quinta-feira, setembro 08, 2005

Elismo é o quê ?


Elismo é o quê?
Pergunta conveniente ou inconveniente ??
É o desconhecimento ou a dúvida que leva à pergunta ??

Elos expressa a União de todos os que falam Portugês no Mundo.
Manifesta a herança dos bravos que saíram de Portugal em Caravelas
e que sulcaram os Oceanos então desconhecidos.

O Elos foi o sonho de um grande homem, Eduardo Dias Coelho,
que entendeu a necessidade de criar um movimento que congregasse
aqueles que acreditam no ideal do entendimento entre os Povos.
Vivia-se o final da década de 50, época de guerras e ditaduras.

Em Elos sublimamos a epopeia da descoberta dos Novos Mundos
e que tão bem foi narrada nos "Lusíadas".
Procuramos trocar ideias, divulgar os poetas e os autores
da Lusofonia, reflectimos sobre a Língua e a Cultura Portuguesa.
Procuramos a paz e o entendimentos entre os povos, buscamos o
progresso cultural e social.
Entendemos que a formação dos jovens passa pela Língua Portuguesa.

Um Elos é uma associação cultural que tem estatutos,
quadros sociais e uma dinâmica de Grupo.
É uma organização democrática e de consenso.
Os seus dirigentes procuram fomentar novos membros
a tomar parte dos Elos e a assumir o seu lugar na corrente
do Humanismo e da Língua Portuguesa.

Um Elos não pára nunca, pode adormecer, mas debaixo da
sua bandeira sempre surgirá uma nova dinâmica e uma nova força.
A bandeira de um Elos é o seu maior símbolo e a sua força.

Todos nos tratamos por Companheiros, porque juntos a uma mesa
partilhamos o pão. Mas também partilhamos saber e conhecimento.

Um Elos transforma-se, renova-se e sempre permanecerá um Elos.

Os ismos nasceram para dividir o Mundo. A Língua Portuguesa
nasceu para unir o Mundo, como tal encontra-se espalhada
por todos os Continentes, da Europa à Ásia, da Africa à Arábia
da América do Norte à América do Sul.
Na minha mente surge Comodoro Ribadavia, no Sul da Argentina,
onde a Língua Portuguesa floresce.

Os Elos são parte do despertar para a essência da Língua:
o entendimento e a compreensão entre os povos, a Paz.

Viva o Elos! Viva a Língua Portuguesa!

Fim

Eu sou membro de um Elos porque honro a memória e o legado daqueles que me acarinharam e ajudaram durante a minha juventude a construir a minha personalidade, o meu "mestre" e amigo João Gaspar Simões, Abelaira Gomes, Figueiredo de Barros, Maria de Lurdes Paço D'Arcos, Martha Gonsweiller e Sam Levy. A estes Elos da Cultura Portuguesa eu devo a minha "construção" cultural e a eles eu Honro e agradeço por tudo, pelo tempo que me dedicaram, pelas ofertas e pelo saber que me transmitiram. Bem Hajam!

Tenho dito.

José Luís Guedes de Campos.