terça-feira, setembro 11, 2007

Recepção do Elos Clube de Faro à Comitiva do III Intercâmbio Cultural ALAP - Casa Museu Maria da Fontinha

Conforme noticiado decorreu em Faro, no Salão nobre do Governo Civil, o evento em epígrafe referido, no passado dia 4 de Setembro.

Foi com muita alegria e satisfação, que todos puderam testemunhar, o clima de fraternidade entre as instituições participantes deste evento cultural, dignificaram desta forma, a Língua Portuguesa e a Lusofonia ao mais alto nível. Conforme referi no breve agradecimento, é o espírito de fraternidade que Austregésilo de Athayde se referiu na redacção que efectuou da 1ª Artigo, em 1948, da carta de principios dos Direitos do Homem:"Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade!", que consubstancia a acção de todas as Associações e seus Associados, que despidos de interesses se entregam a uma causa. A fraternidade é a base do intercâmbio cultural, permitindo a troca de ideias e o enriquecimento humanistico.

Algumas fotos do evento:


























































































Vídeos disponiveis em http://www.youtube.com/elosfaro ou com acesso directo através das seguintes ligações:

http://www.youtube.com/watch?v=yphVqK3b75E
http://www.youtube.com/watch?v=ylrFdg1p-Wk
http://www.youtube.com/watch?v=yphVqK3b75E

Saudações Fraternais,

3º Prémio no Concurso Internacional "Il Convivio" - Língua Portuguesa

Quero Acreditar


Paz

Na Terra,

Na Humanidade,

Quero Acreditar,

Na Vida,

No perdão,

No entendimento

Entre os povos,

Que todos possam

Cumprimentar-se.

Que a fome e a guerra terminem.

Na Humanidade, quero acreditar,

Que todos possam entender a mensagem

“Ama o próximo como a ti próprio”.

Há 2000 anos terminou o tempo

do olho por olho,

Vivemos no tempo do perdão…

Que todos os Homens,

Livres da mentira,

Da hipocrisia,

Gritem: Paz! Paz na Terra ! e se abracem

Para toda a eternidade…


José Luís Guedes de Campos

A entrega de Prémios será realizada em 21 de Outubro de 2007 em Itália - sala congressi dell’Hotel Assinos.

resultados em http://www.ilconvivio.org/concorsiconvivio/detail.php?id=63


Artigo de Opinião do CE Eduardo Neves Moreira

POR UMA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA

Se nos detivermos numa análise precisa e detalhada sobre a emigração portuguesa e a sua situação dentro do contexto nacional, certamente que chegaremos à conclusão que o nosso país vem tratando de forma discriminatória e humilhante aqueles que um dia, por as mais diversas razões, mas principalmente porque a pátria nos lhes ofereceu as condições dignas de vida que desejavam, resolveram emigrar, deixando atrás de si, os seus familiares, o seu lugar de nascença e a sua saudade.

Tudo para o emigrante é mais difícil: a obtenção de documentos essenciais à sua vida como cidadão, o recenseamento eleitoral, o exercício do voto, a obtenção da nacionalidade para os seus descendentes não nascidos em território português, o acesso à língua pátria, etc..., tudo é mais complicado, mais oneroso, mais demorado e, por vezes negado pela acção discriminatória que alguns servidores públicos detém sobre a decisão de processos, desrespeitando os princípios da lógica, da igualdade e da solidariedade que deveriam estar no embasamento de suas manifestações. A falta de uma legislação precisa e determinante onde se especifique o que é “uma efectiva ligação a Portugal”, vem causando os maiores constrangimentos e injustiças, fazendo que muitos e somente aqueles que dispõem de recursos financeiros para tal, tenham que recorrer aos tribunais para verem reconhecido o seu justo direito. Aos demais, resta-lhes a decepção e a impressão de que estão a ser indesejados e discriminados.

Ainda, recentemente, quando se pretendeu conceder a nacionalidade originária aos netos de portugueses, cujos pais (filhos de portugueses) já tenham falecido, verificou-se uma alteração à Lei da Nacionalidade das mais indesejadas, pois criaram-se várias situações para os netos de portugueses:
a) aqueles que nasceram em território português e p ortanto, dotados de todos os direitos como qualquer outro português nato;
b) os que, nascidos no estrangeiro, filhos de cidadão (ã) português (a), obtiveram a nacionalidade por atribuição;
c) os que, nascidos no estrangeiro, filhos de cidadão (ã) português (a) cujo pai ou mãe sejam estrangeiros e tenham obtido a nacionalidade portuguesa por atribuição;
d) os que, nascidos no estrangeiro, filhos de cidadão (ã) português (a) cujo pai ou mãe sejam estrangeiros e não tenham obtido a nacionalidade portuguesa.

Enquanto que os três primeiros têm o direito à nacionalidade originária, sendo portugueses por inteiro, os últimos que, perante o princípio do “jus sanguinis” estão exactamente na mesma condição dos anteriores, somente podem obter a nacionalidade portuguesa por naturalização, o que é altamente discriminatório e injusto, ferindo os princípios básicos do direito e de isonomia, criando uma situação bastante negativa. Esqueceram, os senhores legisladores, que a legislação interna de grande parte dos países em que existem comunidades portuguesas relevantes, pune com a perda da sua nacionalidade de origem aqueles que, residindo no seu próprio país, obtenham outra nacionalidade por naturalização. O mesmo não ocorre quando lhes é atribuída a nacionalidade portuguesa originária que os outros netos de portugueses podem ter. Deve ser mencionado que o Estado espanhol, por decisão unânime do seu parlamento, proferida recentemente, acaba de conceder tal direito aos netos de espanhóis, a exemplo do que os italianos já concedem há muitos anos a seus netos.

Se é que pretendemos dar ao nosso país uma dimensão maior cujos nossos antepassados procuraram nos conferir com a epopéia das navegações e com a difusão da nossa cultura e a nossa língua pelas sete partidas do mundo; se quisermos que os 4.500.000 portugueses existentes além fronteiras possam se sentir integrados na grande nação portuguesa a que tanto amamos e ver o conceito da nossa universalidade ter o reconhecimento internacional que os foi legado; devemos adoptar as providências necessárias para a correcção de tão grande injustiça, fazendo inserir nos nossos princípios programáticos e na nossa legislação, as determinações que se fizerem necessárias, pois certamente que os nossos compatriotas residentes no exterior saberão reconhecer tais providências, passando a contribuir mais decididamente para o futuro de Portugal, muito além dos 6,7 milhões de euros diários que as remessas oficiais nos revelam.

EDUARDO NEVES MOREIRA
Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro
Ex-Deputado pela Emigração na Assembleia da República
Ex-Presidente Mundial do Conselho das Comunidades Portuguesas

segunda-feira, setembro 03, 2007

Noticias da Finlandia

Com o apoio da autarquia de Jarvenpaa, decorreu de 20 a 31 de Agosto, um curso intensivo de Português. Este curso foi organizado para um grupo de 15 alunos e ficou práticamente lotado. As aulas foram ministradas por Filipe Pires, Professor de Português, que se deslocou expressamente de Portugal. Colaborou nesta iniciativa, o Dr. Rui Soares, que coordenou a organização deste Curso com a autarquia de Jarvenpaa.

A Língua e a Cultura Portuguesas são muito apreciadas pelos Finlandeses.

Brevemente será concretizada em breve a constituição formal do Elos Clube de Jarvenpaa-Helsinquia.


ELOS CLUBE DE FARO PROMOVE SESSÃO CULTURAL DE RECEPÇÃO À ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE PARANAPUÃ (ALAP), RIO DE JANEIRO, BRASIL

No âmbito do III Intercâmbio Cultural Brasil/Portugal promovido pela Casa Museu Maria da Fontinha – Castro D'Aire e a ALAP - Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Rio de Janeiro – Brasil, com o apoio do Elos Clube de Leiria, desloca-se a Faro uma comitiva da Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP.

A sessão cultural de recepção à Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP, organizada pelo Elos Clube de Faro, realizar-se-à no próximo dia 4 de Setembro de 2007, pelas 15:00 horas, no Salão Nobre do Governo Civil de Faro.

Serão distinguidos pela ALAP com Diploma e Medalha Austragésilo de Athayde, as seguintes personalidades:

- José Luís Guedes de Campos (Vice-Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional
e Comendador Grande - Oficial da Associação Brasileira de Artes Visuais do Rio de Janeiro);
- Dina Lapa de Campos (Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro e Governadora do Distrito
Elista Sul – Algarve)
- Mariana Teles Fernandes (Membro do Elos Clube de Faro);
- Maria José Fraqueza (Directora Cultural do Elos Clubne de Faro);
- Joaquim Teixeira (Membro do Elos Clube de Faro e Presidente da Junta de Freguesia da Sé –Faro).

Serão distinguidas pela ALAP, com Diploma de Honra ao Mérito Austragésilo de Athayde, as seguintes instituições:

- Elos Clube de Faro
- Elos Clube de Olhão
- Elos Clube de Tavira
- Casa dos Açores no Algarve

Faro, 3 de Setembro de 2007

A Direcção do Elos Clube de Faro

Falemos de coisas importantes: "cadê" o acordo ortográfico?

1.Quase findo o verão, é tempo de falarmos de coisas sérias. Ora, desde Dezembro de 2006 que não "oiço" ninguém a falar do acordo ortográfico, unificador da escrita da língua portuguesa. A última vez que dele tivemos informação foi numa breve notícia da agência "Lusa", comunicando estar previsto que entrasse em vigor em Janeiro de 2008!

Naturalmente que, para tal ser possível, a esta hora já o governo Português devia ter depositado os Protocolos de ratificação e feita a sua publicação no Diário da República. Mas nada disso sucedeu e, na verdade, "reina o silêncio" governamental: nem o Ministério dos Negócios Estrangeiros, nem o Ministério da Educação, nem sequer o da Cultura "fizeram o trabalho de casa"!

Mas se é assim quanto ao Governo, o mesmo se dirá da Oposição: Marques Mendes e os demais estão "distraídos" porquê? Não é a língua portuguesa o nosso maior património? Ignoramos que são já hoje 240 milhões os falantes de português? E não é ela hoje a 4ª ou 5ª língua mais falada no mundo, sendo a língua oficial dos 8 países da CPLP? Mais, até a Guiné Equatorial está interessada quer em ser admitida na CPLP quer em adoptar o português como língua oficial,
em detrimento do espanhol!

2.A parte desta "vergonha" nacional se refere e bem o semanário "Sol" de 1/9, num artigo intitulado "Desacordo Ortográfico", título que é, porém, enganador, pois acordo existe desde 1990, foi conseguido pelo 2º governo de Cavaco Silva – honra lhe seja feita – só que, desde aí, só três países ultimaram o processo: Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, faltando a Portugal cumprir a supracitada formalidade.

Só que, segundo o acordado numa cimeira da CPLP em Julho de 2004, bastam 3 países para ser colocado em vigor o aludido "Acordo Ortográfico" e isso já sucedeu, pelo que seria uma vergonha que Portugal se atrasasse mais, não só na ultimação das supracitadas formalidades legais, como na implementação da ortografia nas editoras, nos livros, nas escolas, nos jornais, enfim na sua
difusão por todos os cidadãos.

E tal está prestes a suceder, mas no Brasil, pois o Governo do Presidente Lula prepara-se para fazer vigorar o dito acordo em 2008, tendo já anunciado várias medidas nesse sentido, como podem ler abaixo, de acordo com uma notícia que transcrevo da prestigiada "Folha de São Paulo" de 20 de Agosto. E que ninguém pense que o Brasil vai esperar por nós, pois eles são já 185 milhões e nós, portugueses, mesmo contando com os nossos emigrantes, pouco
passaremos de 16 milhões e os restantes países de língua portuguesa não serão mais do que 24 milhões… Ora quem for à frente no mercado editor… (para bom entendedor…).

3.Transcrevo, por fim, parte da notícia da "Folha de São Paulo, para aquilatarem melhor:
"Brasil se prepara para reforma ortográfica (porDaniela Tófoli)
Novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008… Ministério da Educação já prepara a próxima licitação dos livros didáticos, que deve ocorrer em Dezembro,
pedindo a nova ortografia. O fim do trema está decretado desde Dezembro do ano passado. Os
dois pontos que ficam em cima da letra u sobrevivem no corredor da morte à espera de seus algozes … Não há um dia marcado para que as mudanças ocorram… Mas a previsão é que a modificação comece em 2008.

O Ministério da Educação prepara a próxima licitação dos livros didáticos, que deve ocorrer em Dezembro, pedindo a nova ortografia.
"Esse edital, para os livros que serão usados em 2009, deve ser fechado com as novas regras", afirma o assessor especial do MEC, Carlos Alberto Xavier. É pela sala de aula que a mudança deve mesmo começar, afirma o embaixador Lauro Moreira, representante brasileiro na CPLP (Comissão de Países de Língua Portuguesa). "Não tenho dúvida de que, quando a nova ortografia chegar às escolas, toda a sociedade se adequará. Levará um tempo para que as pessoas
se acostumem com a nova grafia, como ocorreu com a reforma ortográfica de 1971, mas ela entrará em vigor aos poucos"…

"O problema é Portugal, que está hesitante… o Brasil fica um pouco sozinho nessa história. A ortografia se torna mais simples, mas não cumpre o objetivo inicial de padronizar a língua", diz Moreira.
"Hoje, é preciso redigir 2 documentos nas entidades internacionais: com a grafia de Portugal e do Brasil. Não faz sentido", afirma o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça. Para ele, Portugal não tem motivos para a resistência. "Fala-se de uma pressão das editoras, que não querem mudar seus arquivos, e de um conservadorismo lingüístico. Isso não é desculpa", afirma…

O que muda…

HÍFEN - não se usará mais: 1.quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas
consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam comr, ou seja, como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista". 2.quando o prefixo termina
em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente, pelo que passará a escrever-se: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada".

TREMA:Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.

ACENTO DIFERENCIAL - não se usará mais para diferenciar: 1."pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição) 2."péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da
preposição com o artigo) 3."pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de
"por" e "lo") 4."pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo"
(combinação da preposição com o artigo) 5."pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO-Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

ACENTO CIRCUNFLEXO - não se usará mais: 1.nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem" 2.em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO - não se usará mais: 1.nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia, e nas palavras
paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca".
2.nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar),
apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

GRAFIA - no português lusitano: 1.desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras nãosão pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo", que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo". 2.será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que
serão grafadas como no Brasil: "erva" e "úmido"."

Jorge da Paz Rodrigues


Fonte do Artigo: Elos Clube do Rio de Janeiro - Presidente CE Eduardo Neves Moreira