quinta-feira, julho 27, 2006

Visita à Assembleia da República dos Elos Clube de Olhão e Elos Clube de Faro


Elistas do Elos Clube de Olhão e do Elos Clube de Faro deslocaram-se a Lisboa, em 10 de Julho de 2006, em actividade cultural organizada pelo Elos Clube de Olhão com o objectivo de visitar a Assembleia da República.


A comitiva saiu de Olhão, em autocarro cedido gentilmente pela Câmara Municipal de Olhão, pelas 09.00 horas e chegou a Lisboa cerca das 12.30 horas.

Após o almoço, cerca das 14.30horas, os Elistas iniciaram uma visita guiada à Assembleia da República.

Junto da entrada puderam apreciar o claustro do antigo convento. Subiram pela Escadaria Nobre. As pinturas de Martins Barata no topo encontravam-se tapadas com um pano no qual se encontra reproduzida a Constituição da República Portuguesa. Esta iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos da Constituição. Os Elistas puderam apreciar vários pormenores de carácter arquitectónico e o enorme candeeiro, que pesa cerca de 1200 quilos.

De seguida foi visitada a Sala dos Passos Perdidos e admirados os 6 paineis pintados a óleo sobre tela por Columbano Bordalo Pinheiro. Neles encontram-se representadas várias figuras da política, oratória e administração pública. Ao fundo à esquerda, a sala da República (sala da Imprensa).Na sua entrada um busto, em bronze, da República. Em frente, na parede recuada, uma pintura que representa Viriato, da autoria de Benvindo Ceia. Nos Passos Perdidos encontrava-se patente uma exposição multimédia acerca dos 30 anos da Constituição e que foi visitada pelos elistas.

Os Elistas entraram na Sala das Sessões e ocuparam a bancada dos Deputados e assistiram à explicação dada pela guia acerca dos pormenores de carácterarquitectónico da Sala e acerca do funcionamento da Assembleia.
A comitiva percorreu a Galeria dos Presidentes onde para além dos retratos do anteriores Presidentes da Assembleia da República pode observar-se, em vitrines, vários objectos ligadas à história da Assembleia.

Visitaram a Sala do Senado e puderam apreciar o tecto pintado a "grissaile", em "tromp l'oeil", simulando cartelas em baixos-relevos com motivos geométricos e figurativos. Ao longo do anfiteatro dispõem-se bustos de Pares ilustres. Por detrás da Presidência, um retrato representando o Rei D. Luís. Em frente um relógio ladeado por duas figuras, um mocho e um galo, que representam a sabedoria do senado e a atenção do mesmo ao Parlamento.

Foi a vez de conhecer o Salão Nobre. Destinado às recepções oficiais, este salão amplo encontra-se decorado com 7 pinturas que representam episódios importantes da História de Portugal:
- Tomada de Ceuta - Diogo Cão fala aos negros após colocar o Padrão dos Descobrimentos na foz do Rio Zaire;
- Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas depois chamado Cabo da Boa Esperança;
- Pedro Alvares Cabral desembarca em terras de Vera Cruz;
- Tomada de Malaca por Afonso de Albuquerque.
Nos lados da sala e frente a frente os dois mais importantes quadros, a pintura em que o Infante D. Henrique se encontra na praia junto às Caravelas, vendo-se ao fundo a ponta de Sagres;
Em frente, Vasco Gama na India recebido pelos emissários do Samorim.

Nas paredes da sala, colunas com embutidos de bronze, onde se podem ver a cruz de Cristo e a cruz de Santiago, caravelas e as Quinas.
A terminar a vista, os Elistas passaram pelo Átrio Principal, local em que encontrava a Igreja primitiva, e que se encontra decorado com bustos de parlamentares ilustres da Monarquia e da 1ª República. No local das antigas Capelas, encontram-se os sinos primitivos da igreja do Covento de São Bento e um busto de Camões oferecido à Assembleia da República pelo último Governo de Macau.


Terminada a visita assistiram ao render da Guarda.


Neste dia encontravam-se hasteadas todas as bandeiras dos países da CPLP.

Os Elistas rumaram a Olhão, com passagem por Faro, onde chegaram cerca das 20.00 horas.

José Luís Guedes de Campos