segunda-feira, maio 10, 2010

Elos Clube de Faro em Festa

O Elos Clube de Faro, comemorou no passado dia 8 de Maio, o dia da Comunidade Lusíada, que por questões de agenda não foi possível realizar na data estatutária, 22 de Abril.

No decurso da Reunião foi efectuada Assembleia-Geral para aprovação de contas e eleição da Direcção. A Assembleia após debater as alterações do Estatuto-Padrão, deliberou a recondução da Direcção pelo prazo estatutário do Elos Clube de Faro e conforme o regulamento interno desta unidade elista.



Esta Reunião, teve ainda uma palestra da CE Mariana Fernandes, sobre D. João de Castro e a sua importância no contexto dos Descobrimentos e da Ciência Moderna. O Vice-Presidente Internacional, pronunciou-se sobre a data celebrada em forma de poema espontâneo elaborado no decurso da reunião:

Dia da Comunidade Lusíada

Em 22 de Abril
A Armada de Cabral
Chegou ao Brasil
Descoberta Universal

Para o Tratado de Tordesilhas
O Reino de Portugal
Conseguiu Maravilhas
Dilatou a área territorial

Em 25 de Abril
A armada zarpou
Em Portugal Primaveril
A noticia chegou

Pela carta de Pêro Vaz de Caminha
A corte foi informada
O Destino permitiu que a Pátria não fique sozinha
A fronteira de Portugal dilatada

Pela acção do Marquês de Pombal
A língua mais tarde foi consolidada
Hoje irmanados pela mesma língua, em união fraternal,
Terra Mãe, Terra Filha, Pátria amada.

Terminou em ambiente festa, com a celebração do Aniversário da CE Maria José Fraqueza, com bolo e champanhe, os CE Álvaro Cavaco e CE Aliete Peña dedicaram poemas à CE aniversariante. O CE Joaquim Teixeira, leu o poema "Caravelas" de Maria José Fraqueza, alusivo à reunião e que dedicou à aniversariante e à palestrante.
A reunião determinou com animado baile, o melhor par dançante foram os CE Joaquim Ramalho e CE Adelaide Amado, que foram distinguidos com medalha.