sexta-feira, julho 28, 2006

Em defesa da língua

13/JUN/2006

Da Presidência de Elos Internacional - Portugal

Em defesa da língua


A nossa Pátria é a nossa maneira de sermos, existirmos e vivermos e de estarmos no mundo, é a nossa história, o nosso passado, a história de todos aqueles que falamos a mesma língua, são os nossos valores e acima de tudo a nossa Pátria é também o nosso futuro e a necessidade de continuarmos em comum os séculos em comum da nossa existência, de conservarmos e aprofundarmos a nossa cultura e desenvolvermos a nossa identidade e termos a certeza de que somos diferentes e de que temos muito em comum.

Num tempo em que outras línguas tentam ocupar o lugar da nossa, tentam substituí-la e ao substituí-la conseguirem deixar de ser o que fomos e somos ainda hoje e como somos para sermos o que eles são e como são, há que lutar em toda a parte onde se fala a nossa língua e por todas as vias em sua defesa e de tudo quanto ela integra, contem, significa e representa.

A língua portuguesa é a argamassa, é cimento que une todos aqueles que no dia à dia a falam e escrevem, independentemente da parte do mundo em que se encontrem e até daqueles que falando habitualmente outra língua, a conhecem escrita e falada.


E porque é comum a todos aqueles que a conhecem, aí a razão pela qual, todos juntos, constituímos uma comunidade, um espaço em que culturalmente nos encontramos, defendendo valores e princípios humanistas que a gente lusa na sua diáspora e onde quer que se encontre, sempre viveu e defendeu.

A língua portuguesa defende-se com o seu pluricentrismo e as suas variantes.

Em Portugal ainda não há legislação que defenda a língua portuguesa. Há mais legislação na defesa da chamada língua mirandesa que já ninguém fala e só alguns estudiosos dela a conhecem mas não a falam no seu dia à dia, do que da língua portuguesa.

Só 350.000 ameríndios, dizem que a sua língua materna não é o português e no Mercosul as línguas oficiais são apenas o português e o castelhano mais conhecido por espanhol e certo é também que o português é a segunda língua da África do Sul.

Segundo Fernando Pessoa as três línguas mais populares em todo o mundo serão o Inglês, o dito Espanhol e o Português.

Um dos principais objetivos do Elismo é o da preservação e difusão da língua portuguesa e da Cultura Lusíada

A língua portuguesa é o elo fundamental que une todos os portugueses onde quer que residam e une igualmente todos quantos no seu dia à dia comunicam entre si através dela.

O Elismo é fundamental para a expansão e aprofundamento da Comunidade Lusíada através da nossa língua comum e dos nossos valores, na defesa da tolerância, do amor e da paz entre todos os homens.

"A língua portuguesa é um valor estratégico para reforço da projeção de Portugal no mundo."assim disse Cavaco Silva no Porto no dia 10 de Junho de 2006

A língua portuguesa tem de ser uma força política neste mundo cada vez mais globalizado.

Alcindo Costa
Presidente do Elos Internacional


Fonte: Jornal Mundo Lusíada http://www.mundolusiada.com.br/