quarta-feira, junho 10, 2009

10 de Junho - Dia de Portugal

Dia da Língua Portuguesa por Jaime Leitão

Hoje, 10 de junho, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa. Língua que utilizamos para nos comunicar, para pensar, para escrever e, também, para sonhar. Isso porque os nossos sonhos têm imagens ligadas a pensamentos, expressos em palavras da nossa língua. É a nossa primeira língua, a língua primordial. Poderemos falar vários idiomas, mas a primeira língua é aquela que nos marca para sempre.
A nossa língua é invadida a todo momento pela língua hegemônica, definida pelo poder econômico, no caso, a língua inglesa, mas o fato de usarmos termos em inglês como mouse, software, outdoor, indoor, não significa que a nossa língua não tenha expressão, força, porque a natureza de um idioma mostra-se na literatura que ela produz, e nesse terreno somos tão férteis como as literaturas nascidas de outros idiomas.
Uma língua que fertiliza a obra de um João Guimarães Rosa, com a sua linguagem tecida e retecida a partir da língua portuguesa falada no sertão, um Carlos Drummond de Andrade, uma Manuel Bandeira, um José Saramago, um Luís Vaz de Camões, um Fernando Pessoa, com todos os seus heterônimos, é uma língua viva e em constante processo de transformação e renovação.
Alguns políticos tentaram criar leis proibindo o uso de estrangeirismos em propagandas e no comércio. Isso não funciona por se tratar de uma medida artificial, imposta, que não pega. A melhor maneira de promover a língua é ensinando-a nas escolas, paralelamente ao estímulo que deve ser dado aos alunos para que conheçam nossos escritores, como Machado de Assis, e também nossos compositores como Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso.
Cada vez mais teremos intimidade com a nossa língua se a falarmos correta e expressivamente. E também as gírias, as falas regionais, com todo o seu vigor, enriquecem mais ainda o idioma português.
Mais do que nos preocuparmos com a unificação ortográfica com os outros países de língua portuguesa, devemos vivificar a língua reconhecendo nos nossos escritores e também no povo, com a sua fala criativa, provas incontestáveis da beleza do nosso idioma.
Ter com a nossa língua uma relação de afeto, ter com a nossa língua uma ligação de descoberta permanente. A língua não é estática, ela se movimenta sem parar. E nós, também seres em constante mudança, precisamos beber da língua portuguesa a melhor água, a mais pura, a que nos oferece tudo que necessitamos para viver e dizer. Comemore o dia de hoje, utilizando as suas melhores palavras, frases, pensamentos.
Viva a Língua Portuguesa em toda a sua intensidade. Colha do seu ser palavras que representem emoções, sensações, ideias. Não tenha medo de usar a nossa língua. Ela é nossa e, quanto mais a utilizarmos, mais a dominaremos. Não dominar no sentido de tiranizar, mas de degustar. Deguste a língua, a linguagem, entre nessa viagem.


FONTE: Rio Claro Jornal Cidade Online em http://jornalcidade.uol.com.br/paginas.php?id=44612