terça-feira, abril 19, 2011

Artigo de Opinião de Jose Jorge Peralta

UNIÃO OU DIVISÃO EUROPÉIA?
OU O DESPERTAR DO ORGULHO NACIONAL?!
José JPeralta

1. A entrada dos especialistas do FMI, em Portugal ,precisa ser recebida com certo repúdio, a um governo entreguista. Temos de nos envergonhar de nosso governo e não do país.



É um país de muita grandeza. A pequenez é de alguns cidadãos golpistas.
Vamos espalhar por todo o país um cartaz, hoje, que proclame: Viva Portugal!
O maior jornal do Brasil, a “Folha de São Paulo”, publica, uma fotografia de um homem, no Porto, amordaçado e com uma placa que diz: “Tenho vergonha deste país”. Estão confundindo o Governo, com a Nação!
Lastimável! Estão fazendo o jogo do inimigo. Vergonha do País ?! Nunca!
A culpa é do governo que desgovernou e traiu a nação. O país pede respeito e nunca ódio dos seus.
Está na hora de despertar. Está na hora de abrirmos a boca, os ouvidos e o coração.


2. A União Europeia é apenas mais uma ilusão que se esvai. Dá a ideia de que tudo não passou de uma grande negociata. Enganou o mundo com o altruísmo de mentira!
Emprestaram dinheiro a rodos, como se se tratasse de um ato solidário, equilibrando a governança do bem-estar comunitário.
Mas não passou de um golpe certeiro para dominar políticos fracos e golpistas.
Da fantasiada UNIÃO EUROPEIA, chegamos à DIVISÃO EUROPEIA. Um descalabro muito caro.

O nome comunidade foi só força de expressão para ludibriar os incautos e impor as políticas entreguistas de seus apaniguados. Começou com Mário Soares, que foi negociador plenipotenciário, subserviente aos interesses das nações controladoras do bloco. Portugal foi traído. A hora da cobrança chegou, com o país esfacelado, como “eles” queriam (?!).

3. As negociações do senhor Mário Soares e seus apaniguados, quebraram a coluna dorsal de seu país, ao paralisarem a indústria, a pesca, a agricultura e tudo o mais que é o setor produtivo, a “máquina” que mantinha a soberania da nação, e sucatearam a cultura e a educação esta é uma questão pública e notória de que os jornais trazem incômodas informações.
Do Portugal livre e autossuficiente, soberano e altivo, fizeram um país dependente, de chapéu na mão, empobrecido, andando em grandes rodovias, com seus pneus furados ou a pé.
Há 35 anos o país vem sendo enganado, com promessas vãs e agora, enfraquecido, querem derrubá-lo. O que os entreguistas não foram capazes de fazer, estrangeiros farão. É nessas horas que nos falta um homem da têmpera de Salazar, seja qual for o nome com que o chamemos. Só sabemos que Sócrates está a 100 anos luz dessa competência. Já não serve.

4. A espinha dorsal de um país é composta de alguns elementos essenciais, que a todos deve ornar:
1) A educação e a cultura consistentes, formando pessoas conscientes, capazes de assumir compromisso com o seu país e com a humanidade;
2) O amor e dedicação ao trabalho sério, dedicado e produtivo, que produza as condições de bem-estar e autodeterminação de seu povo, desestimulando o parasitismo;
3) A formação científica e tecnológica, acompanhando os avanços das descobertas e tecnologias de vanguarda;
4) Saúde e alimentação sadia, privilegiando os costumes nacionais;
5) A formação para a convivência intergrupal, com solidariedade e respeito à diversidade;
6) A consolidação permanente da identidade nacional, cultivando os valores de seu país e de seu povo, como base de uma sadia e produtiva solidariedade internacional, sem se deixar aniquilar, como nação soberana.
7) Estimular a liberdade de ser e de pensar, democraticamente com qualidade e responsabilidade social, respeitando a diversidade, com liberdade religiosa, filosófica e política atendendo a sua representatividade no país;
8) Trabalhar pela justiça equitativa, igual para todos, e pela superação da pobreza e das desigualdades sociais quanto aos direitos essenciais;
9) Manter o país todo, de Norte a Sul e de Leste a Oeste sempre bem zelado, cuidado e preservando, dando atenção especial aos monumentos e às manifestações da cultura popular (música, dança, pintura e outras manifestações de raiz) e aos valores naturais;
10) Deixar o país aberto à visitação nacional e internacional, como espaço de entretenimento acolhedor, desenvolvendo o turismo histórico, industrial, urbano e rural, religioso, educacional, inclusive como atrativo de divisas, impulsionadoras do desenvolvimento;
11) Criar centros de estudo, pesquisa e publicações, voltados para a elaboração de estudos e pesquisas, na nova perspectiva de uma nação soberana e livre, nas dimensões da lusofonia, com efetivos acordos e interação Nacional e Internacional.

Estes são apenas alguns elementos de um rol mais amplo, para que o país se mostre, altivo e livre, à comunidade internacional e ao próprio povo, que dele se orgulharão.



Amigo, não cruze os braços. Faça a sua parte. Rejeite os entreguistas. Tenha orgulho de seu país, que alguns lhe ocultaram! Redescubra-o!
Colabore numa campanha pela Restauração do seu País! Pela Restauração do Orgulho de Portugal!


Lembre-se: Portugal é maior do que a crise e do que os entreguistas.
Viva Portugal!

fonte: http://tribunalusofona.blogspot.com/2011/04/uniao-ou-desuniao-europeia.html

sábado, abril 16, 2011

fundação de Unidade Elista - Apucarana (PR-BR-AS) -2011

Prezadas Autoridades Elistas,
prezados membros Elistas,
prezados (as) amigos (as):

É com muita satisfação, com muita alegria e realização, que esta Presidente, em nome da Diretoria Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, vem informar que no dia 17 do corrente mês, as 10h, na cidade de Apucarana (PR-BR-AS), estará a ocorrer Reunião para deliberar sobre a fundação de Unidade Elista. Estarão sendo utilizadas, inicialmente, parcela de instalações, gentilmente cedidas, pelo "Instituto do Cego".
Esclareço que o coordenador dos trabalhos de fundação de Unidade Elista, o Professor e acadêmico Francisco Dias, residente à Rua Renê Camargo de Azambuja, 949, é Presidente da Fundação Cultural do Município de Apucarana, dentre outras funções que exerce.

Informo que a cidade de Apucarana tem mais de 115.000 (cento e quinze mil) habitantes e é pólo regional. Está localizada na Região Norte do Estado do Paraná (BR-AS).

Ressalto que os gestionamentos se deram através de ação do Governador do DE-4, CE Fernando Henriques e desta Presidente, CE Maria Inês Botelho. Estivemos, em final de 2010, em sua residência, levando farto material sobre o Elismo. Fizemos a devida explanação e nos colocamos ao seu inteiro dispor. Registro que se contou com o apoio do CE Antonio Lourenço Martins, Cônsul Honorário de Portugal para Londrina e Região e Presidente do Elos Clube de Londrina (PR-BR).

A imprensa escrita e falada da cidade de Apucarana já noticiou , por duas vezes, a realização de ocorrência de Reunião para a fundação de Unidade Elista.

Entendo que é preciso comemorar. O Elismo tem crédito. O "Movimento Elista," fundado em 8 de agosto de 1959 pelo CE Dr. Eduardo Dias Coelho, propicia-nos "chão firme" para agirmos em nossas comunidades. Continuemos a buscar estabelecer novos elos em favor de um mundo mais ajustado à fraternidade, ao respeito à cidadania e à defesa da língua portuguesa.

"(...) ocupemos nossos lugares na construção.! (CE Eduardo Dias Coelho)

Aproveito este momento para registrar versos de poetisa brasileira - Cecília Meireles, que denotam ligação com o Elismo:

" Sê a árvore que floresce
Que frutifica
(...)
Multiplica os teus olhos para verem mais
Multiplica os teus braços para semeares tudo
Cria outros, para as visões novas.
(...)

Neste momento ímpar de conquista, envio saudações Elistas, carregadas de admiração e respeito pelas ações que desenvolvem em prol do Elismo.

CE Maria Inês Botelho-PRESINT

segunda-feira, abril 11, 2011

Programação da XXVIII Convenção Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada - 2011 (recebido em 11-04-2011)

XXVIII Convenção Internacional
21 a 23 de outubro de 2011
São Bernardo do Campo-SP-BR-AS
Clube Anfitrião: Elos Clube do Grande ABC

Tema - Elismo: chave para construção de um mundo
com mais Ação e Desenvolvimento Social

COMISSÃO ORGANIZADORA
Diretoria Internacional: Presidente CE Maria Inês Botelho
Elos Clube do Grande ABC – Presidente CE Márcia Maria Rodrigues
Diretor da Convenção – CE José Rufino Teixeira
Diretor Secretário – CE Ramiro Alves da Rocha Cruz
Diretor de Planejamento – CE José Carlos Leite
Diretor de Finanças – CE Antonio Rodrigues Ferreira
Diretora de Comunicação – CE Márcia Maria Rodrigues
Área Jurídica – CE José Roberto Frutuoso
Colaboradores: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo –SP/BR
Câmara Municipal de São Bernardo do Campo – SP/BR
Casa de Portugal do Grande ABC – Santo André - SP/BR
Fundação Memorial da América Latina – São Paulo - SP/BR

Contatos:
- CE Maria Inês Botelho
Telefones: (44) 3233-9469 (44) 9924-0758
e-mail: mariainesbotelho2@hotmail.com

- CE Márcia Maria Rodrigues
Telefones: (11) 4123-8756 (11) 9977-9682
e-mail: jada@jada.com.br

- CE José Rufino Teixeira
Telefones: (11) 3277-1131 (11) 9948-7549
(11) 2331-0902
e-mail: jrte@terra.com.br

-CE Ramiro Alves da Rocha Cruz
Telefones: (11) 2197-0100 (empresa) (11) 7850-3492
e-mail: Ramiro Cruz-TKT Transportes (diretoria@tkttransportes.com.br)
PROGRAMAÇÃO

PRIMEIRO DIA - 21 DE OUTUBRO DE 2011- sexta-feira
- Câmara Municipal de São Bernardo do Campo- (SP-BR-AS)
Praça Samuel Sabatini nº 50

10h as 15 h: Funcionamento da Secretaria da XXVIII Convenção Internacional do
Elos Internacional da Comunidade Lusíada
Credenciamento. Entrega de Credenciais, pastas e demais materiais específicos, tickets e brindes
11h as 16h – Apresentação de Credenciais

19h – INSTALAÇÃO SOLENE DA XXVIII CONVENÇÃO INTERNACIONAL DO ELOS
INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA

FASE PROTOCOLAR

- Entronização dos Pavilhões dos países de língua oficial portuguesa e do Elos
Internacional da Comunidade Lusíada
- Apresentação das bandeiras dos Elos Clubes e estandarte de Célula Elista
- Formação da Mesa de Honra
* Entoação do Hino Nacional Brasileiro
-Saudação ao Pavilhão Nacional
- Oração Elista
- Saudação de Boas Vindas – Elos Clube do Grande ABC - Anfitrião/ Presidente CE Márcia Maria Rodrigues
- Entrega simbólica da chave da cidade de São Bernardo do Campo (SP-BR-AS) pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal Luiz Marinho
- Cumprimentos aos participantes pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP-BR-AS) - Vereador Hiroyuki Minami
- Saudação pelo Elos Internacional da Comunidade Lusíada – Presidente Internacional CE Maria Inês Botelho
- Presença do Diretor Presidente da Fundação Memorial da América Latina (SP-BR-AS) - Dr. Fernando Leça
-Presença do Presidente da Casa de Portugal do Grande ABC – Santo André (SP-BR-AS) - Paulo Augusto de Freitas
- Presença de ... a complementar no decorrer do primeiro semestre de 2011
Momento Artístico: Jogral “Fernando Pessoa” com Elyana Martins, CE Evanir Ferreira Castilho, Rosa Maria Claro, Milton Franceschini e Maria Cristina Zucchi e apresentação do Hino do Elos Internacional da Comunidade Lusíada

19h 50min – Conferência Magna
CE Dr. Jorge Alberto Hagedorn Rangel – membro da Diretoria Internacional de Cultura e Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Gestões 1999-2001 e 2001-2003

TEMA - “ Elismo: chave para construção de um mundo com mais Ação
e Desenvolvimento Social”

20h 30min – COQUETEL DE BOAS VINDAS
Abertura: II Salão Cultural Luso-Brasileiro
Exposição de Fotografias de Ações Elistas – Painel /Presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada - Gestão 2009-2011
Divulgação de Vídeo: “ Sonho e Realidade” – Presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada - Gestão 2009-2011
Exposição de Livros de Autores Elistas
Sessão de Autógrafos – Autores Elistas
Exposição de Fotografias - Momento da Saudade – Homenagem a Companheiros Elistas que uniram o Sonho e a Realidade e propiciaram a construção sólida do “Movimento Elista/Elos Internacional da Comunidade Lusíada, pela Diretoria Internacional – Gestão 2009-2011

SEGUNDO DIA – 22 de outubro de 2011 - SÁBADO
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO ( SP-BR-AS)
Praça Samuel Sabatini nº 50
Presidente: Vereador Hiroyuki Minami

8h 30min – Formação da Mesa de Honra
8h 35min – Oração Elista
8h 40min - Entoação do Hino do Elos Internacional da Comunidade Lusíada
8h 50min – Informações Gerais sobre o decorrer do dia 22 de outubro de 2011
9h - Palestra – “ Unificação da Língua Portuguesa: ideal elista e chave para o desenvolvimento da Lusofonia”
Governador do DE-2 – CE João Baptista de Oliveira - Gestão 1997-1999

9h 20 min- “ Considerações sobre a importância de o Elista atuar em sua comunidade para favorecer a permanência e a expansão do Elos Internacional da Comunidade Lusíada”
Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada – CE Maria Inês Botelho

9h 30min – Teses, Comunicações, Propostas e Recomendações
Representantes de Elos Clubes (5 minutos para cada autor)
10h 30min – Intervalo para o cafezinho
10h 45min – Continuação de defesa de Teses, Comunicações, Propostas e Recomendações pelos Elistas inscritos
11h 30min as 12h 30min – Debate – Palavra do Plenário
(inscrições para o Debate)
12h 30min - Apresentação de Conclusões Finais a respeito de Teses pela Comissão de Teses e Conclusões

13h 30min – Almoço (livre – indicações de locais)

14h 30min – Apresentação de Relatório de Gestão – 2009-2011 e Prestação de Contas – Gestão 2009-2011

15h 15min – Palestra “Acordo Ortográfico” – Professor Luciano Melo/ São Paulo (SP-BR-AS)

16h – cafezinho

16h 15min – ASSEMBLEIA GERAL
• Momento de Processo Eleitoral para escolha de Unidade Elista que irá sediar a XXIX Convenção Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada
• Mensagem a ser levada aos Convencionais-Delegados pelo (s) candidato (s) ao cargo de Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada (15 min)
• Momento de Processo Eleitoral para escolha do Presidente e Vice-Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, dos membros Titulares e Suplentes do Conselho Fiscal Internacional e do Presidente do Conselho Superior Consultivo do Elos Internacional da Comunidade Lusíada- Gestão 2011-2013

16h 50min – Premiação do Concurso Literário em Língua Portuguesa, realizado pela Diretoria Internacional de Cultura/Elos Internacional da Comunidade Lusíada
Coordenação: CE Maria Aparecida Machado Frigeri – Diretoria Internacional de Cultura

17h 15min – Encerramento dos trabalhos do dia

ATIVIDADE COM AS ESPOSAS DE CONVENCIONAIS
13h 30min – Passeio Turístico: Parque Sabina (Santo André – SP-BR-AS) e outros sugeridos pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP-BR-AS)
16h 30min – Horário livre

SEGUNDO DIA – PARTE DA NOITE – SÁBADO
19h 30min – JANTAR SOLENE – Casa de Portugal do Grande ABC – Santo André (SP-BR-AS)
Presidente: Paulo Augusto de Freitas
Rua Nossa Senhora de Fátima nº 55
Bairro: Paraíso
CEP: 09 190-630

• Momento Artístico

• Pronunciamento da Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada

• Apresentação do Presidente e do Vice-Presidente Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, dos membros Titulares e Suplentes do Conselho Fiscal Internacional e do Presidente do Conselho Superior Consultivo, eleitos para a Gestão 2011-2013

• Pronunciamento do Presidente Eleito

• SERVIÇO DO JANTAR DE GALA

• HOMENAGENS

- Comenda CE Eduardo Dias Coelho a Personalidades de Destaque no Elismo

- Troféu “Destaque” a Unidades Elistas que apresentaram projetos inovadores em Ações Culturais e Defesa da Língua Portuguesa

- Diploma de “Distinção Elista” à Autoridades Civis e Elistas que contribuíram para o fortalecimento do Elismo:

a) Prefeito Municipal de São Bernardo do Campo – Exmo. Sr. Luiz Marinho
b) Presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP-BR-AS)- Exmo. Sr. Vereador Hiroyuki Minami
c) Presidente da Casa de Portugal de Santo André (SP-BR-AS) – Ilmo. Sr. Paulo Augusto de Freitas
d)Diretor Presidente da Fundação Memorial da América Latina – Ilmo. Sr. Dr.Fernando Leça-(SP-BR-AS)
e) A Elistas indicados pela Diretoria Internacional

TERCEIRO DIA – 23 de outubro de 2011 – DOMINGO
SEDE DO ELOS CLUBE DO GRANDE ABC – São Bernardo do Campo ( SP-BR-AS)
Avenida Getúlio Vargas nº 414
Bairro Baeta Neves
CEP: 09751-250

8h 30min – ATUALIZAÇÃO DO MANUAL ELISTA
Comissão: CE Fernando Carrasqueira
CE Antonio Bento Jacinto Abraços
CE Jorge Dodaro
9h 20min – Apreciação de Proposta de Alteração Estatutária - Debate pelo Plenário

10h 20min – Momento para o cafezinho

10h 30min – Apreciação e Votação de Proposta de Alteração de Valor de Mensalidades – Constituição Elista, Capítulo I Art. 14 letra g

10h 50min – APRESENTAÇÃO DA CARTA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP-BR)
Apreciação e Aprovação da Carta de São Bernardo do Campo (SP-BR), contendo Resoluções tomadas na XXVIII Convenção Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada

11h 30min – Avaliação da XXVIII Convenção Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada

11h 40min – Momento Cultural: Apresentação do Elos Jovem de Praia Grande

11h 55min – Posses de companheiros eleitos para os cargos de Presidente e Vice-Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, de membros Titulares e Suplentes do Conselho Fiscal Internacional e Presidente do Conselho Superior Consultivo
12h 05min – Mensagem do Presidente empossado aos Convencionais, Autoridades Civis e demais convidados

12h 15min – Encerramento da XXVIII Convenção Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada pela Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada

12h 25min – ALMOÇO NA SEDE DO ELOS CLUBE DO GRANDE ABC – São Bernardo do Campo (SP-BR-AS)

13h 25min – Passeio Turístico e Cultural para todos os participantes da XXVIII Convenção Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, acompanhados de seus familiares, a locais significativos para o Elismo:
a) Museu da Língua Portuguesa – São Paulo (SP-BR-AS)
Endereço: a constar
b) Museu do Ipiranga – São Paulo – (SP-BR-AS)
Endereço: a constar
c) Memorial da América Latina – São Paulo (SP-BR-AS)
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda – São Paulo ( SP-BR-AS)

“ Haveremos de resistir às adversidades, às decepções e encarar o Movimento Elista com o otimismo e o ideal que nos foram legados pelos nossos fundadores. Só descumpriremos nosso ideário se não soubermos entender, transmitir, difundir e preservar, de forma intransigente e missionária, nossa Carta de Princípios Elistas.”
(CE Máximo Gonzalez Donoso)


Reinstalação de Unidade Elista na cidade de Umuarama (PR-BR), na data de 10 de maio de 2011, as 19h 30min,

Prezadas Autoridades Elistas, prezados membros
da Diretoria Internacional e de Unidades Elistas e Células Elistas:

É com muita satisfação que esta Presidente, em nome da Diretoria Internacional do
Elos Internacional da Comunidade Lusíada, do Governador do DE-4 e da Coordenadora do "Movimento de Reinstalação", vêm convidá-los a participarem de Reunião de reinstalação de Unidade Elista na cidade de Umuarama (PR-BR), na data de 10 de maio de 2011, as 19h 30min, no Clube Recreativo Português de Umuarama, localizado na
Avenida Portugal, S/N (saída para a cidade de Maria Helena - PR/BR).

O jantar será por adesão. O valor a ser pago será de R$ 15,00, com bebida não
inclusa. A Pauta da referida Reunião será encaminhada posteriormente.

Sinta-se parte integrante dessa Reunião Festiva/Solene. Vamos continuar com as mãos
unidas. Elas significam mais força e calor humano e produção em favor do Elismo.

O mundo precisa de nossas ações.

O nosso fundador e Presidente de Honra Perpétuo do Elos Internacional da Comunidade
Lusíada CE Dr. Eduardo Dias Coelho, vanguardista de Primeira Hora, já enfatizava essa necessidade: " Há que se criar uma nova era de fraternidade universal. O
"Elismo" é o grande instrumento para esse fim. É preciso que cada Elista
tenha consciência disso. É preciso que cada um de nós contribua com a sua
parcela, por mais modesta que ela seja, para a construção de um mundo
melhor".

Ajamos, pois.

Saudações Elistas,
CE Maria Inês Botelho-PRESINT

domingo, abril 10, 2011

CONCURSO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA - Elos Internacional

ELOS INTERNACIONAL DACOMUNIDADE LUSÍADA – 2011

A DIRETORIA CULTURAL do Elos Internacional, traz aos Elistas o


CONCURSO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA

REGULAMENTO

01MODALIDADES: Este Concurso é dirigido a todos os Escritores, Poetas, Sonetistas, Artistas Plásticos e Músicos que, de modo geral poderão expressar-se com liberdade, desde que em Língua Portuguesa. Podem até residir em país de Língua estrangeira, mas, os trabalhos, em Português.


02DOS TRABALHOS: Cada participante poderá enviar até dois trabalhos, em somente um envelope, em três vias, digitados em Times New Roman, espaço simples, fonte 12, não podendo ultrapassar trinta linhas (espaço também é linha). Usar somente papel branco, escrito apenas em um lado, colocar o título do trabalho e assinar todos com o mesmo pseudônimo. No caso de pintura, pode ser ilustrada com poesia do mesmo autor; se for outro, o pseudônimo deverá também ser identificado. O poeta que ilustrar trabalho de outra pessoa poderá, independentemente desse trabalho, concorrer normalmente, porém, deverá usar o mesmo pseudônimo. Todos os trabalhos serão numerados por ordem de chegada.


03PRAZO E LOCAL DE ENTREGA DOS TRABALHOS: (Devido às ocorrências... o prazo foi prorrogado para 30 de abril de 2011) para CONCURSO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA – Rua Pio XII, 97/Sala 1102 – CEP: 86020-380 – LONDRINA/PR – BRASIL.


04IDENTIFICAÇÃO: Nome, pseudônimo e endereço completo, com CEP; Código mais o número do telefone; e-mail (para facilitar a comunicação), um breve currículo de até cinco linhas. Colocar tudo em envelope lacrado e enviar, de acordo com o item 03 deste regulamento.


05CLASSIFICAÇÃO: Haverá, em cada modalidade, três trabalhos classificados.


06 – PRÊMIOS: 1º colocado, Medalha dourada; - Medalha prateada; - Medalha de bronze, bem como os respectivos Diplomas.


07 – PREMIAÇÃO: A entrega dos prêmios será na Convenção do Elos Internacional, em São.Bernardo do Campo,SP/Brasil – no dia 23 de outubro de 2011, domingo, às l6:15h. Pede-se a presença dos premiados ou seus representantes. Os prêmios não serão enviados pelos correios.


08 – COMISSÃO JULGADORA: Será composta de Companheiros Elistas com autonomia de decisão, podendo participar da obra, sem participar do Concurso. Os casos omissos a este Regulamento serão decididos pela Comissão Julgadora. Notem: Foram mudados – data e espaço.


09 – CLASSIFICAÇÃO ESPECIAL: Mediante a qualidade dos trabalhos, os dez melhores em cada modalidade, no conceito da COMISSÃO JULGADORA, poderão ser classificados para a composição de um livro intitulado CONCURSO LITERÁRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO ELOS INTERNACIONAL... e seus autores receberão um exemplar, graciosamente.

OBS.: 1 – Independente da classificação, todos receberão Certificado de Participação, na Convenção.

2 – Se acontecer a publicação do livro e algum Companheiro Elista (CE) quiser adquirir um ou mais exemplares, poderá obter a preço de custo, mais despesas de correio.

3 – Autorizar – ou não – a publicação do endereço.


10 – LEMBRETES: 1 - Trabalhos escritos a mão serão desclassificados; 2 – Não serão aceitos trabalhos enviados por Correio Eletrônico (e-mail); 3 – No envelope, no lugar do remetente, ESCREVAM O PSEUDÔNIMO e repitam: RUA PIO XII, 97 – 86020-380 – LONDRINA/PR-Brasil.


SAUDAÇÕES ELISTAS

CE Maria A M Frigeri – Da Diretoria de Cultura

Telefones: 0XX 43 – 3324.3462 – 9942.6320 – e-mail: mariafrigeri@gmail.com

CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVAS BRASIL-PORTUGAL 2011 - Elos Internacional

CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVAS

BRASIL-PORTUGAL 2011


A Diretoria de Cultura da Presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, a Diretoria de Cultura da Casa de Portugal, em Londrina (Conselho das Comunidades Portuguesas do Paraná), o Elos Clube de Londrina e a Presidência da UBT/Seção de Londrina, no desejo de levar a todos os povos de Língua Portuguesa, a Cultura das Trovas, via Elos Internacional, Casa de Portugal, Elos Clube e União Brasileira de Trovadores – UBT/Seção de Londrina/PR - apresenta para este Concurso Internacional de Trovas, o seguinte


REGULAMENTO:


ART. 1 – Do Elos – O Elos Internacional da Comunidade Lusíada, que cuida da preservação da Língua Portuguesa, tem sua sede no local onde reside o Presidente Internacional. Até 2011 a sede está em Mandaguarí/PR. A Convenção do Elos Internacional de 2011 será em S. Bernardo do Campo, nos dias 21 a 23 do mês de outubro, sendo o dia 24 reservado aos passeios convencionais.


ART. 2Do Concurso – O Concurso de Trovas tem por objetivo incentivar essa modalidade de literatura, difundindo o Movimento Elista e o conhecimento das Casas de Portugal. A Coordenação desse Concurso Internacional estará a cargo das Diretorias de Cultura, com apoio da Presidência da UBT/Seção de Londrina. O Concurso é aberto a todos: membros e não membros do Elos e da Casa de Portugal.


ART. 3 – Da Trova – Entende-se como Trova a composição poética de quatro versos setissílabos, rimando o 1º com o 3º verso e o 2º com o 4º, formando um sentido completo. Para o Concurso, a Trova deve ser inédita e de autoria do concorrente.


ART. 4 – Dos Temas - Elo,s; Vinho,s. – Trovas líricas ou filosóficas, contendo um ou os dois temas, até o máximo de três (3) trovas, no sistema de envelopes, que permite que as trovas sejam datilografadas ou digitadas e coladas em um envelope 11x8cm, aproximadamente, contendo, dentro, o nome do Trovador e o endereço completo. Por favor, coloquem o código da cidade antes do número do telefone. Não se esqueçam do CEP, e se tiverem e-mail, enviem-no também; isto facilitará a correspondência. Uma vez colocada a trova em cada envelope pequeno com a devida identificação dentro, e já fechado, coloque os três em um envelope maior e envie para...... Concurso Internacional de Trovas 2011

Rua Pio XII, 97 – Sala 1102 – 86020-380 – LONDRINA/PR – Brasil.

Pelo sigilo, como remetente: Luiz Otávio - Endereço do próprio Concurso.


ART. 5 – Dos Prazos –Data prorrogada até 30 de abril de 2011, chegada das Trovas, valendo a postagem. A premiação será na Convenção do Elos Internacional, de 21 a 23 de outubro de 2011, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, às 14:15h do dia 23/10/11 encerrando-se às 16:15h, com pequeno intervalo.


ART. 6 – Da Classificação - Em outubro, dia 23, domingo, haverá a entrega dos prêmios para os classificados nas três categorias previstas: Vencedores, em número de três. Menção Honrosa em número de sete; e Menção Especial, dez trovas. Haverá publicação das trovas classificadas. As demais não serão devolvidas.


ART. 7Da Premiação – Os Trovadores premiados nos três primeiros lugares receberão troféus; os premiados com Menção Honrosa receberão medalha dourada; os de Menção Especial, medalha prateada. Todos os contemplados receberão certificado de participação, emitido pelo Elos Internacional, Casa de Portugal, Elos Clube e UBT/Seção de Londrina. Os certificados trarão sua trova registrada, assim como o nome do autor, a cidade, o Estado e país a que pertença. Cada contemplado terá direito a um livro, graciosamente. Se alguém desejar novos livros, haverá um pequeno custo por volume.


ART. 8 – Da aceitação do Regulamento – O envio das Trovas caracteriza a aceitação do mesmo.


Maria Aparecida (Cidinha) Frigeri

Da Direção de Cultura/da Comissão Organizadora

Londrina, 2011.

Criação de Célula Elista na cidade de Fortaleza (CE-BR-AS) - 29 de março de 2011

Prezadas Autoridades Elistas,
prezados membros de Unidades Elistas e Células Elistas,
prezadas Autoridades de outras Instituições presentes ao evento -
"Instalação Solene de Célula Elista na cidade de Fortaleza" - (CE-BR-AS):

O Elos Internacional da Comunidade Lusíada está, novamente, para alegria do Mundo Elista, presente em terras cearenses: na data de 29 de março de 2011, as 14h 30min, no Restaurante "João do Bacalhau", na cidade de Fortaleza (CE-BR-AS), instalou-se, solenemente, a Célula Elista de Fortaleza na presença de ilustres Autoridades Elistas e não Elistas, bem como de membros Elistas e de outras Instituições que visam manter e propagar ideais similares, e/ou passíveis de se aliá-los aos que o Elos Internacional da Comunidade Lusíada defende. A Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, CE Maria Inês Botelho, acompanhada da Vice-Presidente do Elos Clube de Mandaguari (PR-BR-AS), CE Josepha Perez
e das companheiras Elistas Amira Nunes Mendonça e Ilda Valério, originárias do mesmo clube, do Vice-Cônsul de Portugal/CE, Francisco Brandão, do Presidente da Câmara Brasil-Portugal/CE, Dr. Jorge Chaskelmann e esposa, da Sra. Clivânia Teixeira, Diretora da Câmara
Brasil-Portugal/CE, do Sr. Presidente da Academia do Bacalhau, dos Srs. Jarbas Botelho e Dr. José Augusto Rosário Dias (pertencentes ao extinto Elos Clube de Fortaleza (CE-BR-AS)), que
ficaram responsáveis pela ação de fortalecimento da Célula Elista para, posteriormente,
transformá-la em Unidade Elista, bem como acionar a aproximação com membros da
Academia Cearense de Letras e de outras Autoridades e membros de Instituições diversas, passíveis de se estabelecer parcerias, deu início ao procedimento estatutário de Instalação
Solene da Célula Elista. Explanou sobre a importância de se ter o Elismo sendo aplicado na excepcional cidade de Fortaleza - celeiro cultural, estando o Ceará e o Nordeste brasileiro presentes, agora, no "Mapa da Constelação Elista". Assim cumpriu-se, com sucesso, mais uma Meta do Planejamento desta Diretoria Internacional - Gestão 2009-2011. Será encaminhada Ata, pertinente a este significativo "Momento Elista em Terras Cearenses - Fortaleza", posteriormente. Demonstrou, esse Ato Oficial, que a esperança alimenta os sonhos e estes
acionam iniciativas. Portanto, mais um sonho, que sonhado junto a outros companheiros, alcançou o píncaro da realidade com excelente performance. Encaminho agradecimentos
respeitosos, acompanhados da admiração que nutro por todos quantos neste sonho acreditaram e deram as mãos a esta Diretoria Internacional, neste momento especialíssimo do Elismo, representada, neste Ato, pela sua Presidente. Continuemos a acreditar que o Mundo Elista será mais forte e visível à medida que nos empenhamos mais profundamente a defendê-lo e a registrar feitos favoráveis à vida em comunidade, tendo como
essência o Humanismo Lusíada e a defesa da língua portuguesa.
Saudações Elistas,
CE Maria Inês Botelho-Presidente do Elos
Internacional da Comunidade Lusíada


Maria Ines Botelho ladeada por Jorge Chashelmannn e esposa e o vice consul de Portugal Francisco Brandão*
*fonte:
http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/agora-continuemos-muito-unidos-diz-presidente-internacional-ao-reativar-elos-clube-da-comunidade-lusiada/

22 de Abril - Dia do Descobrimento do Brasil e da Comunidade Luso-Brasileira

São Paulo, em 06 de abril de 2011. Ofício n.º 1575/11



É com grande honra que convidamos Vossa Senhoria para as solenidades em comemoração ao dia “22 de Abril - Dia do Descobrimento do Brasil e da Comunidade Luso-Brasileira”, conforme programação:

De 11 a 16 de abril - Semana Portuguesa – 8h30 às 17h

Projeto São Paulo - seus povos suas músicas

Dia 16 de abril - sábado - 16hs às 18hs

Palestrantes: Profa. Sônia Maria de Freitas e Sr. Sylvio Band

Exposição de painéis “Os Construtores do Brasil”

Local: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94

Iniciativa: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade

Dia 17 de abril - domingo - 11hs

Ato Cívico - Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Orador Oficial: Maestro João Carlos Martins

Apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal

Local: Monumento a Pedro Álvares Cabral - Parque do Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, 200

Iniciativa: Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo

Dia 18 de abril - segunda-feira - 19h30

Ato Oficial - Sessão Solene - Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, 100

Iniciativa formal: Vereador Toninho Paiva

Dia 19 de abril - terça-feira - às 19hs

Sessão Solene - Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Local: Plenário da Câmara Municipal de Santo André - Praça IV Centenário - Paço Municipal

Iniciativa: Casa de Portugal do Grande ABC

Dia 24 de abril - domingo - 11hs

Colocação de Flores junto ao Monumento 25 de Abril

Local: Praça Mestre de Aviz - Monumento 25 de Abril - Ibirapuera

Iniciativa: Centro Cultural 25 de Abril

Dia 25 de abril - segunda-feira - 19h30

Conferencia e palestra sobre o dia 25 de Abril e os 100 anos da Republica

Conferencistas: Profa. Dra. Teresa Malatian - USP, Prof. Livre Docente Lincoln Secco - USP e Prof. Dr. Douglas Mansur - UFV

Local: Biblioteca da Casa de Portugal de São Paulo - Av. Liberdade, 602

Iniciativa: Centro Cultural 25 de Abril

Na certeza de poder contar com a inestimável participação de Vossa Senhoria para a consecução dos elevados propósitos do Conselho, renovamos nossos melhores cumprimentos.



CONSELHO DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Edifício "Casa de Portugal" - Avenida Liberdade, 602
São Paulo - SP - Brasil - 01502-001
Pabx: (55 11) 3342-2241