PROGRAMA F n M - Fermento na Massa da VPIAS
PROGRAMA F n M
FERMENTO na MASSA
A Vice- Presidência do Elos Internacional para a América do Sul lança o
PROGRAMA F n M – FERMENTO na MASSA.
O ELOS PRECISA DE :
- Agilidade, Fortalecimento, Atitude e Expansão.
CONTEXTO
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-se e foste desvendando a espuma.”
Fernando Pessoa
Assim é o Movimento Elista Internacional: A grande obra sonhada por Eduardo Dias Coelho nasceu, cresceu e se expandiu.
O PROGRAMA F n M visa o crescimento e o fortalecimento do Movimento Elista. Tudo dependerá de cada companheiro, pois “Cada Elista é a fração de um Todo”.
“Que a terra fosse toda uma”, que os povos , nações e raças vivam e convivam em paz e harmonia. Faz-se necessário fomentar a união, a amizade e o companheirismo.
MISSÃO
A Vice Presidência Internacional para América do Sul convida a todos para a grande missão: “Ide pelo Mundo levar o elismo a todos” e mostrar como é maravilhoso viver e sentir
PLANO DE TRABALHO
> Fomentar encontros culturais e sociais, festivas, jantares, palestras, eventos dos mais diversos, de modo divulgar e favorecer a expansão do Movimento Elista.
> ,Estabelecer parcerias, pois são necessárias , a fim de provocar o fortalecimento, cada vez mais, do Elismo. Companheiros elistas, jovens, crianças, simpatizantes : TODOS se encontram envolvidos na grande missão : “que cada um dê a sua mão ao companheiro e ao próximo na formação de uma corrente solidária, barreira indestrutível a todos os males”.
Praia Grande, 5 de outubro de 2009
Sidney Cardoso da França
Vice- Presidente Internacional para América do Sul
Programa Fermento na Massa
Penso ser de grande valia e imprescindível para o movimento um programa com orientação à todos os líderes elistas.
Cada unidade deve adaptar, criando sua receita, utilizando-se da estrutura do programa.
Procurando mostrar o “caminho das pedras” de modo agilizar e trabalhar as áreas do programa.
Apresentação do PROGRAMA F n M e agendamento de visitas aos Distritos Elistas:
Outubro - Distrito Elista- 1 e Distrito Elista- 2
Dezembro - Distrito Elista- 5
17/Abril - Distrito Elista- 8
Maio - Distrito Elista- 4
• Haverá continuidade em 2010. Após lançado no Distrito Elista, não mediremos esforços para manter a “chama acesa”.
1.Receita
• Construir Monumentos ou Marcos
Acreditar que construção e inauguração de monumentos ou marcos em logradouros públicos, é uma forma de ocupar o espaço reservado às grandes causas, assim como à causa elista.
• Utilizar-se da imprensa escrita, falada e televisada de modo divulgar o elismo. “Ver” e “Ouvir” o Elos.
• Criar Elos Jovens
Reservar espaços e criar oportunidades para os jovens dentro do movimento elista. É de fundamental importância para garantir o futuro do Elos. Aliás, é o trabalho utilizado por entidades que têm um visão futurista de desenvolvimento e construção, adaptando-se aos tempos modernos.
• Estabelecer as Reuniões de Convívio, respeitando-se a regularidade exigida
• Realizar Reuniões Culturais ,de modo divulgar a importância do Movimento Elista para a sociedade.
2.Comunicação.
É de suma importância a comunicação entre as unidades, entre Companheiros Elistas, a Instituição e o Poder Público, Autoridades, Empresas, Presidência Internacional,Vice Presidência para América do Sul, Governadores, Presidentes e Elistas com parceria com a Presidência Internacional. Um meio de comunicação eficiente e eficaz entre todos os membros do Movimento Elista é o Portal e o Correio Eletrônico.
3.Momento Elista
Em todas as reuniões (de Convívio e festivas) deve acontecer breves comunicações (aprox. 5 min), intituladas Momento Elista, abrangendo, por exemplo:
>Fragmentos da Carta de Princípios;
>Fragmentos da Oração Elista e, ainda,
>Apresentação de Poetas da Casa :com Poesias/ Sonetos /Trovas sobre o Elismo
4.Momento da Língua Portuguesa.
Em todas as Reuniões (de Convívio e Festivas) devem acontecer breves comunicações ( aprox. 5 min), intituladas: Momento da Língua Portuguesa, como:
Erros, acertos , estrangeirismo, “pérolas em concursos”, de modo a valorizar a nossa querida língua portuguesa , assim como contribuir na informação e formação de elistas e convidados .
5.Criar Hábitos
As Unidades devem promover as reuniões, de modo a promover ações culturais e sociais, fortalecendo cada vez mais o nosso Movimento.
Nada melhor do que criar o hábito e o prazer dos encontros, pelo menos mensais, entre os elistas e seus convidados.
No livro Pequeno Príncipe, a figura da raposa e o príncipe sentem a real felicidade com o prazer do encontro; mesmo momentos antes já sentem a sensação de amor e felicidade.
6.Monumento Elista
Cada Unidade Elista deve trabalhar de modo a tornar público o Movimento Elista, inaugurando, pelo menos, um marco elista em uma localidade pública em sua cidade , bairro ou região.
7.Células Elistas
A Constituição Elista trata da criação de novas Unidades ou células elistas.
No Programa FnM precisamos fortalecer as Unidades já existentes e ,ainda ,dar suporte para o surgimento de novas células elistas.
Pode ser uma solução, quem sabe ,para grandes cidades que enfrentam a dificuldade de locomoção. Para pequenas cidades que se avizinham, também pode significar uma solução para a expansão do Movimento Elista.
8.Reuniões Conjuntas.
As Unidades Elistas devem realizar ,sempre que possível ,com a participação e organização efetiva do Governador Distrital , reuniões conjuntas de confraternização. “Todo se fortalecem , além da troca de experiências “.
8.1. Orientações de protocolo se fazem necessárias, de modo a enriquecer as reuniões elistas. Deve-se “deixar de amadorismo e passar para o profissionalismo”.
9.Taxas
Srs. Governadores, Srs. Presidentes , líderes elistas: TODOS precisam colaborar de modo a manter as Contribuições Financeiras (taxas elistas) em dia.Deve-se evitar o acúmulo de recolhimento. O Elos precisa caminhar todos os dias, e um pouco mais a cada instante.
A manutenção das atividades e do trabalho, no Movimento Elista ,depende, exclusivamente, da parceria e da responsabilidade dos dirigentes. ‘ CADA UM É A FRAÇÃO DE UM TODO”
10. Identidade
Criar o hábito de cantar o Hino do Elos Internacional em todos as atividades elistas.
Criar o hábito de usar com orgulho o distintivo elista.
<< Home