terça-feira, julho 13, 2010

ELOS CLUBE DE FARO ENTREGA PRÉMIOS DO CONCURSO LITERÁRIO "CANTAR PORTUGAL EM PROSA E EM VERSO"

No âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Elos Clube de Faro promoveu o concurso Literário " Cantar Portugal em Prosa e em Verso" cuja cerimónia de entrega de prémios teve lugar no passado dia 9 de Julho, pelas 18,30 no Hotel Faro e contou com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Faro, Engº Macário Correia, Vereadora da Cultura, Drª Alexandra Gonçalves, Drª Ana Passos em representação do Governo Civil de Faro e da Directora de Biblioteca Municipal Drª Salomé Horta, elistas, premiados e convidados.

Cantar Portugal foi um desafio que pretendemos lançar junto dos autores de língua portuguesa com o intuito de despertar a paixão contida em cada “Herói do Mar”. Mas logo entendemos que nem sempre é o berço que nos dá a identidade. Para além da nacionalidade há o amor que une dois povos, que mais do que irmãos, são uma só alma. Alma que fala e vive na língua de Camões e Pessoa. Alma que se orgulha de pertencer à mais bela história de além-mar. Mar que sempre inspirou a literatura e foi caminho de muitos sonhos, das mais arrojadas vitórias, de um povo “Valente e Imortal”.

Palavras temperadas de sal e saudade, são as mesmas com que hoje escrevemos, gravadas a ouro na nossa memória, que não queremos nem devemos esquecer. Por isso o audaz desafio de cantar Portugal será sempre o de o cantar com honra e esperança, por entre as “Brumas da Memória” , sem nostalgia mas transbordante de alegria de quem por fim dobrou o Cabo da Boa Esperança, levando na bagagem a sede da conquista de uma língua cada vez mais forte, mais falada, mais amada e em que cada Padrão erguido em terra distante seja o símbolo de união dos povos de língua portuguesa.




A todos os que participaram neste concurso e dessa feita aceitaram a nobre missão de cantar Portugal, o nosso profundo agradecimento.

Ao Governo Civil de Faro, Câmara Municipal e Biblioteca Municipal de Faro e ao Elos Internacional, que patrocinaram, apoiaram e divulgaram o presente concurso, o nosso muito obrigado.

Faro, 9 de Julho de 2010

Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro