domingo, março 21, 2010

Dia Mundial da Poesia




No dia Mundial da Poesia, presto homenagem a uma brilhante Poeta Santista a Companheira Elista Maria Araujo Barros de Sá e Silva, Presidente da Academia Santista de Letras - titular da Cadeira 6, do Patrono Ângelo de Souza, membro do Conselho Superior do Elos Internacional, Presidente de Honra do Elos Clube de Santos - Célula Matter-, e Directora do Centro de Documentação da Memória Elista.

Poeta excelsa e virtuosa que se tem dedicado de alma e coração à causa da Língua e Cultura Portuguesas. Dirigiu com maestria e dinamismo o Elos Internacional na Gestão 2003-2005, idealizadora e construtora do Portal da Lusofonia (patente em foto no topo esquerdo deste portal de internet).

"Nasceu em Salgueiro-PE, mas reside em Santos, há mais de 40 anos, onde desenvolveu suas atividades literárias. Fundou e presidiu a Associação de Poetas e Escritores da Baixada Santista - APEBS. É membro da Academia Santista de Letras, Academia Feminina de Letras e Artes de Santos e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. É graduada em letras pela UniSantos. É "Cidadã Santista" através do decreto legislativo nº 1892."*

Bibliografia: Um raio de luz (Poesia) 1986
Cadeira 21 (Discurso Acadêmico - AFCLAS -1988)
Cadeira 131 (Discuros - IHGS - Elogio ao Patrono da Cadeira - 1989)
Raios de Sol (Poesia) 1990
Santos "Civitas Mea" (Poesia)- 1992
Elogio de Angelo de Souza (Discurso Acadêmico) - 1995
Raios de Luar (Poesia) - 1995
Umãs - 60 anos (Poesia - Histórico da fundação daquela Vila) 2001
Aristheu Bullhões - Meu Mestre, Meu Amigo - 2009

---

Elos por Eles e Elas - Revista Ilustrada do Elos Clube de Santos -1999;
Brasil 500 Anos - Revista Ilustrada do Elos Clube de Santos - 2000;
Portal da Lusofonia - Revista Ilustrada do Elos Internacional - 2005;

---
Opúsculos:
Tributo à Língua Portuguesa ( Prosa Poética - apresentado na XXIII
Convenção doe Elos Internacional - Coimbra, Outubro de 2001);
Saudação Elista (versos ao Elos de Montes Claros) - Abril de 2002;
Como é Bom Ser Elista (Prosa Poética) Maio de 2002;
Isto é o Elos - Elos Internacional - 2003

---
Participação em várias Antologias e Colectâneas das seguinte entidades:
Casa do Poeta de Santos - Santos - SP;
Academia Santista de Letras - Santos - SP;
Academia Feminina de Cências, Letras e Artes de Santos - AFCLAS- Santos - SP;
Academia Petropolitana de Poesia "Raul de Leoni" - Petropólis - RJ;
Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SBRAMES - São Paulo -SP;
Literarte - Rio de Janeiro - RJ;
Associação de Poetas e Escritores da Baixada Santista - APEBS - Santos -SP;
Elos Clube de Santos - Santos - SP;
Elos Clube de Londria - Londrina - PR;
Trabalhos na Revista Destaque;



O seu Amor à Cidade de Santos, está patente no poema:

Santos, Minha Terra! *~

Por que te chamo com orgulho?: "Minha Terra",
Mesmo sabendo que em teu berço não nasci?
Será por causa do amor que o meu peito encerra
Ou pelo afeto imenso que nutro por ti?

Quando pisei teu solo, tu me cativaste
Tão de repente, só por ti me apaixonei...
Eu já nem sei se foste tu que me adotaste
Ou se fui eu que ternamente te adotei.

Longe de ti não viverei sem teu calor...
Como te quero me aconchego aos teus recantos
E hei de exalta-los com desvelo e muito ardor.

Terra querida dos Andradas, teus encantos
Eu vou cantar, dizer bem alto e com vigor:
Minha Cidade! Minha terra! Minha gente!



Bem Haja!

*http://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult024.htm