sexta-feira, março 18, 2011

41ºs. JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA 2011

ORGANIZAÇÃO

- A organização destes Jogos Florais cabe à Casa Museu Profª Maria José Fraqueza.

Sendo seu objectivo homenagear poetas algarvios e elementos que colaboraram no certame, não só divulgando através dos jornais, como participando como elemento júri, em alguns anos, decidiu a sua Directora homenagear o saudoso e grande jornalista/amigo – ANTÓNIO AUGUSTO FERNANDES MARQUES, que muito contribuiu em diversas actividades culturais.

MINI-BIOGRAFIA ANTÓNIO MARQUES


ANTÓNIO AUGUSTO FERNANDES MARQUES, nascido no distrito de Braga – Vila Verde, tinha o seu coração neste Algarve, onde se fixara há mais de cinquenta anos. Enveredou pelo jornalismo onde exerceu um actividade notável, formando o seu mensário Correio Meridional, tarefa em que o acompanhei mais de vinte anos como sub-directora e colaboradora entre outros tais como: Distrito de Faro, Gazeta de Lagoa, Brisas do Sul, Gazeta de Salir, A Voz de Lagoa, etc. Deu vida a diversos espaços associativos: Associação de Amizade Algarve-Macau, Associação dos Orgãos de Comunicação do Algarve - ASORGAL, Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve – AJEA, Cooperativa Jornalista - COOPJORN, iniciativas em que deixou uma marca indelével, bem como as viagens a nível nacional e internacional que junto realizámos, levados pelo sonho de levar por diante, esta missão sublime de comunicação entre os povos e o Amor à Terra-Mãe. Divulgou, publicou artigos, fez parte dos júri deste certame literário durante vários anos, que sempre nos acompanhou.

Ele viverá eternamente no nosso coração – na chama viva da saudade que se acende na nossa alma e que nos irmana em sentimento comum, seja o incentivo que nos leve a prosseguir esta nossa caminhada até um dia!

A Directora do Certame


REGULAMENTO

1 – ADMISSÃO

1.1 - O concurso está aberto a todos os poetas nacionais e estrangeiros, desde que se exprimam em língua portuguesa.

1.2 - Podem concorrer em dois níveis etários (quer sejam jovens ou seniores) mas deverão indicar a idade no exterior do envelope, juntamente com o pseudónimo.

2 - Os trabalhos devem ser inéditos e respeitar

as regras da poesia, nas variantes seguintes:

2.1 – Quadra Popular – “Ser Jornalista” em sistema de envelopes.

2.2 - Poesia Lírica (não se admitem sonetos)

Tema:Homenagem a António Marques”

2.3. – SONETO – Tema Livre


2.4. – Glosando em Quadra ( poesia obrigada a mote ):

Mote:

O jornalista é obreiro

Da cultura difusor…

O jornal – o mensageiro

Mostra ao Mundo o seu valor.”

(Maria José Fraqueza)


3 – PROSA – (Reportagem, entrevista, texto, artigo, crónica, conto) subordinado ao tema:


SER JORNALISTA POR UM DIA”


O texto não deverá exceder 2 páginas. A apresentação estética deverá ser feita em papel formato A/4 . tipo de letra “Times New Roman” espaço 2, tamanho: 12.


4 – CALENDÁRIO


4.1 - Recepção dos trabalhos - até ao dia 15 de Maio de 2011, carimbo dos correios. A data da Sessão de Entrega dos Prémios, deverá ser levada a efeito no dia 16 de Julho, no decorrer das Festas da Padroeira.


5. ENVIO DOS TRABALHOS


5.1 - Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados pelo correio, sem indicação do remetente, para a seguinte morada:

Casa Museu Profª Marias José Fraqueza

41ºs.Jogos Florais Internacionais de N.Sra.do Carmo

APARTADO 71

8700 – 908 FUSETA – ALGARVE – PORTUGAL

5.2 – Variantes: Deverão os trabalhos das modalidades – Lírica, Soneto, Glosa em Quadra e Prosa - serem acompanhado de um envelope fechado, contendo no exterior o pseudónimo e a variante a que respeita e no interior a identificação, idade, nome completo e a morada do concorrente. Os concorrentes, deverão indicar o escalão a que pertencem no exterior do respectivo envelope.

5.3 – O número de trabalhos a apresentar será de dois para as quadras populares ( escritas em envelopes separadas) e apenas um trabalho, em triplicado, para as outras variantes.


6. DISPOSIÇÕES GERAIS


- Não usar pseudónimos repetidos em concursos anteriores.

- Apenas os concorrentes premiados serão

avisados por escrito;

- Os trabalhos não premiados serão destruídos, conservando o autor os seus direitos;

- Os concorrentes premiados deverão nomear em caso de não comparência, um seu representante;

- As despesas do correio para envio aos premiados, serão suportadas pelos mesmos, em caso de não comparência.

- A classificação dos trabalhos será da competência dos elementos do júri que será constituído por pessoas competentes de cujas decisões não há recurso, salvo em caso de plágio ou de trabalho não inédito, devidamente comprovado.

- Qualquer omissão neste Regulamento ou situação imprevista, será resolvida pela Presidente do Júri