terça-feira, agosto 30, 2005


Benvindo ao "Blog" Portal da Lusofonia

Este "Blog" foi criado pela Vice-Presidência Continental para a Europa com autorização da Presidente do Elos Internacional.

O Portal da Lusofonia é um monumento inaugurado no dia 6 de Agosto de 2005 e é uma homenagem do Elos Internacional da Comunidade Lusíada e da Prefeitura Municipal de Santos às Nações que integram o grupo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde,Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

O Monumento foi pensado pela Presidente do Elos Internacional, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, e foi concebido pelo artista plástico Francisco Teles Barreto. A escultura é composta por duas colunas retorcidas, divididas em blocos, como se fossem velas de uma embarcação. Em cada bloco está estampada a bandeira de uma nação de língua oficial portuguesa, sendo que, na parte superior das colunas estão a do Brasil, onde o Elos foi fundado e a de Portugal, origem de toda a lusofonia.

Ligando as duas colunas, que representam os Países lusófonos, na parte inferior, está o símbolo do Elos, que é formado por dois ramos de oliveira, significando a paz, interligados por dois elos de corrente, um verde e amarelo e o outro verde e vermelho, simbolizando a amizade entre Brasil e Portugal.

O motivo que levou o Elos a edificar este marco na cidade de Santos é para relembrar à população santista que a entidade nasceu em Santos, no dia 8 de agosto de 1959, fundada pelo saudoso Dr. Eduardo Dias Coelho, médico da Beneficência Portuguesa, e tem por objectivos a defesa e a expansão do idioma português, a congregação de valores humanos, a união dos povos, o culto ao lar, o respeito à família, a veneração à Pátria, o amor ao próximo, a dedicação ao trabalho, a honradez e a idoneidade moral, entre outros.

Convido todos aqueles que se expressam em Língua Portuguesa a enviar os seus trabalhos em prosa ou poesia, comentários, opiniões etc ao moderador deste "blog" para elos.vpconteuropa@gmail.com