quinta-feira, maio 06, 2010

Apresentação de "Brasília 50 Anos - Livro de Ouro"




A CE Maria Araújo Barros de Sá Silva, participante da obra "Brasília 50 Anos - Livro de Ouro", esteve presente na apresentação do livro que saudou com o seu poema:

Saudação à Brasília

Oh Brasília! Capital da Esperança! Ainda és muito criança...
Mas tua nobre pujança te dá um ar de donzela.
Eu te saúdo nestes versos, versos brancos como a neve,
por teu progresso gigante, neste imenso Brasil.
Brasília que eu vi nascer, Brasília que eu vi crescer,
bem no sertão de Goiás - Capital do meu País,

Distante estás do Atlântico, não tens porto, não tens praias,
mas tens Lago Artificial, tens um céu azul anil, e a mais linda Catedral,
Esplanada dos Ministérios, no grande Planalto Central, no coração do Brasil.
Teatros, belos Palácios, arquitetura moderna
o majestoso monumento: Memorial JK

Brasília de JK, o guerreiro mais valente,
o homem mais destemido, corajoso e arrojado,
nascido lá nas Gerais, idealizou Brasília,
deu ao cerrado nobreza, levou progresso e riqueza,
deu vida plena de luz. Foi Senador da República,
Presidente do Brasil, mas foi acima de tudo:
um estadista brilhante que este Brasil já viu,
saiu de Belo Horizonte, foi alargar horizontes
longe da Capital Mineira e das pedras preciosas,

Do cume do Memorial, JK vê a seus pés, a sua imensa Alvorada:
na “cidade da esperança”, nas cores verde e amarelo, as cores do Pavilhão.
Neste Jubileu de Ouro, eu solto um grito de fé: Oh Brasília! Tu és muito jovem, menina,..
Recebe meus parabéns e a minha gratidão! Saúdo-te neste poema com JK no coração.


Maria Araújo.*


Brasília, 21 de abril de 2010.








* Presidente da Academia Santista de Letras
Presidente do Elos Internacional 2003-2005
Directora do Centro de Documentação da Memória Elista, Santos
Membro do Elos Clube de Santos - Célula Matter