quarta-feira, agosto 05, 2009

COMEMORAÇÃO DO 50º ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO ELISTA

Por iniciativa da Vice-Presidência Continental para a Europa do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, realizou-se o Concurso Literário Internacional de Comemoração do 50ª Aniversário do Movimento Elista, em duas modalidades - poesia e prosa, sob o tema :

És filha de Portugal
E Mãe de muitas nações
És a Língua Universal
Que é cantada por milhões.

(J. Luis G. Campos)

A entrega de prémios realizar-se-à no próximo dia 7 de Agosto de 2009 (sexta-feira), pelas 16,00 horas, no Salão Nobre do Governo Civil de Faro, em cerimónia presidida pela Exma. Senhora Governadora Civil de Faro, e na qual contaremos com a presença da Exma. Senhora Conselheira da Missão do Brasil junto da CPLP - Dra. Elda Alvarez, bem assim como entidades oficiais da região, premiados, convidados e elistas.

Esta celebração será obviamente aproveitada para reflectir sobre os 50 anos de elismo e a importância do mesmo na promoção da língua e cultura portuguesa no mundo.

Juntando o cinquentenário do movimento elista com os 25 anos de existência do Elos Clube de Faro - completados em Outubro passado - será aproveitada a oportunidade para a inauguração de uma placa do Elos Clube de Faro, junto ao Hotel Faro.

A encerrar esta comemoração, o Elos Clube de Faro promove jantar festivo em que reunirá os seus companheiros, convidados, todos os participantes no concurso, poetas e escritores para homenagear os 50 anos de elismo, seus princípios e objectivos, procurando exaltar e honrar a mensagem lusíada, legado dos homens das Sete Partidas, que também daqui, nesta terra mais ao Sul sulcaram os mares em busca do novo
mundo,levando consigo o nosso maior tesouro - a nossa Língua.