terça-feira, março 10, 2009

Primeira reunião do Fundo da Língua Portuguesa aprova envio de professores para Angola

Realizou-se na manhã de segunda-feira, dia 09 de Março, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, a primeira reunião do Fundo da Língua Portuguesa. Foi aprovado o Projecto “Saber Mais”, que define o enquadramento do envio, já a partir do mês de Março, de 200 professores para Angola, no âmbito do programa de promoção do ensino da língua portuguesa e de apoio ao reforço do ensino secundário nas regiões do Cuanza Sul, Benguela, Namibe, Moxico e Cunene.

O custo total ultrapassará os 10,15 milhões de euros, cabendo ao Fundo da Língua Portuguesa o financiamento de, aproximadamente, 5,4 milhões de euros – 1,7 milhões em 2009 e os restantes 3,7 milhões em 2010.

A coordenação e execução do projecto “Saber Mais” estarão a cargo do Ministério da Educação de Angola e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), tendo como destinatários professores e candidatos a professores do Ensino Secundário angolano e a população estudantil.

Entre os objectivos estabelecidos incluem-se a melhoria das competências técnicas e da capacitação dos professores do ensino secundário na utilização dos conteúdos programáticos vigentes, a instalação de centros de recursos para apoio pedagógico nas províncias-alvo, a formação de equipas de coordenação pedagógica local e a criação de redes de formadores nacionais de referência no ensino angolano.

A segunda reunião da Comissão Interministerial do Fundo da Língua está prevista para o próximo mês de Abril.

Fonte: Ministério dos Negocios Estrangeiros

http://www.mne.gov.pt/mne/pt/noticias/200903091800.htm