sábado, junho 30, 2007

Notícias do Núcleo Algarvio da Associação Tampa Amiga

Na passada 6ª feira, dia 22 de Junho, realizou-se uma cerimónia de entrega de material ortopédico no Centro de Educação Ambiental de Resíduos, em Albufeira.

Estiveram presentes a Srª Governadora Civil, Drª Isilda Gomes, o Presidente da Algar, Dr. Hélio Barros, a representante da AMAL, Drª Almerinda Maltinha, e a Enfª Guadalupe Jacinto da Associação Tampa Amiga.

Esta cerimónia teve como objectivo a entrega de 23 cadeiras de rodas, 3 delas eléctricas, 3 camas articuladas, um colchão anti-escaras, 1 par de botas ortopédicas, 1 cadeira para adaptar ao poliban, 1 suporte para sanita, 2 andarilhos e 3 conjuntos de canadianas. Este material foi entregue a 26 entidades de acção social e particulares de famílias carenciadas do Algarve, como resultado da recolha de cerca de 40 toneladas de tampas de plástico, ao abrigo da campanha lançada pela Associação Tampa Amiga (www.tampinhas.org) e desenvolvida pela ALGAR, a AMAL e as 16 Câmaras Algarvias.

A Associação Tampa Amiga e a AMAL agradecem a todas as entidades e particulares envolvidos nesta campanha, e que, com o seu esforço e dedicação, tornaram possível a entrega deste material, e a consequente melhoria da qualidade de vida dos beneficiários do mesmo.


A ideia de reciclar as tampas de plástico para reverter em material ortopédico foi lançada pela Associação Tampa Amiga, e está a desenvolver-se em vários pontos do país, já tendo inclusive chegado aos Açores. O Algarve respondeu ao desafio de uma forma espectacular, e a partir de agora pode contar com o 1º núcleo regional da Associação Tampa Amiga, cuja sede será em São Brás de Alportel, e para onde todos os interessados poderão dirigir as suas mensagens e pedidos de informação:

Núcleo Algarvio da Associação Tampa Amiga
Centro de Apoio à Comunidade,
Rua Serpa Pinto, nº 27 e 28
8150 São Brás de Alportel

A campanha continua!

Guarde as tampas de plástico, entregue-as nos locais identificados, e estará ajudar alguém a receber o material ortopédico que necessita!

Fonte: Núcleo Algarvio da Associação Tampa Amiga

sexta-feira, junho 29, 2007

Lançamento do Livro "Aventuras de um Nabogador & outras estórias-em-sanduíche"


Realiza-se hoje, 29 de Junho, pelas 21.30h, na Biblioteca Municipal de Faro - António Ramos Rosa, o Lançamento do Livro "Aventuras de um Nabogador & outras estórias-em-sanduiche", com a presença do autor, Onésimo Teotónio Almeida*. Apresentaçãopelo Professor Petar Petrov, da Universidade do Algarve.

*Onésimo Teotónio Almeida. Nascido no Pico da Pedra, S. Miguel, Açores, a 18 de Dezembro de 1946, é doutorado em Filosofia pela Brown University e na mesma universidade é Professor no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, de que foi durante doze anos director.

Com diversas obras publicadas no campo do teatro, ensaio, prosa e poesia. Mantém uma coluna regular na revista LER. Foi fundador e dirige a editora Gávea-Brown e co-dirige a revista do mesmo nome, dedicada à experiência imigrante portuguesa na América do Norte. É co-director do e-Journal of Portuguese History e faz parte do corpo editorial de várias revistas académicas.

Desde 1979 mantém um programa sócio-cultural no Portuguese Channel, da Whaling City Cable-TV, de New Bedford, Massachusetts.

Foi condecorado pelo Presidente da República em 1997 com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. É Vice-Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas e Presidente da Associação Cultural das Ilhas do Atlântico. Foi eleito para a Academia Internacional de Cultura Portuguesa.



terça-feira, junho 12, 2007

LISTA DE PREMIADOS DO III CONCURSO LITERÁRIO ELOS CLUBE DE FARO

III CONCURSO LITERÁRIO ELOS CLUBE DE FARO – JOVENS AUTORES 2007


LISTA DE PREMIADOS


- Grupo I – Jovens dos 7 aos 11 anos de idade

Tema: "Pelo sonho é que vamos" - poesia ou prosa

1º Prémio – Miguel dos Santos Horta – Escola Básica 2,3 D.José I , Vila Real de Stº António

2º Prémio – Catarina Isabel Caldeira Claro - Escola Básica 2,3 D.José I , Vila Real de Stº António

3º Prémio – Inês dos Ramos Gonçalves – Escola E B 1 de Estoi

Menções Honrosas:

  • Daniel Correia Martins, Escola Básica 2,3 D.José I , Vila Real de Stº António

  • Eva Maria Antunes Gonçalves. Colégio Algarve, Faro

  • Andreia Gomes – Externato Menino Jesus, Faro

  • Letícia Lourenço Blanc, Colégio Algarve, Faro

  • Fábio Gonçalves, Colégio Algarve, Faro


- Grupo II - Jovens dos 12 aos 15 anos de idade

Tema: “Ando em busca de mim sem me encontrar”- poesia ou prosa

1º Prémio - David Vaz de Saraiva – Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Faro

2º Prémio - Marlène Dorian Viegas – Escola Secundária José Belchior Viegas, S. Brás de Alportel

3º Prémio - João Miguel Campos – Colégio Algarve, Faro

Menções Honrosas:

  • Ana Margarida Bernardo dos Santos – Escola Básica 2,3 Poeta Bernardo Passos,

    S. Brás de Alportel

  • Rita Domingues Viegas - Escola Secundária José Belchior Viegas, S. Brás de Alportel


Prémio Especial Elos Clube de Faro :
  • Bárbara Borba Martins – Colégio Marista de Londrina, Paraná, Brasil

  • Daniel Filipe Silva de Jesus – Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre


III - Jovens dos 16 aos 20 anos de idade

Tema: “Hino é a definição pela música do carácter de um povo”- poesia ou prosa


1º Prémio – Ana Isa Bernardino Mestre – Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Faro

2º Prémio – José Luís Gomes Lapa G. de Campos – Escola Secundária de Tomás Cabreira, Faro


Prémio Especial Elos Clube de Faro - Karolina Maciuła – Academia de Economia de Cracóvia - Polónia


A Cerimónia de entrega de prémios realizar-se-à no próximo dia 18 de Junho de 2007 (segunda-feira), pelas 11,00 horas, na sede da AMAL – Grande Área Metropolitana do Algarve, R. General Humberto Delgado, nº 20, em Faro pelo que o ELOS CLUBE DE FARO convida os Jovens Autores, colegas, pais e professores a participarem na referida cerimónia.


segunda-feira, junho 04, 2007

Prof Doutor Abreu Freire realiza Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania - Salvador da Bahia a 30 de Abril


Recordamos que o Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania (CHIC) começou a contagem decrescente para a partida a 6 de Fevereiro de 2007, quando faziam 399 anos do nascimento do padre António Vieira e a partir daí começou a ser escrito o diário de bordo. A 17 de Março partiu de Aveiro; a 21 de Março chegou à ilha da Madeira para a tripulação se recompor de uma tempestade que causou estragos; partiu para Cabo Verde a 24 de Março onde chegou a 1 de Abril. De Cabo Verde partiu a 12 de Abril com doces e amargas recordações descritas no diário de bordo. Atravessou a simbólica linha do equador a 21 de Abril e escalou em Fernando de Noronha a 23. Chegou a Salvador da Bahia a 30 de Abril, 43 dias depois de sair de Aveiro, 24 dos quais passados no mar.

Em Salvador, a tripulação ficará cerca de um mês, divulgando a expedição e desenvolvendo contactos para o Congresso Internacional Língua, Identidade e Cidadania (nos 400 anos do nascimento do padre António Vieira) a realizar em 2008 na Universidade de Aveiro.

O CHIC navega sob a direcção do Prof. Doutor A de Abreu Freire, integrado no projecto de investigação «ICIPAV.2008» e em associação com o Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização de Formação Pessoal e Social do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.

O site www.ua.pt/vieira2008 acompanha diariamente todas as iniciativas ligadas à comemoração dos 400 anos do nascimento de Vieira.

2ª Edição do Prémio de literatura Juvenil ferreira de Castro - PALOP

A Associação do Prémio Nacional de literatura Juvenil Ferreira de Castro, com sede em Oliveira de Azeméis, Portugal, leva ao conhecimento de Vossa Excelência o regulamento da 2ª Edição do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro junto dos jovens PALOP.

Este prémio literário, junto dos jovens dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, reflecte princípios instituídos pela Associação, a saber:

4Intercâmbio: A Associação goza do direito de promover intercâmbios e cooperações com Associações e Organismos Nacionais e Estrangeiros, com os mesmos objectivos;

4Divulgação: Divulgar os trabalhos premiados;

4Homenagem: Promover actividades pedagógicas, culturais, recreativas e literárias que visem homenagear o Escritor Ferreira de Castro.

Com esta iniciativa pretende-se promover:

4acções diversificadas, dirigidas ao público estudantil, no âmbito da Literatura Juvenil;

4uma cooperação com organizações e instituições nas áreas da educação e cultura;

4acções destinadas à consolidação do uso e do ensino da Língua Portuguesa como língua de comunicação, de trabalho e de cultura.

Esta iniciativa é destinada aos jovens dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B) nas modalidades de prosa e poesia, contando com o Alto Patrocínio Institucional/Financeiro das Fundação Portugal-África e do Alto Patrocínio Institucional do Instituto Camões e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Os concorrentes poderão concorrer com um número ilimitado de trabalhos, sem limite de páginas sendo que o tema dos trabalhos, a concurso, é livre.

O regulamento do concurso encontra-se disponível na página electrónica da Associação: www.apnljfc.pt

Assim, solicita-se a Vossa prestimosa colaboração no sentido de divulgar este prémio literário da forma que julgar mais pertinente.
Com os melhores cumprimentos,
Vítor Amorim
Presidente da APNLJFC
Sítio APNLJFC :
www.apnljfc.pt

E-mail:
apnljfc@mail.prof2000.pt
Contacto Telefónico: (+351) 91 4073455
Fax: +351 256 681314

1º Colóquio Interdisciplinar de Provérbios

Realiza-se em Tavira, de 05 a 12 de Novembro do corrente ano de 2007, o 1º Colóquio Interdisciplinar de Provérbios.
Este colóquio tem como destinatários todos os especialistas nacionais e estrangeiros, estudantes de pós-graduação e outros, professores e entusiastas da temática proverbial. Participantes de diferentes áreas de estudo e divulgadores da tradição oral são bem-vindos.

Os interessados devem contactar Rui Soares, Investigador do IELT, e-correio: runo_mari@yahoo.com

domingo, junho 03, 2007

Elos Clube de Leiria integra protocolo celebrado pela ABD com IPL

No âmbito das comemorações do 1º Aniversário do Elos Clube de Leiria, esta unidade elista, presidida pelo CE Arménio Vasconcelos, integrou a celebração de protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico e Leiria, a ABD-Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e outras instituições portuguesas e brasileiras ligadas à cultura lusófona. O objectivo deste protocolo é fomentar a cooperação artística e cultural, exposições, colóquios, mostras, entre as instituições culturais envolvidas e o IPL, em suma contribuir com a cultura lusófona para enriquecer a formação dos alunos do IPL.

A cerimónia teve um momento cultural, interviu o Grupo Cultural Contábilis da Caixa Geral de Depósitos, que interpretou vários temas dedicados ao mar. Actuou ainda um grupo de estudantes de música de câmara da Covilhã.

No decorrer da cerimónia foram entregues distinções a diversas individualidades pela ABD, Academia de Artes e Letras Paranapuan, Casa-Museu Maria da Fontinha e pelo Elos Clube de Leiria.

Entre os elistas presentes foram distinguidos com a Comenda Grande Oficial pela ABD o Presidente Internacional, CE Alcindo Augusto Costa, Vice-Presidente Continental para a Europa, CE José Luís Guedes de Campos e Vice-Presidente do Elos Clube de Leiria, CE Adélio Amado. As faixas foram impostas pela Presidente da ABD e Comendadora Grande Mestre Marly Barbara.

Outros Elistas distinguidos: CE Maria Eduarda, 1ª Secretária do Elos Internacional, CE Dina Lapa de Campos, Presidente do Elos Clube de Faro e Directora de Expansão da Vice-Presidência Continental para a Europa do Elos Internacional, CE José Travassos, CE
Vieira da Mota, CE Noémia Travassos, CE António Nunes todos do Elos Clube de Leiria.

De seguida, foi inaugurada no Instituto Politénico Leiria - Biblioteca José Saramago, uma de exposição de pintura portuguesa dos Séculos XIX e XX.

Em 2 de Junho, foi inaugurada, no Arquivo Distrital de Leiria, exposição de Pintura Brasileira, organizada pela ABD. A exposição estará patente ao público até ao dia 8 de Junho de 2007, transitará depois para o Salão das Termas de São Pedro do Sul, onde ficará em exibição de 10 de Junho a 19 de Junho, seguirá depois para Figueiró dos Vinhos, onde pode ser visitada de 20 a 24 de Junho de 2007, no horário das 09.30 às 17.30 horas (todas as exposições).

A exposição da ABD tem a participação dos seguintes artistas brasileiros: Alberto Motta; Ângela Nunes; Carminha Gama; Deusiana Meireles; D. Candidas; D. Hosannah; Elisangela Jardim; Elizabeth Libório; Edelita Kelm; Fátima Ramalhoto; Gabriel Martire; Graci Kaley; Henrique Muller; Hildete de Souza; Inatici; Irene Abade; Isa Braga; Isis Maria; Jorge Rodriguez; Léa Martins; Léa Macedo; Luciana Pozer Pedrine: Marco Antônio Lobo; Margot; Mary Machado Cordeiro; Marta W.Farias; Maria José Turl; Matilde Toledo; Nice Ventura; Neiva Passuello; Olgarina Veiga; Petrus Beekuizen; Rose Campanha; Samia Zaccour; Sonia Campinha; Vicente Ramidoff e Yara Mochiaro.

A reportagem vídeo pode ser visualizada em http://www.youtube.com/watch?v=2tj_Wf9JvWI