segunda-feira, julho 30, 2007

Nota de Faleccimento CE Carlos Fernandes - Elos Clube de Brasília

Prezados Companheiro(a)s Elistas,

Nosso querido Carlos Fernandes - 70 anos, Vice- Presidente do Elos Clube de Brasíla e membro da Academia do Bacalhau, nascido em Miranda do Corvo, Distrito de Coimbra, com mais de sessenta anos de residência no Brasil (Rio de Janeiro / Brasília), brilhante economista, viajou para Lisboa dia 19 último, no vôo inaugural da TAP, acompanhado de sua esposa Marilda e, lamentavelmente, na 4ª feira passada - dia 25, veio a falecer subitamente em sua cidade
natal.

Consternado com tão doloroso acontecimento, comunico a todos que o translado do corpo do inesquecível amigo está sendo realizado hoje pela TAP e que o velório será realizado amanhã - 2ª feira, no Cemitério Campo da Esperança, a partir das 9 horas, com enterro marcado para às 15 horas.

Dinaldo Bizarro dos Santos
Presidente do Elos Clube de Brasília

quinta-feira, julho 26, 2007

Apresentação do livro "Sentir Algarvia" de Adélio Amaro


"Sentir Algarvia" é o novo livro do leiriense Adélio Amaro*, que será apresentado no próximo dia 28 de Julho, pelas 21 horas no Polivalente Exterior da freguesia de Algarvia, concelho de Nordeste, na Ilha de São Miguel, Açores. A apresentação do livro tem o apoio e a coordenação da Junta de Freguesia de Algarvia.

Filho de pai Açoriano, Nordestinho, Adélio Amaro dá a conhecer, através deste livro, alguns pormenores, com apoio de imagens, sobre a freguesia onde o seu pai nasceu.

Com o prefácio de José Carlos Carreiro, presidente da Câmara Municipal de Nordeste, este livro será apresentado pelo Académico Honoris Causa Arménio Vasconcelos e terá a moderação do jornalista Joaquim Soares Duarte.


Nesta sessão será dado a conhecer o Hino da Freguesia de Algarvia, pela Filarmónica Estrela do Oriente. A terminar a cerimónia serão entregues Medalhas e Diplomas de Honra ao Mérito, a 10 personalidades da Freguesia de Algarvia, pelo Elos Clube de Leiria, pela Casa-Museu Maria da Fontinha (Castro Daire) e pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã (Rio de Janeiro - Brasil).

Lista das personalidade homenageadas

Medalha e Diploma de Honra ao Mérito do Elos Clube de Leiria e da Casa-Museu Maria da Fontinha

Carlos Amaral Medeiros
Constantino Medeiros Amaro
David Ernesto Amaral Couto
Padre Domingos Inácio Machado
Filarmónica Estrela do Oriente
Herculano Cabral Dutra
Luís Jacinto Rebelo
Olívia Natália de Medeiros
Rogério Cabral Frias
Rogério Machado Costa

Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Austragésilo de Athayde
pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã - Rio de Janeiro, Brasil

Padre Domingos Inácio Machado
Filarmónica Estrela do Oriente


*ADÉLIO AMARO, Comendador Grande Oficial, nasceu em 1973, em Leiria. Entre vários cursos frequentou “Design da Comunicação” na ESTGAD, Caldas da Rainha, e “História de Arte do Século XX”, na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Jornalista Profissional, desde 1996, foi director de vários jornais. Actualmente é director do jornal Correio de Leiria e director executivo do jornal Gazeta Lusófona (Suíça). Tem cerca de 4.000 trabalhos publicados em mais de 8 dezenas de jornais e revistas. É sócio gerente da editora Folheto Edições & Design. Já participou em mais de duas dezenas de congressos e acções de formação, em outros tantos países, na Europa, Ásia e América. Com várias intervenções, palestras, prefácios e apresentações já moderou mais de 7 dezenas de lançamentos de livros. Além das 14 exposições individuais de pintura e fotografia, em Portugal, Suíça e Japão, foi Deputado da Assembleia Municipal de Leiria e presidiu a várias associações, sendo actualmente vice-presidente do Elos Clube de Leiria da Comunidade Lusíada. Foi várias vezes distinguido: Medalha “Prémio Especial” pelo Ministério do Ambiente, Lisboa, 1998; Medalhas e Diplomas “Reconhecimento ao Mérito” e “Honra ao Mérito”, pela Casa-Museu Maria da Fontinha, Castro Daire, 2004, 2005 e 2007; Diploma e Medalha “Austragésilo de Athayde”, pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Rio de Janeiro, Brasil, 2005; Diploma de “Honra ao Mérito”, do Elos Clube de Leiria, 2007; Grande Colar de Ouro, Diploma Grande Oficial e Comenda das Artes Visuais da Associação Brasileira de Desenho, 2007. Referenciado em vários manuais, é autor de 14 livros e cadernos, onde se destacam: “No Trilho do Pensamento”; “Roberto Ivens para além dos Açores”; “Artur Agostinho, 50 Perguntas”; “Grandes Figuras de Janeiro”; “Grandes Figuras dos Açores”; “São Miguel, Terra de Sonho” e “Hintze Ribeiro a Voz Insular”. Em 2007 fundou o Centro de Estudos dos Açores, em Leiria. É Membro do Instituto Açoriano de Cultura.

Fonte:
Junta de Freguesia de Algarvia (Nordeste - Açores)
Elos Clube de Leiria
Folheto Edições & Design (Leiria)

domingo, julho 15, 2007

Elos Clube do Rio de Janeiro realiza Seminários "Portugal/Brasil . O Reencontro e o Futuro? "

No âmbito das comemorações alusivas aos 200 anos da Chegada da Família Real ao Brasil, o nosso Clube está a promover a realização de dois seminários luso-brasileiros, nos quais serão abordados temas de grande importância na formação da nação brasileira e sua actualidade, proporcionando-nos eventos que terão grande importância para o futuro das realações luso-brasileiras. Tais seminários que contarão com a presidência de honra conjunta, exercidas pelos Srs. Presidentes da República da Portugal e do Brasil, pretendem a presença de grande número de companheiros elistas, considerando que o seu sucesso repercutirá intensamente na promoção do nosso movimento.

Abaixo, encaminho algumas informações adicionais sobre a realização do projecto, necessárias a uma apreciação mais detalhada:

“PORTUGAL/BRASIL - O REENCONTRO E O FUTURO”

- Raízes e Valores em Diálogo –

Nesse encontro serão debatidos temas e valores que caracterizam os povos português e brasileiro, examinando as suas raízes nos diversos campos de actuação social, cuja análise poderá conduzir a orientação de tendências e ajudar a compreendê-las, tais como: História, Língua, Cultura, Turismo, Gastronomia, Arquitectura, Arte, Música, Saúde e Segurança.

A cultura de valores transmitidos e vividos é o manto social de qualquer sociedade e a sociedade portuguesa e a brasileira muito têm em comum. Nessa visão o turismo é o veículo de poder mostrar e vivenciar cada país com o seu valor e saber entender as suas diferenças. Para que haja impacto e adesão criam-se os necessários apelativos sociais que os dinamizam e estimulam o alcance dos objectivos previstos.

Assim se propõe, o Elos Clube do Rio de Janeiro, a desenvolver esses temas e idéias em 2 seminários a realizarem-se no Brasil em 2 importantes cidades-capitais de Estados, que foram a porta de acesso à chegada da Família Real do Brasil, cujo II Centenário se relembra e comemora neste final de 2007 e durante todo o ano de 2008.


Datas dos eventos:

12, 13 e 14 de outubro de 2007 - Rio de Janeiro (abertura)

18, 19 e 20 de abril de 2008 - Salvador (encerramento)


Palestrantes e entidades já agendados:

Embaixador do Brasil em Portugal, Dr. Celso Marcos Vieira de Souza

Embaixador de Portugal no Brasil, Dr. Francisco Seixas da Costa;

Deputado José Lello (Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil e Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Deputado Manuel Correia de Jesus (Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Deputado José de Almeida Cesário (Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Deputado Carlos Alberto Gonçalves (Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Prof. Dr. Augusto Mateus (Professor catedrático e ex-Ministro da Economia em Portugal);

Prof. Dr. Fernando Piedade Rebelo (Ex-Reitor da Universidade de Coimbra);

Prof. Dr. Manuel António de Castro (Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro);

Cel. José Geraldo (Coronel do Exército Português, Poeta e Historiador);

Dr.Carlos Martins (economista-Portugal);


LOCAIS DE REALIZAÇÃO:

Hotel Pestana-Rio e Hotel Pestana-Salvador.



OBJECTIVOS:

Visa promover o conhecimento histórico, das origens brasileiras, sua cultura, sua riqueza arquitectónica, sua arte e as etnias que as integram, permitindo aos participantes a avaliação da importância do Brasil na constituição da Lusofonia, bem como, o reconhecimento do valor da sua história e tradições, abordando particularmente, em cada seminário, as influências lusófonas encontradas em cada cidade sede de evento.

Neste ano de 2007 e durante todo o próximo ano de 2008, têm efeito as Comemorações dos 200 Anos da
Chegada da Família Real ao Brasil, acontecimento que foi fundamental para o desenvolvimento das terras
brasileiras, marco importante da história dos dois países, que merecerão a análise de importantes
conferencistas, estando inserido este Seminário no calendário de eventos, especialmente estabelecido
para tal efeméride.

Ao se promoverem esses encontros, procura-se sensibilizar o colectivo com a difusão dos valores cujo elo de ligação tem como elementos de base: a língua, a história, o turismo, a cultura, a gastronomia e arquitectura.

Considerando-se que o continente europeu difere na sua metodologia turística dos países de outras latitudes, é urgente que os receptivos residentes de cada país tenham noções do país por eles visitados.

A gastronomia brasileira emerge da sua história e tradições que, para além da localização geográfica, muitas vezes o turista não entende muito bem, levando-o a análises menos precisas que resultam em apreciações, por vezes, equivocadas.

A arte na sua abrangência leva-nos ao mundo da cor, fantasia e sonho. Não se deve, portanto, perder este património humano, cultural e arquitectónico, sendo que este último vem nos demonstrar a riqueza de sua origem, barroca, manuelina, ro-co-có e clássica que se encontra nas construções públicas e privadas existentes nas cidades-sede dos encontros. Consideramos ainda, que possam estar presentes estudantes de diversas universidades, principalmente os que estão a cursar jornalismo, turismo, economia e finanças, relações internacionais, entre outros ramos do conhecimento.

Para cada debate devidamente agendado, serão convidados também participantes dos demais países de expressão portuguesa, afirmando-se como integrantes de uma mesma matriz cultural e de vínculos indissolúveis, que precisam ser mantidos e estimulados.

Há o objectivo de se sensibilizar os participantes para novas matérias a serem introduzidas a nível acadêmico, para que haja uma melhor compreensão e conhecimento, a nível comportamental e seus reflexos no campo dos negócios e de aproximação cultural.

MÉTODO:

Pretende-se sensibilizar o colectivo civil com a apresentação de “motividades” que levem à formação de um conceito mais realista, sem emperrar na linguística nem na burocracia que a maior parte das vezes impede que o desenvolvimento aconteça pela sua própria complexidade. Estimula a busca de conhecimento por parte das pessoas, que, eventualmente, pretendam conhecer outra realidade, diferente daquela vivida em seu país de residência, colocando-as como numa verdadeira aventura enriquecendo-as com informações e contactos com outras pessoas e novos lugares.

Assim, o ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO, sensível a essas necessidades, organiza a presente iniciativa, começando pelo Rio de Janeiro, capital cultural do Brasil e última capital do país antes de sua mudança para Brasília e onde a Família Real de fixou, encerrando-se em São Salvador da Bahia, cidade de tão marcante riqueza histórica, primeira capital do Brasil, onde a Família Real chegou vinda de Portugal, possibilitando a aquisição de valores que contribuirão decididamente na promoção cultural dos participantes.


PROGRAMAÇÃO:

A programar-se de acordo com cada evento, sempre tendo por objectivo o convívio social e a demonstração de valores artísticos e culturais lusófonos.



APOIOS:

Prestigiam a iniciativa do ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO diversos órgãos e instituições governamentais e privadas, além de conceituadas empresas de reconhecido valor no espaço lusófono, que contribuem, assim, para o absoluto sucesso do empreendimento.

Enfim, estas são resumidamente, as idéias para os eventos, que apresento a V. Exa., e para as quais peço a sua prestigiosa colaboração, fazendo encaminhar cópia deste expediante a todos os Elos Clubes existentes no mundo, informando ainda que foram conseguidos preços especiais para as diárias e hospedagem de todos os participantes em ambos os seminários.

Com os meus melhores cumprimentos e agradecimentos, subscrevo-me com amizade e admiração.


Atenciosamente


C.E. Eduardo Artur Neves Moreira

Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro








sexta-feira, julho 13, 2007

"Elismo e a Língua Portuguesa" e "Actividades Elistas e o seu envolvimento cultural" na Casa dos Açores no Algarve - 13 de Julho pelas 21,30h

Numa iniciativa organizada pela Casa dos Açores no Algarve, em Faro, no dia 13 de Julho, pelas 21,30Horas, "Elismo e a Língua Portuguesa" será o trabalho divulgado por José Luís Guedes de Campos, Vice-Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional. Dina Lapa de Campos, Governadora do Distrito Elista Sul e Presidente do Elos Clube de Faro, desenvolverá o tema "Actividades Elistas e o seu envolvimento cultural".

quarta-feira, julho 11, 2007

XXXVII JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE N. SRA. DO CARMO – FUSETA - 2007

SPORT LISBOA E FUSETA
Instituição de Utilidade Pública
Fundada em 1944
Rua da Liberdade, 1
8700 -019 FUSETA

XXXVII JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE N. SRA. DO CARMO - FUSETA - 2007

Prezado Poeta/Escritor/a

Levamos ao vosso conhecimento a lista dos premiados destes Jogos Florais realizados em 2007 que passamos a divulgar. É uma extensa lista de premiados, que devido à grande participação de trabalhos e à sua qualidade, ultrapassando fronteiras, mediante os níveis atingidos por vários poetas, na verdade, com algum esforço se premeiam.
Com 37 anos de rotatividade permanente, tornou-se sem dúvida de um concurso de grande afluência, onde se cimenta a amizade, cada vez mais fortalecida por laços afectivos, que nos prendem e que tornam a poesia viva e soberana, numa corrente universal.
Assim, realizar-se-á a sessão de entrega de Prémios aos contemplados, no dia 14 de Julho, num recital e cantares, que se irá realizar pelas 15,30 no salão de festas do Sport Lisboa e Fuzeta.

A Directora da Secção Cultural,
Profª Maria José Fraqueza

PS - Vai ser organizado um almoço pelas 13 horas do dia acima indicado no Restaurante do Clube. Aos poetas premiados presentes, será oferecido o almoço. Os acompanhantes terão de pagar. Pedimos que faça a sua inscrição e do respectivo acompanhante, até ao dia 6 de Julho, pelo telefone: 289-793286.
O preço da refeição ficará entre 10 a 15 euros.

ANEXO: lista dos contemplados


XXXVII JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA - 2006

QUADRA POPULAR - "Minha Virgem Padroeira"

1º Prémio - Renata Paccola ………. São Paulo - Brasil ………… 180 pontos
2º Prémio - Glória Marreiros - Portimão …………………………………… 178 pontos
3º Prémio - Marina Bruna - São Paulo - Brasil……………………. 175 pontos
3º Prémio - Delcy Rodrigues Canalles - Porto Alegre-RS- Brasil 175 pontos

MENÇÕES HONROSAS

1. Alba Helena Corrêa - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.. 170 pontos
2. António Isidoro Viegas Cavaco - Faro ………………………………….. 170 pontos
3. Elen de Novais Félix - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil 170 pontos
4. Francisca Duarte Cruz - Praia da Rocha ……………………………… 170 pontos
5. Gabriel de Sousa - Lisboa………………………………………………… 170 pontos
6. Joaquim da Conceição Barão Rato - Beja ……………………………… 170 pontos
7. Manuel José Viegas - Fuseta …………………………………………… 170 pontos
8. Regina Célia de Andrade - Piabetá - Magé - RJ - Brasil 170 pontos
9. Relva do Egypto R. Silveira - Belo Horizonte-MG - Brasil 170 pontos
10. Rita B. Sampaio Velosa - A.Brasiliense - S. Paulo………….. 170 pontos
11. Álvaro Manuel Viegas Cavaco - Soalheira -Loulé ………… 165 pontos
12. Gislaine Canales - Balneário Camboriú - SC - Brasil ……. 165 pontos
13. José Gabriel Gonçalves - Carcavelos……………………………… 165 pontos
14. Maria Amélia Brandão Azevedo - Estoril ……………………… 165 pontos
15. Therezinha Dieguez Brisolla - São Paulo - SP - Brasil…. 165 pontos
16. Abílio Kac - Gávea - Rio de Janeiro - Brasil …………………. 160 pontos
17. Ana Paula Mariano do Carmo Parreira - Olhão …………………….. 160 pontos
18. Eduardo A. O.Toledo - Pouso Alegre- MG - Brasil …….. 160 pontos
19. Emília Peñalba de Almeida Esteves - Porto ………………………… 160 pontos
20. Walneide Fagundes S. Guedes - Água Verde - Paraná-Brasil 160 pontos
21. Cacilda P. da Silva - Taubaté - S.Paulo…………………………….. 160 pontos
22. Maria Madalena Ferreira - Magé - RJ - Brasil………………….. 160 pontos
23. M. Margarida Sousa Viegas Lourenço - S. Brás de Alportel 160 pontos
24. Renato Manuel Bravo Valadeiro - Estremoz …………… .. 160 pontos

MODALIDADE: SONETO

TEMA: " NOS CAMINHOS EM FLOR DO MEU SONHAR"

1º Prémio - Glória Marreiros - Portimão ……………………………… 180 pontos
2º Prémio - Maria Aliete Viegas Cavaco Penha - Faro ……………….. 178 pontos
3º Premio - Joaquim da Conceição Barão Rato - Beja ……………… 175 pontos

MENÇÕES HONROSAS

1. Francisca Duarte Cruz - Praia da Rocha - Portimão ………… 170 pontos
2. Emilia Peñalba de Almeida Esteves - Porto …………………….... 170 pontos.
3. Abílio Ferradeira de Brito - Montenegro - Faro ……………. 165 pontos
4. Alba Helena Corrêa - Niterói - RJ - Brasil …………………. 165 pontos
5. Álvaro Manuel Viegas Cavaco - Soalheira -Loulé ……………… 165 pontos
6. António Isidoro Viegas Cavaco - Faro ………………………………. 165 pontos
7. Cacilda Celso - S. João do Estoril - ……………………………………. 160 pontos
8. Maria Celeste Salgueiro Seabra - Aveiro …………………………. 160 pontos
9. Relva do Egypto R.Silveira - Belo Horizonte-MG……….. 155 pontos
10. Maria Amélia Brandão de Azevedo - Lisboa ……………………. 155 pontos
11. Virgínia Marília Candeias Santos Mareco - Alcáçovas ….. 150 pontos


MODALIDADE: GLOSA EM QUADRA

1º Prémio - Maria Aliete Viegas Cavaco Penha - Faro ……….. 185 pontos
2º Prémio - M. Célia Guerreiro Chumbinho Ramos Roque - Faro 180 pontos
3º Prémio - Álvaro Manuel Viegas Cavaco - Soalheira - Loulé. 175 pontos

MENÇÕES HONROSAS

1. Glória Marreiros - Portimão ………………………………………………… 173 pontos
2. António Isidoro Viegas Cavaco - Faro ………………………………… 170 pontos
3. Francisca Duarte Cruz - Praia da Rocha ……………………………… 170 pontos
4. Alba Helena Corrêa - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.. 170 pontos
5. Emília Peñalba de Almeida Esteves - Porto…………………………… 170 pontos
6. Izo Goldman - São Paulo - Brasil ………………………………………. 170 pontos
7. Maria Madalena Ferreira - Magé - Rio de Janeiro……. 170 pontos
8. Regina Célia de Andrade - Piabetá - Magé- RJ - Brasil 170 pontos
9. Manuel José Viegas - Fuseta ………………………………………………… 170 pontos
10. Abílio Ferradeira de Brito - Montenegro……………………………… 168 pontos
11. Maria Romana da Costa Lopes Rosa - Faro………………………. 168 pontos
12. Gabriel de Sousa - Lisboa…………………………………………………… 165 pontos
13. José Luís Guedes de Campos - Faro …………………………………… 165 pontos
14. Maria Amélia Brandão de Azevedo - Lisboa ……………………… 165 pontos
15 . Paula de Assunção - Almancil ………………………………………… 165 pontos
16. Argemira Fernandes Marcondes - Taubaté - SP - Brasil 160 pontos
17. Alda Corrêa Mendes Moreira - Niterói -RJ- Brasil…….. 160 pontos
18. Francisco Garcia de Araújo - Caicó-RN - Brasil ………… 160 pontos


PROSA - TEXTO: "MEU ALGARVE SONHADOR"

1º Prémio - Glória Marreiros - Portimão ……………………………… 180 pontos
2º Prémio - Maria Romana Costa Lopes Rosa - Faro …………… 175 pontos
3º Prémio - Francisca Duarte Cruz - Praia da Rocha - Portimão 170 pontos
3º Prémio - M. Edi-Lamar G. de Oliveira - Belém- Pará.... 170 pontos


MENÇÕES HONROSAS

1. Gabriel de Sousa - Lisboa …………………………………………………… 168 pontos
2. Ana Isa Bernardino Mestre ………………………………………………. 168 pontos
3. Joaquim da Conceição Barão Rato - Beja ………………………… 165 pontos
4. Maria Amélia Brandão Azevedo - Estoril ……………………….. 160 pontos
5. José Luís Guedes de Campos - Faro …………………………………. 160 pontos
6. Alba Helena Corrêa - Niterói - RJ - Brasil………… …….. 160 pontos



terça-feira, julho 03, 2007

SANTOS, BERÇO NATAL DE MARTINS FONTES


Tupi-Guarani são as tuas raízes.
A São Vicente aportou Martim Afonso de Souza,
Após maremoto, construída a cidade nova, porto de grande dimensão,
Por ele o Brasil faz grande exportação.
A febre-amarela afastava a navegação,
Saturnino de Brito constrói grande obra, canais e sistema sanitário, inovação.
Santos laboriosa, fundada por Brás Cubas, cidade em 1839, 26 de Janeiro em festa.

Na Praça Mauá, sede dos três poderes,
A bela Sala Isabelinha, na Câmara Municipal,
Telas dos fundadores, resplandece o quadro da "Redentora",
Numa sala áurea como a famosa Lei.
A deusa romana Minerva, sob a luz da sabedoria,
Faz-se presente entre as actividades. Quatro vitrais,
A maternidade, a justiça, a liberdade e a nacionalidade.
Esplendorosa é esta Sala que brinda os visitantes,
Com a História de Santos .
No morro mais célebre, Serrat,
A padroeira, desde 1603, grande milagre realizou
Os piratas holandeses afugentou,
São 415 degraus ou funicular, para maravilhosa vista desfrutar.

Santos é terra da Fraternidade,
A primeira Misericórdia do Brasil foi constituída,
Também a sua "herdeira" - a "Beneficência Portuguesa"
como a chamou Martins Fontes, emérito médico e poeta.
Santos, foi seu berço em 1884 e na mesma faleceu em 1937,
Irrequieto e curioso, a sua obra foi profícua,
Na Lusofonia, na Medicina e no Humanismo
Derramou todo o seu ser...

Autor: José Luís Guedes de Campos

Menção Honrosa no II Concurso Literário Martins Fontes - 2007

Semana Martins Fontes

Como parte das comemorações pelo aniversário de nascimento (23) de Junho, e o dia (25), o da morte de Martins Fontes, a Câmara Municipal de Santos homenageou, durante sessão solene, um dos santistas mais ilustres.

De autoria do vereador Braz Antunes, a homenagem é em cumprimento a Lei 2.445 que inclui no calendário Oficial do Município a “Semana Martins Fontes”, a ser comemorada anualmente entre os dias 17 e 23 de Junho.

Presidida pelo vereador, Marcus de Rosis, a sessão solene reuniu admiradores de Martins Fontes que permanece sendo lembrado e rememorado. De enorme carisma, o médico e escritor deixou obras literárias magníficas.

A iniciativa contou com o apoio da Fundação Arquivo e Memória de Santos e Museu Martins Fontes. Além do vereador Braz Antunes, que fez o discurso de saudação, a presidente da Academia Santista de Letras, Maria Araújo de Barros Sá e Silva contou a trajetória do patrono da entidade, Martins Fontes.

Fonte: Câmara Municipal de Santos - http://www.camarasantos.sp.gov.br/


domingo, julho 01, 2007

Sagres - Maravilha de Portugal

No âmbito da Cerimónia de entrega do certificado de finalista pela mão da Comissão Nacional das 7 Maravilhas de Portugal, a Dra. Mariana Fernandes, membro do Elos Clube de Faro, proferiu em 9 de Junho de 2007, no auditório 1 da Fortaleza de Sagres, uma palestra intitulada "A importância dos Descobrimentos Portugueses na génese da Ciência e da Filosofia modernas", a terminar, referiu a importância da Fortaleza de Sagres no contexto dos Descobrimentos e as razões pela qual considera este monumento como uma Maravilha de Portugal (vote em http://www.7maravilhas.sapo.pt/ ).





Sagres - O Mito

Sagres, local predestinado,
Para uma nação,
Conquistar o Mar sem fim,
Para além da linha do horizonte.

Velejam barcas e caravelas
Forte sopra o vento,
Para levar mais longe, mais alto,
A bandeira de Portugal.

Promontório Sacro,
Da antiguidade,
Através dos tempos,
Escutam-se celtas, mouros, portugueses.

Vila do Infante,
Reconstruída a Fortaleza,
Até aos nossos dias,
Mantém-se o mito.

Os bravos e corajosos de Portugal,
Cumpriram.
Navegações e Descobrimentos,
Alargar o conhecimento do Homem,
Novos povos,
Culturas, línguas, costumes.
Transmitir uma nova visão ao Mundo,
A era do conhecimento científico.


José Luis Guedes de Campos - Sagres, 9 de Junho de 2007