segunda-feira, agosto 14, 2006

Brasil por Alcindo Augusto Costa

BRASIL

O Brasil, povo amigo e irmão, sangue do nosso sangue, glória dos nossos antepassados comuns, está sempre bem presente no coração e na memória de todos os portugueses.

Irmanados nos mesmos ideais, regidos durante vários anos pelas mesmas instituições, formamos ou devíamos formar uma só e única Pátria.

Se o mar nos separa no espaço, são muitos os elos que nos unem no tempo, tanto no passado como no presente, e todos nós portugueses desejamos que no futuro, esses elos, sejam ainda mais fortes e mais perenes.

A Comunidade Luso Brasileira é já uma instituição de todos conhecida. Todavia se é uma realidade legal, não é ainda tudo o que deveria ser. Mal se sente que existe, muito pouco actua e não prospera por culpa não sei de quem, talvez de nós todos. E é pena que assim seja.

Em Portugal todos nós desejamos um maior intercâmbio entre os dois povos, tanto no campo da ciência, como no campo das artes, tanto nos desportos como nas letras, tanto nas relações culturais como nas relações económicas.

Sentimos que o Brasil, pelo menos sentimentalmente, ainda é nosso, sabemos que foi Portugal que o fez, que não existia, como Nação que hoje é, antes de os portugueses lá chegarem. Di-lo a história e nós consideramo-lo ainda carne da nossa carne e temos por ele um amor tão grande como o que temos pela nossa Pátria.

Os problemas do povo brasileiro também a nós nos preocupam. Quando lá se sentem e sofrem dias maus, de dor e amargura, também nós sofremos quando deles temos conhecimento.

Mais ou menos próximos todos nós temos no Brasil parentes ou amigos, alguns que quando jovens aprenderam connosco a balbuciar as primeiras palavras e a conhecer as primeiras letras, muitos brincaram connosco na infância e connosco sentiram as primeiras alegrias de viver.

Hoje estão no Brasil. Alguns jamais voltarão e nós jamais os voltaremos a ver.

Porque sabemos que ali continuam Portugal e dão vida ao Brasil, temo-los no coração, sofremos com as suas dores, rejubilamos com as suas alegrias e com os seus êxitos.

Por mais boçal ou ignorante que seja, todo e qualquer português ama e conhece um pouco do Brasil.

Poderá nunca ter ouvido falar noutro país, mas do Brasil sabe com certeza muita coisa.

Sabe que é, como que a continuação de Portugal, sabe que é um outro Portugal onde se fala a mesma língua, onde os costumes são semelhantes, sabe que é um país muito e muito maior que o seu, um país que, se já é grande no presente, há-de ser bem maior no futuro, mais próspero, mais aliciante e mais apetecido.
Por isso o procura e para lá tem emigrado.

Como os pais amam seus filhos, assim o português ama o Brasil. Não inveja as suas riquezas imensas nem maldiz os seus defeitos, exalta as suas virtudes e envaidece-se com os seus êxitos.

Para o português o Brasil é também Portugal.

Será um lugar comum tudo aquilo que acabo de afirmar e já terá sido dito na sua essência por muitos outros portugueses. Mas se é um lugar comum, é justamente porque traduz o sentido unânime de todos nós e deve por isso ser repetido muitas vezes para que seja ainda maior a aproximação entre os dois povos irmãos.

Brasil e Portugal dão ao mundo, a este conturbado mundo actual, cheio de ódio, inveja e sórdidas ambições, um grande exemplo de solidariedade, respeito mútuo e verdadeira coexistência pacífica que todos os povos deviam imitar e seguir.

Fala-se muito de paz, mas os que mais dela falam, são os que menos a procuram e os que provocam e fomentam as guerras.

E que belo exemplo o de Portugal e do Brasil!

Como a paz seria um bem ao alcance de todos os povos, se todos seguissem o seu exemplo, se todos, nas relações de uns com os outros estivessem unidos pela amizade que a nós nos une!

Alcindo Augusto Costa
Presidente do Elos Internacional

Fonte: Jornal Mundo Lusíada http://www.mundolusiada.com.br