domingo, abril 10, 2011

CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVAS BRASIL-PORTUGAL 2011 - Elos Internacional

CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVAS

BRASIL-PORTUGAL 2011


A Diretoria de Cultura da Presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, a Diretoria de Cultura da Casa de Portugal, em Londrina (Conselho das Comunidades Portuguesas do Paraná), o Elos Clube de Londrina e a Presidência da UBT/Seção de Londrina, no desejo de levar a todos os povos de Língua Portuguesa, a Cultura das Trovas, via Elos Internacional, Casa de Portugal, Elos Clube e União Brasileira de Trovadores – UBT/Seção de Londrina/PR - apresenta para este Concurso Internacional de Trovas, o seguinte


REGULAMENTO:


ART. 1 – Do Elos – O Elos Internacional da Comunidade Lusíada, que cuida da preservação da Língua Portuguesa, tem sua sede no local onde reside o Presidente Internacional. Até 2011 a sede está em Mandaguarí/PR. A Convenção do Elos Internacional de 2011 será em S. Bernardo do Campo, nos dias 21 a 23 do mês de outubro, sendo o dia 24 reservado aos passeios convencionais.


ART. 2Do Concurso – O Concurso de Trovas tem por objetivo incentivar essa modalidade de literatura, difundindo o Movimento Elista e o conhecimento das Casas de Portugal. A Coordenação desse Concurso Internacional estará a cargo das Diretorias de Cultura, com apoio da Presidência da UBT/Seção de Londrina. O Concurso é aberto a todos: membros e não membros do Elos e da Casa de Portugal.


ART. 3 – Da Trova – Entende-se como Trova a composição poética de quatro versos setissílabos, rimando o 1º com o 3º verso e o 2º com o 4º, formando um sentido completo. Para o Concurso, a Trova deve ser inédita e de autoria do concorrente.


ART. 4 – Dos Temas - Elo,s; Vinho,s. – Trovas líricas ou filosóficas, contendo um ou os dois temas, até o máximo de três (3) trovas, no sistema de envelopes, que permite que as trovas sejam datilografadas ou digitadas e coladas em um envelope 11x8cm, aproximadamente, contendo, dentro, o nome do Trovador e o endereço completo. Por favor, coloquem o código da cidade antes do número do telefone. Não se esqueçam do CEP, e se tiverem e-mail, enviem-no também; isto facilitará a correspondência. Uma vez colocada a trova em cada envelope pequeno com a devida identificação dentro, e já fechado, coloque os três em um envelope maior e envie para...... Concurso Internacional de Trovas 2011

Rua Pio XII, 97 – Sala 1102 – 86020-380 – LONDRINA/PR – Brasil.

Pelo sigilo, como remetente: Luiz Otávio - Endereço do próprio Concurso.


ART. 5 – Dos Prazos –Data prorrogada até 30 de abril de 2011, chegada das Trovas, valendo a postagem. A premiação será na Convenção do Elos Internacional, de 21 a 23 de outubro de 2011, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, às 14:15h do dia 23/10/11 encerrando-se às 16:15h, com pequeno intervalo.


ART. 6 – Da Classificação - Em outubro, dia 23, domingo, haverá a entrega dos prêmios para os classificados nas três categorias previstas: Vencedores, em número de três. Menção Honrosa em número de sete; e Menção Especial, dez trovas. Haverá publicação das trovas classificadas. As demais não serão devolvidas.


ART. 7Da Premiação – Os Trovadores premiados nos três primeiros lugares receberão troféus; os premiados com Menção Honrosa receberão medalha dourada; os de Menção Especial, medalha prateada. Todos os contemplados receberão certificado de participação, emitido pelo Elos Internacional, Casa de Portugal, Elos Clube e UBT/Seção de Londrina. Os certificados trarão sua trova registrada, assim como o nome do autor, a cidade, o Estado e país a que pertença. Cada contemplado terá direito a um livro, graciosamente. Se alguém desejar novos livros, haverá um pequeno custo por volume.


ART. 8 – Da aceitação do Regulamento – O envio das Trovas caracteriza a aceitação do mesmo.


Maria Aparecida (Cidinha) Frigeri

Da Direção de Cultura/da Comissão Organizadora

Londrina, 2011.