sábado, janeiro 08, 2011

REIS MAGOS NO PRESÉPIO - Artigo de J. Jorge Peralta

Chegada do 4º Rei
J. Jorge Peralta

I – Cenário do Presépio

1. A celebração dos Reis Magos faz parte dos desdobramentos da Celebração do Natal Cristão. Os Reis Magos encerram o Ciclo do Natal.
Os três Reis Magos fazem parte do cenário mágico e cheio de encanto do nascimento de Cristo, ambientado no Presépio de Belém, que é uma das mais belas e mais singelas marcas do cristianismo. Cria um ambiente cheio de beleza, simplicidade, despojamento e encantamento espiritual. Não pode haver quem não se sensibilize e se encante com este cenário vivo e versátil.

2. Em torno do Presépio respira-se uma atmosfera de mais profunda espiritualidade e humanismo, num sentimento de reconciliação universal e de confraternização das pessoas de todas as classes sociais.
Há um profundo ar de mistério e de claridade enche a amplidão.
O Presépio de Natal marca o reencontro os céus e da terra, dos humanos e dos animais, em torno do Altíssimo.

3. O Presépio de Natal, o estábulo, é um grande discurso com poucas palavras e muita ação.
Os grandes princípios, os pilares do cristianismo e do humanismo estão bem claros, implícitos e explícitos, na simplicidade despojada do Presépio e em toda a interação, em muitas dimensões, que aí se manifestou: humanos, seres celestiais, pastores, rebanhos, cantos, danças, gente pobre, gente rica, a vaca, o burrinho, os Reis Magos, o Governador da Galiléia, etc, etc.
Quando aprendermos as grandes lições do Presépio, estaremos preparados para entender melhor todo o Evangelho, de que ali se escreve e manifesta o grande exórdio.
Veremos então o Evangelho como uma das obras primas da humanidade.

II - Os Reis Magos

4. Destacamos aqui a presença dos Reis Magos que vieram de longe, guiados por uma estrela, para venerar um Rei Menino, que alguma revelação e convocação interior e espiritual lhes dizia que era o Messias, o Rei dos Reis, o Mensageiro da Luz e da Vida.
Os Presentes dos Três Reis representavam as Três Grandes Fases da Vida de Cristo.
Ouro – A Fase gozosa – Infância, Adolescência e Pregação.
Mirra – A Fase Dolorosa – Paixão.
Incenso – A Fase Gloriosa – Ressurreição.
No Evangelho os Três Reis Magos são apresentados sem mais especificações.
É que, para o cristianismo as pessoas são todas iguais, enquanto seres humanos, sem superiores nem inferiores. Por isso não é informada a cor ou a região de cada um. Isto não era pertinente.

5. A Tradição Cristã diz-nos que os Três Reis Magos representavam os Três Continentes então conhecidos: A Europa, a África e a Ásia.
O Africano era negro, procedente da Etiópia, de nome Baltazar. Os outros dois eram brancos, da Europa e da Ásia.
A tradição nos revela que o nome dos Três Reis era;
Melchior, Gaspar e Baltazar. Eram descendentes dos três filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé.

6. Os Três Reis trouxeram presentes para o Rei dos Reis. Trouxeram ouro, incenso e mirra.
O ouro para homenagear a realeza e a imortalidade: o poder maior, o poder espiritual. Representava a vida de Cristo pelo mundo, pregando a Mensagem.
A mirra representa a vida dolorosa de Cristo, seu sofrimento, paixão e morte.
O incenso significa a Ressurreição gloriosa de Cristo, o triunfo sobre o sofrimento e a morte.
Desta forma, os Reis Magos, com seus presentes, também profetizaram a vida de Cristo e a Dinâmica da Mensagem do Evangelho.

III – O Quarto Rei Mago - Tibiriçá

7. Diz o Magno Orador, o P. Antônio Vieira, que faltou no Dia de Reis, no Presépio, o Rei que representava o quarto Continente, descoberto pelos Portugueses: a América, ainda desconhecida.
Um grande pintor português, do século XV e XVI, Grão Vasco, pintou, entre 1500 e 1506, uma tela sugestiva e inovadora, representando a chegada de quatro Reis Magos ao Presépio.
O Continente Americano está representado por um índio brasileiro, a quem poderíamos dar o nome de Tibiriçá.

8. Qual seria o presente do Rei Mago das Américas – Tibiriçá?
Eu acredito que seria uma ânfora de água pura da rocha.
A água é essencial à vida, e está disponível para todos, por toda a parte. Na hora da sede, um copo de água recupera vidas. A água, como presente, representaria a alteridade que é a essência do Mandamento Novo: a Confraternização de todos os Povos.
A chegada do quarto Rei Mago, completa o sentido da Universalidade, significada nos quatro pontos cardeais.
O quarto Rei Mago das Américas, o Tibiriçá, chegou ao Presépio apenas em 1500, mas com uma missão sublime: Renovar o Mundo a partir do Brasil. Este é um processo em curso, que não sabemos como nem quando será plenificado.

fonte:

http://alfa8omega.blogspot.com/2011/01/reis-magos.html