sábado, outubro 23, 2010

Homenagem à Presidente da Academia Santista de Letras pela Academia Maceioense de Letras



A CE Maria Araújo Barros de Sá e Silva foi homenageada pela Academia Maceioense de Letras, conforme noticiado, tendo tomado posse da Cadeira 07, no quadro de sócios correspondentes, cujo patrono é o poeta e escritor alagoano Aristheu Bulhões.

Fotos que documentam o evento e distinções. (Fonte: O Farol - Jornal da Academia Santista de Letras, nº 25 )









terça-feira, outubro 19, 2010

Elos Clube de Lisboa - Nova Sede


Recebemos do CE Francisco Leão fotos da nova Sede do Elos Clube de Lisboa. Conforme formulamos em tempo, fazemos votos de sucesso nesta nova casa.














segunda-feira, outubro 18, 2010

Notícia do Elos do Grande ABC

PRESTIGIADA PELA PRESIDENTE INTERNACIONAL DO ELOS MARIA INÊS BOTELHO E PELO GOVERNADOR DO DE-2 RAMIRO ALVES DA ROCHA CRUZ
Marcia Maria Rodrigues toma posse no Elos Clube


No último dia 14, em sua sede social na Av. Getúlio Vargas, 414 foi realizado jantar de posse da nova diretoria do Elos Clube do Grande ABC com mandato para 2010/2011. O jantar teve a presença da Presidente do Elos Internacional Maria Inês Botelho e o Governador do DE-2 Ramiro Alves da Rocha Cruz, além de inúmeros ilustres convidados como o escritor Antônio Neto Guerreiro e a poetisa Ana Maria Miranda Luna. A Diretoria ficou assim constituída: Presidente: Marcia Maria Rodrigues; Vice Presidente: Manuel Pereira Martins; 1ª Secretária: Eunice Pedroso; 2º Secretário: Armando Duarte Santos Rosa; 1º Tesoureiro: Carlos José Rodrigues; 2º Tesoureiro: José Gonçalves Bidarra; 1º Diretor Social: Arnaldo José Nobre da Conceição; 2º Diretor Social: Paulo Augusto de Freitas; 1º Diretor de Protocolo: André da Silva Magalhães; 2º Diretor de Protocolo: Marcos Tadeu Esteves Freire Pimentel; Diretor Jurídico: Geraldo Faria Rodrigues Júnior; 1o Diretor Cultural: Herlander Rascão Mendonça Gomes; 2ª Diretora Cultural: Belmira Tavares Duarte Beato; 1º Diretor de Expansão: José Alves Marques; 2ª Diretora de Expansão: Maria Cândida Bernardes da Costa Nobre da Conceição; 3º Diretor de Expansão - Manuel de Almeida Rodrigues; Diretor de Comunicação Social - Antonio Julio Pedroso de Moraes; 1º Diretor de Relações Públicas - Marcelo Rocco; 2ª Diretora de Relações Públicas - Maria Joaquina Bidarra; 1º Diretor de Patrimônio: João da Costa Macedo; 2º Diretor de Patrimônio: João Calado Nunes; Comissão Fiscal: André da Silva Magalhães, Herlander Rascão Mendonça Gomes e Manuel Ribeiro da Costa Pimentel Cônsul. Diretores Natos: Armênio Pina de Oliveira, Manuel Ribeiro da Costa Pimentel Cônsul, Adriano Augusto Ferreira, Francisco Neves Coelho, José Ramos de Oliveira, José Gonçalves Bidarra, Francisco José Varela Leal, Rui Fernão Mota e Costa, Marcos Tadeu Esteves Freire Pimentel e Arnaldo José Nobre da Conceição.



Fonte: Tribuna do ABCD - http://www.tribunadoabcd.com.br/materia_display.php?id=9199

Nota: Na ocasião, Ana Luna leu o seu texto que foi galardoado com o 1º Prémio na Modalidade de Prosa, no I Concurso Literário Internacional do Elos Clube de Faro - "O Fado é Portugal"

quinta-feira, outubro 14, 2010

"ALMA ALGARVIA" DE MARIA JOSÉ FRAQUEZA RECEBIDA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

NOTÍCIAS DO ELOS CLUBE DE FARO
=============================

Neste encontro entre as bibliotecas dos municípios algarvios e o "Alma Algarvia" e suas gentes, Silves recebeu (e bem) mais uma apresentação do livro de Maria José Fraqueza. A apresentação
introduzida pelo Dr. Paulo Pires (Biblioteca Municipal de Silves) evocou a autora e o seu trabalho e celebrou o Algarve, a sua cultura tradições e ressaltou a importância de manter vivo o testemunho das nossas raízes. E em jeito de homenagem à autora e aos presentes, em acordeão, tocou "Ó Gente da Minha Terra", uma interpretação magnífica que emocionou quantos sentem e amam a sua terra.


As "Pragas" tiveram o seu momento alto e espontâneamente, de entre os presentes surgiram novas pragas. Momentos de cumplicidade que este livro tem permitido ao longo das suas
apresentações, trazendo à lembrança memórias colectivas, que o tempo não pode nem deve esquecer.


Presente a poetisa Glória Marreiros que homenageou a autora, Maria José Fraqueza, através da leitura de um seu soneto "O meu baú".

À Biblioteca de Silves e ao Município de Silves o nosso muito obrigado pelos bons momentos partilhados.

Faro, 12 de Outubro de 2010

A Direcção do Elos Clube de Faro

quarta-feira, outubro 13, 2010

Actividades Elistas- Elos Clube do Grande ABC e Elos São Paulo Oeste-Eça de Queiroz

Prezado(a) companheiro(a):
O DE-2 está em festa. O Elos Clube do
Grande ABC é a Anfitrião da Festiva e o
Elos São Paulo Oeste-Eça de Queiroz promove
Feijoada, cujo comandante é o próprio
Governador Ramiro Cruz.
Vamo-nos fazer presentes. O convívio
aproxima as idéias e fortalece os conceitos
defendidos via Elismo.
Saudações elistas
CE Maria Inês Botelho-PRESINT


domingo, outubro 03, 2010

O ELOS CLUBE DE FARO ENTREGA PRÉMIOS DO I CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL 2010 "O FADO É PORTUGAL"

No ano em que o Fado é proposto para Património da Humanidade, o Elos Clube de Faro pretendeu, desta forma, homenagear a alma maior do sentir Português.

Quer seja ou não património da humanidade, conforme se preconiza e por certo todos desejamos, ele é desde sempre o património de todos os portugueses e faz parte de cada um de nós.

O Fado é Portugal!
O Fado é alma, magia, encanto e desencanto, amor e desamor.
É Destino! É Saudade! É má- fortuna!
Destino de um povo de uma só alma. Alma de poeta feita de sonhos e de desassossego, de quem parte sem limites, sem ânsia de regressar apenas a certeza de partir...
Sonhos feitos de ternura e de encanto. De promessas veladas na voz de quem nada tem e tudo pode sonhar.
Fado da Saudade, sentimento universal mas transcrito numa única palavra que ressoa a tristeza e nostalgia. Português de berço e de coração. Palavra feita melodia que inebria e chora.
Chora em cada guitarra, em cada xaile negro traçado sobre um coração sem rumo.
É vadio, é corrido, é picado, é desgarrado, é canção.
É fado da Severa ou da Amália, do Marceneiro ou do Carlos do Carmo.
É Fado....
É destino e vontade. É abandono e tristeza mas também é evocação e exaltação.
É Fado que fala do povo, que sente o povo no pulsar de cada ruela da Alfama
à Mouraria, da Madragoa ao Bairro Alto mas também de Coimbra dos estudantes.
Como disse a poetiza , o Fado é coração de Portugal!

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no passado dia 24 de Setembro, pelas 19,30, no Hotel Faro e contou com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Faro, Engº Macário Correia, Drª Ana Passos em representação do Governo Civil de Faro, elistas, premiados e convidados.









Inserido nesta cerimónia, a participação do nosso Companheiro António Abraços do Elos Clube do Rio de Janeiro que proferiu palestra acerca da presença e testemunho da comunidade portuguesa no Brasil.

Ao Governo Civil de Faro, Câmara Municipal e ao Elos Internacional, que patrocinaram, apoiaram e divulgaram o presente concurso, o nosso muito obrigado.

A todos os que participaram e contribuiram uma vez mais para enaltecer a tradição e a cultura portuguesa, numa aliança perfeita entre a língua e o fado a nossa gratidão e admiração.

À poetiza Maria José Fraqueza que nos inspirou com a beleza e grandeza do poema “O Fado é Portugal” e à jovem fadista Sara Gonçalves que de forma sublime o interpreta (com música de Domingos Caetano) o nosso profundo agradecimento.

Faro, 30 de Setembro de 2010


Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro

sábado, outubro 02, 2010

Visita Oficial da PRESINT ao Elos Clube de Montes Claros(MG-BR) - 7 de outubro de 2010

Mensagem recebida da C.E. Maria Inês Botelho, PRESINT:

Prezadas Autoridades Elistas, prezados CEs:

É com muita satisfação que esta Presidência vem, ao mesmo tempo, comunicar e
convidar os companheiros para estarem presentes em Montes Claros (MG-BR), na
data de 7 de outubro de 2010, participando de Reunião de Convívio do Elos Clube de Montes Claros.
Esclareço que esta Reunião estará sendo palco para a realização da Visita Oficial da PRESINT. Estou aguardando retorno de posicionamento do CE Sidney Cardoso da FRança, VPIAS,
para lá também comparecer e difundir o Programa "Fermento na Massa". Muito fortalecerá as
relações elistas, caso possam, Autoridades e membros dos Elos Clubes jurisdicionados ao DE-2,
dela participarem.
No aguardo de respostas, antecipo agradecimentos e envio saudações elistas.
CE Maria Inês Botelho-PRESINT

Notícias do Elos Clube de Lisboa

Mensagem recebida do C. E. Francisco Monção Leão, PRESIDENTE DA DIRECÇÃO:

ELOS CLUBE DE LISBOA

INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

FUNDADO EM 14 DE JANEIRO DE 1963


Lisboa, 22 de Setembro de 2010

Caras e Caros Companheiros ELISTAS

F I N A L M E N T E

vamos INAUGURAR a nossa NOVA SEDE, para o que CONVIDAMOS os C.E.’s para assistirem à SESSÃO SOLENE que inclui a outorga da escritura notarial de compra e venda, no dia 8 de Outubro p.f. (6ª feira), pelas 16:45H, na Rua João de Lemos, nº 4, a Alcântara (subindo a Rua Luís de Camões, que se inicia entre o Lg. do Calvário e o Terminal de Eléctricos da Carris da Rua 1º de Maio, é a 1ª rua à esquerda, em escadaria, no lado direito, no início da escadaria).

INAUGURADA a Sede, seguir-se-á uma Assembleia Geral Extraordinária (vide verso), para reconhecimento dos que nos ajudaram na concretização desta obra. Nos termos do Regulamento Interno do Clube, os nomes das individualidades, Elistas ou não e entidades, a eleger, terão que ser apresentados à Assembleia Geral pela Direcção, pelo que se algum C.E. tiver algum nome a propor agradece-se que nos comunique.

Para todos os C.E.’s que quiserem fazer “uma esticadinha” e continuar o Convívio, sugerimos, pelas 20:00h, um JANTAR típico Argentino, ao preço de 30€, com a presença de S. Exa. o Sr. Embaixador da Argentina e um workshop sobre TANGO, com demonstração dessa tão típica dança, no Restaurante “Las Brasitas” ali bem perto, nas “DOCAS” de Alcântara.

Para facilitar a logística de ambos os eventos e “não faltarem cadeiras”, agradecemos as V. inscrições até às 18:00H de 4ª feira dia 6/10 p.f., como, ultimamente habitualmente, para o tel: 21 317 09 00, fax: 21 317 09 09, e-mail: geral.fml@netcabo.pt.

Dia 6 de Outubro (4ª feira), o Rotary Clube de Lisboa-Norte (Hotel Tiara, 20H) realiza um Jantar dedicado à “República”, sendo Palestrante o Dr. Augusto Ferreira do Amaral, sendo todos os C.E.’s que desejarem participar muito BENVINDOS, carecendo só de antes se inscreverem.


E agora há que dar vida à Sede! os 1ºs C.E.’s que subscreverem o seu cacifo/bar, além de poderem escolher o nº da sua preferência (de 1 a 78), vão ter a agradável surpresa de encontrar lá dentro, à sua escolha, uma garrafa de Vinho do Porto, ou Whisky… e que ACTIVIDADES vamos querer desenvolver aproveitando as nossas novas instalações? aulas de pintura? aulas de cerâmica? aulas de computadores (internet)? aulas de danças? ou… os Caríssimos C.E.’s dirão, escolherão, inscrever-se-ão e a Direcção organizará e facultará! e, socialmente, jogos diários de, bridge? canasta? sessões de leitura e récita de poesia? "entremeados” por um lanchinho de torradinhas, ou tostas mistas…

Na Assembleia Geral de 22/9 p.p. foi aprovado, um voto de louvor ao trabalho dos Membros da Direcção cessantes, querendo o Presidente manifestar, pessoalmente, o seu agradecimento público, aos que o deixaram de acompanhar e, a alteração aos Estatutos (relativamente à mudança da morada da Sede) e, com pequenas rectificações, a proposta da Direcção referente às alterações ao Regulamento Interno. A todos os C.E.’s que quiserem ter na sua posse os textos ora aprovados e vigentes e que nos solicitem, a Direcção terá muito gosto em remetê-lo(s).

Não se esqueçam que o mês de Dezembro é mês eleitoral para os Corpos Sociais, pelo que deverão, DESDE JÁ, começar a preparar a V. Lista. O PRESIDENTE V.S.F.F.