terça-feira, agosto 18, 2009

CERIMÓNIA DO 50º ANIVERSÁRIO DO ELISMO

A cerimónia de entrega de prémios do Concurso Literário Internacional realizada a 7 de Agosto, no Governo Civil de Faro foi, porventura, uma das mais belas e ficará na memória de todos pela grandiosidade da mensagem que ali teve lugar.

A presença de muitos premiados, convidados, poetas e escritores, elistas de várias unidades tornaram possível enaltecer o trabalho e o ideal dos nossos antecessores, sobretudo de Eduardo Dias Coelho. A Língua Portuguesa foi rainha e na voz dos seus autores foi feita justa homenagem.




Foi nossa convidada a Dra. Elda Alvarez, Conselheira da Missão do Brasil junto da CPLP.

Foi outorgada pela V.P. Continental para a Europa medalha comemorativa do Cinquentenário do Movimento Elista aos convidados que integravam a mesa de honra: Governo Civil de Faro, Câmara Municipal de Faro, Direcção Regional de Cultura do Algarve. Foram ainda distinguidos com a mesma medalha as unidades elistas ali presentes: Faro, Olhão, Lisboa e Alcanena.




Os três elementos do Júri do Concurso Literário , CE Maria José Fraqueza, CE Mariana Fernandes e CE Dina Lapa de Campos, receberam esta medalha e Diploma de Honra ao Mérito pelo trabalho que têm desempenhado em prol do Elismo.


O Elos Clube de Alcanena foi ainda distinguido com a Medalha de Ouro da V.P. Continental para a Europa por ter admitido num ano mais de 25 associados. A medalha e respectivo diploma foram entregues ao Presidente do Elos CLube de Alcanena, CE Daniel Café.



Após esta cerimónia teve lugar a inauguração de uma placa do Elos Clube de Faro, junto à entrada do Hotel Faro, local onde habitualmente nos reunimos num gesto de cumplicidade entre esta unidade hoteleira e o Elos Clube de Faro.



O jantar festivo promovido pelo Elos Clube de Faro, contou com a presença dos convidados, premiados e elistas e iniciou-se pela audição do Hino do Brasil seguido do Hino de Portugal, saudação às Bandeiras e Oração Elista. O jantar pautou-se por uma saudável confraternização que rapidamente se transformou numa alegre tertúlia onde a poesia e a música tomaram lugar. Em homenagem à nossa convidada de honra - Dra. Elda Alvarez, o CE Joaquim Teixeira leu um poema de Vinicius de Moraes. A CE Maria José Fraqueza encheu a sala de poesia e até cantou (e encantou!).



A família do Elos Clube de Faro ficou maior com a entrada de 3 novos elistas, 3 poetas (os 3 foram premiados no Concurso Internacional).

A encerrar foi ouvido o Hino do Elos Internacional.