Presidente de Honra do Elos Internacional

José Rodrigues Liberado Junior Jorge Rodrigues do Valle Junior

Governador do DE 01 Presidente do Elos Clube de Santos

Cellula Mater

OBS: A Pça. Dr. Hipólito localiza-se no início da Rua Castro Alves – Embaré, Santos

quarta-feira, julho 26, 2006

Notícias do Elos Clube de Niteroi




Notícia do Elos Clube de Faro

De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
"Em defesa da Língua e Cultura Portuguesa"


O Elos Clube de Faro realiza no próximo dia 29 de julho (sábado) pelas
19,30 horas, no Hotel Faro, um jantar-convívio com palestra subordinada ao
tema “Uma imagem de Portugal na Finlândia” proferida pela Profª Drª Liisa Melo
e Abreu - de nacionalidade finlandesa, professora de Português na Universidade
de Helsínquia desde 1983 e primeira investigadora a apresentar uma tese de
doutoramento naquela Universidade sobre a Língua Portuguesa.

Entre outros, é autora de um livro para a aprendizagem do português utilizado na
maior parte das escolas de língua na Finlândia. O seu contributo para a divulgação
e ensino da língua e cultura portuguesas tem sido notável quer na televisão quer
na rádio finlandesas.

Estarão presentes neste jantar-convívio , o Sr.Governador Civil de Faro, a Cônsul da Finlândia no Algarve e o Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.

Faro, 24 de Julho de 2006

Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro

Notícia do Elos Clube de Niteroi

Dia: 27 de Julho de 2006 (Quinta-feira)
Hora: 19:30 horas
Local: Hotel Solar do Amanhecer
Praia de Charitas - Niterói - RJ
Adesão: R$25,00 (bebidas alcoólicas à parte)

Confirme sua presença:
21 8724-0618 / 2620-6357 (Labouré Lima)
21 9631-6118 / 2621-3311 (Tomaz Lima)

Saudações Elistas!

Honrado por mais esta oportunidade em me dirigir aos estimados Companheiros Elistas, o faço
com o objetivo de convidar para a nossa reunião mensal de Julho de 2006.
Sobre a Efeméride do Mês, reitero o convite para que venham participar do Concurso
Instantâneo de Trovas e abrilhantar as Homenagens dos Companheiros Elistas de Niterói ao
Padre Antônio Vieira. Inscrições no ato da assinatura do livro de presenças.
Um outro momento importante do nosso jantar, ocorrerá dentro do
Convívio Social, onde os Companheiros Elistas que trouxerem convidados
farão uso da palavra em homenagem ao Dia do Amigo, (transcorrido no dia 20/07).

Programa
Abertura: Saudação às Bandeiras e Oração Elista.
Efeméride: Padre Antônio Vieira - Concurso Instantâneo de Trovas.
Convívio Social: Jantar, Homenagem ao Dia do amigo e Aniversariantes do Mês
Encerramento: Premiação do Concurso.

Pela atenção e divulgação de mais esse encontro, desde já,
enviamos os melhores agradecimentos do Elos Clube de Niterói.

Tomaz Correia de Miranda Lima - Presidente

CREDO ELISTA
Creio na Fraternidade Humana.
À qual devemos eterna vigília.
Creio em Deus, luz soberana.
Creio na Pátria e na família,
na Honradez do Trabalho e no Bem Social,
no culto à Língua Mater e à História.
Creio na Glória do grande ideal Lusíada.
No bem da Cultura, da Fé e da Harmonia.
Que Deus nos faça instrumentos da sua Paz.

CONCURSO INSTANTÂNEO DE TROVAS
Traga a sua trova, inspirada no Padre Antônio Vieira.
Os três primeiros lugares receberão o Diploma
do Elos Clube de Niterói.

HOMENAGEM AO DIA DO AMIGO
No dia 27 de Julho, comemoraremos o Dia do amigo.
Traga um convidado e faça a sua homenagem
a essa pessoa tão importante !

ANIVERSARIANTES - Julho de 2006.
01 Maria Lucia - Filha - CE Aloysio Tavares Picanço
10 CE Matilde Carone S. Conti e José Conti - Casamento
10 Carlos Eduardo Filho - CE Matilde Carone S. Conti
17 CE Waldenir de Bragança
18 Sara - Esposa - CE Domingos Carvalho Rodrigues
18 Fernando Cesar - Filho CE Waldenir de Bragança
19 Cristiane - Filha CE Nelson Lamy
19 Tomaz Lima - Filho - CE Tomaz C. de M. Lima
23 CE Geraldo Freitas Caldas
30 CE Jorge Picanço Siqueira
31 Nelson - Filho - CE Nelson Lamy

FAÇA PARTE DESSA FAMÍLIA SOCIAL!
Se você foi sócio volte! Se não é, venha ser!
De braços abertos esperamos a sua presença!
Venha fazer parte do Elos Clube de Niterói!

terça-feira, julho 25, 2006

Poema "Vulcão" dedicado a Martins Fontes



VULCÃO

Humanista convicto,

“Vulcão” da vida,

Preme de esperança,

Em cada momento,

Dádiva

Ao seu semelhante

Que ama

Como a si próprio.

Abnegado

Na sua prestação

A cada um e a todos,

Para acabar com o sofrimento,

A dor, o desespero,

A doença,

Em dedicação total.

Poeta insubmisso,

Martins Fontes.


Autor: José Luís Guedes de Campos

Menção Honrosa em Poesia Moderna

Cinquentenário da Academia Santista de Letras






sexta-feira, julho 21, 2006

28 de Junho - Apresentação do Livro de Poesia de Deodato Pires "Repensando"

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE POESIA DE DEODATO PIRES “REPENSANDO”

Realizou-se no passado dia 28 de Junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Olhão o lançamento do livro "Repensando" de Deodato Pires.

A mesa de honra foi constituída pelo Sr. Eng. Francisco Leal - Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Sr. Prof. João Leal – autor do prefácio e o autor Deodato Pires. Igualmente presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Sra D Ana Leal, o Vereador do Pelouro da Cultura Sr João Peres e outros membros da vereação.




Os amigos, onde se contavam muitos poetas e elistas encheram por completo o Salão Nobre da Câmara Municipal de Olhão.

A emoção tomou conta das intervenções do Sr. Prof. João Leal, Maria de Olhão (que se deslocou expressamente de Lisboa), Sr Eng João Leal, Deodato Pires (que agradeceu os apoios recebidos e o incentivo da sua esposa) e como não podia deixar de ser, a poesia teve lugar de destaque na voz do apresentador João Pereira e de Conceição Pires.

A terminar, os dois jovens músicos presentes que abrilhantaram a declamação tocando acordeão e clarinete, interpretaram o Hino da Cidade de Olhão, que foi cantado pelos presentes.



No final, a habitual sessão de autógrafos.



Faro, 28 de Junho de 2006
José Luís Guedes de Campos



quarta-feira, julho 12, 2006

26 de Junho - Marcha Popular "Viva Portugal, Viva a nossa Selecção"


O Sport Lisboa e Fuzeta, apresentou a marcha dos Santos Populares "Viva Portugal, Viva a nossa Selecção" em Olhão, no passado dia 26 de Junho. A marcha, guarda-roupa e coreografia da autoria da CE Maria José Fraqueza, foi a mais aplaudida da noite entre as marchas presentes. Rica nas cores, arranjos, coreografia a marcha foi interpretada de forma brilhante pelo cantor Luís Guilherme.


MARCHA POPULAR JUVENIL DO SPORT LISBOA E FUZETA – 2006

FICHA TÉCNICA

TEMA: “PORTUGAL NO MUNDIAL 2006”

MADRINHA DA MARCHA, ENSAIO, COREOGRAFIA E AUTORA DA LETRA: Profª Maria José Fraqueza

AUTOR DA MÚSICA E CANTOR: Consagrado artista algarvio - Luís Guilherme

PORTA BANDEIRA: Vera de Jesus

PORTA ESCUDO DE PORTUGALAnabela Lucas e Valentina

CONFECÇÃO DO TRAJE: Célia Eugénio

MASCOTES: Carolina Morgado – Maria Inês – Tiago da Hora

MASTRO BOLA DO MUNDIAL: - Maria Teresa

COMPOSIÇÃO DO GRUPO: 45 elementos (12 Pares dançantes e 16 raparigas laterais) - 1 madrinha, 1 cantor e padrinho – 1 porta-bandeira – 1 porta bola do Mundial - 2 porta escudo de Portugal, 3 mascotes)

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

A escolha do tema incide sobre a participação de Portugal no Futebol Mundial 2006, e que pretendemos homenagear, dada a importância que o desporto assume no nosso país, neste período que coincide com o calendário das marchas.

As meninas e raparigas das filas laterais, vestem-se de branco, tendo na decoração dos vestidos as cores predominantes das bandeiras representativas dos 32 países que participam no Mundial. As outras raparigas e respectivos pares têm como cor predominante o vermelho por ser a cor da nossa bandeira e do clube que representam.

Todo o vestuário é decorado com o escudo de Portugal. As meninas mais jovens são portadoras das bandeiras de algumas nações, já apuradas, nesta primeira fase do Mundial. Será desenvolvido no esquema a formação de uma simbólica bandeira portuguesa.

Os arcos são decorados bem assim como todo o vestuário com o escudo português e também pela bola do Mundial, símbolo da FIFA e pelo emblema da Federação Portuguesa.

Fuseta, 24 Junho 2006

Maria José Fraqueza