segunda-feira, janeiro 17, 2011

UMA TRAGÉDIA NUM PARAÍSO - Artigo de Opinião de J. Jorge Peralta

I
Tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro

J. Jorge Peralta
1. O Brasil possui verdadeiros paraísos, onde vivem e convivem pessoas “privilegiadas” de diversos níveis sociais e sócio-culturais. Um dos destaques é a região serrana do Rio de Janeiro, onde se situa o emblemático pico do Dedo de Deus. Um dos ex-libris do Brasil.
Petrópolis foi um refúgio da Família Imperial do Brasil e de muita gente de destaque nas artes, nas ciências e na política. A Família de Tom Jobim, grande compositor aí tem um sítio que sofreu com a tragédia. É apenas uma pequena amostra.

2. Alegra-nos dar boas notícias, mas dói ver o sofrimento dos irmãos, vítimas de tragédias.
Agora está sendo a vez do Brasil, com destaque para a belíssima região serrana do Estado do Rio de janeiro. Uma calamidade. Chuva torrencial, na madrugada do dia 12, trouxe destruição, tragédias e mortes. A tromba de água foi implacável. Deixou poucas alternativas de escapar, por onde passou.
Três cidades, Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis foram as regiões mais atingidas. Três regiões serranas de grande beleza, que abriga gente simples e casas e hotéis de alto luxo.
A tragédia não destruiu as cidades, mas fez grandes estragos.
A tragédia a todos tratou por igual, no sofrimento, na morte e na destruição. Deixou destroços, lama e dor.

II
Lição da Tragédia
3. Todos se igualaram na hora de prestar socorro às vítimas. A solidariedade desabrochou do sofrimento. Ainda bem.
Quem podia punha os pés na lama da rua, agora mar de lama, ou para atravessar o córrego, transformado em rio de lama, para socorrer alguém ilhado e em risco, do outro lado.
Gente pobre e gente rica, moradora de mansões serranas, a quem a enxurrada danificou as casas por igual, ilhados na serra, sem possibilidade de comunicação, devido à destruição das estradas, pediam água e comida: foram iguais na sorte e no desespero.
A morte e o sofrimento ronda, ainda, aquela região privilegiada pelas belezas naturais. Já se contam mais de 550 mortos. Há perdas irrecuperáveis de familiares. Uma tristeza que não se cura facilmente... Mas ainda há notícias de muita gente soterrada nas próprias residências que ruíram, levadas pela inesperada avalanche de água e lama.
Residências, empresas, hotéis... Nada foi poupado, por onde as águas torrenciais desceram.
Famílias inteiras morreram ou ficaram desfalcadas...

4. Mas a fé no futuro ainda se revelou pela voz de um menino de dez anos que, vendo o pai desesperado porque a água lhe levara a casa e tudo, o consolou:
Pai, não fique triste, nós vamos começar tudo de novo...”
Sim, as pessoas não podem desistir. Ao menos lhes sobrou a vida.
Os sobreviventes, que são muitos milhares de pessoas, estão ou em casa de amigos, ou em abrigos de emergência. São muitos os feridos e mais de 12.000 desabrigados.
Um bebê foi resgatado nos escombros, onde ficou soterrado por mais de 12 horas. O pai o manteve protegido pelo próprio corpo. O pai também sobreviveu.



III
Monumento ao Herói Anônimo

5. Com meus botões fiquei pensando: heróis anônimos se revelam nessas horas. Heróis que a estatística humana nem registrará.
Fiquei pensando naquele marido que se lastimava pela sua mulher, que tudo fizera para lhe salvar a vida, e que não a pode salvar. Tendo as pernas quebradas não pode socorrê-la quando dele precisou. E a perdeu na lama...
Todo machucado, ele se salvou... Mas ela se foi...
Quantas mães e quantos pais morreram, tentando e se arriscando para salvar os filhos? Quanto maridos morreram tentando salvar as esposas? Quantas esposas morreram, tentando, num último esforço, salvar os maridos? Quantos irmãos morreram tentando salvar os irmãos? Quantos amigos morreram, tentando o último e derradeiro esforço para salvar os amigos?...
São heroísmos de verdade, que jamais alguém contará; heróis que a tragédia selou, mas a morte silenciou. Heróis anônimos, mas heróis de verdade. Não certos heróis, farsantes, fabricados que os políticos nos querem impingir.
Em algum lugar da Região atingida deveria, ser erigido um Monumento ao Herói Anônimo, através de uma alegoria em pedra granito. Será símbolo do caráter heróico do nosso povo... Perpetuará um paradigma.

IV
Há Responsáveis pela Tragédia

6. Diante da fúria da natureza cessa toda a arrogância e toda a ganância. Nessas horas trágicas, é fácil culpar a natureza ou culpar os imprudentes, como se não fosse próprio do ser humano ousar, arriscar sempre, em busca de melhores condições de vida, para si e para os seus. Faltou a formação de caráter. Faltou consciência cidadã.
As ousadias irresponsáveis de poucos, às vezes ceifam a vida dos próprios e de muitos inocentes.
Cabe as autoridades estabelecer limites de risco, e fiscalizar... As autoridades são pagas para garantir, na medida do possível os limites que previnem a tragédia.
No entanto, as políticas venais sedem aos seus correligionários, em troca do benefício eleitoral ou econômico. Esquecem que a natureza é drástica e implacável.
Há questões previsíveis e questões imprevisíveis. As inundações da Austrália, hoje com imensas áreas alagadas, é questão imprevisível, vinculada que está a “distúrbios” globais, ao que parece.

7. O esbarrancamento da região serrana do Rio de Janeiro , são previsíveis a longo prazo. São fenômenos que se sabe que podem ocorrer, só não se sabe nunca quando, ou se ocorrerão algum dia.
Casas em encostas da Serra do Mar são sempre expostas a risco, devido à pequena camada de solo.
A fúria das águas é aterrorizadora, e não pede licença. Cabe aos humanos agir com a razão e não só com a emoção.

8. A tragédia, enfim, chegou com força incontrolável em Teresópolis, em Friburgo e em Petrópolis. Onde passou deixou marcas de perdas de vidas, de patrimônio e muita dor.
Prejudicou uma pequena parte daquela região belíssima. Assim mesmo os prejuízos “contaminaram” toda a região. Os quase 200 hotéis e outras Instituições foram atingidos psicologicamente. Grandes investimentos feitos, previamente, para receber as pessoas, tudo correu, “ralo” abaixo, com a tragédia que os atingiu, quer bloqueando as estradas de acesso, quer desarticulando as pessoas psicologicamente, pelo que ocorreu em outros pontos da região. As reservas de férias foram canceladas e as de carnaval correm alto risco
O Brasil “perdeu”, temporariamente, um espaço nobre de descanso e de entretenimento.

V
Lições da Tragédia
9. Teremos de presenciar, estarrecidos, muitas outras tragédias humanas se não aprendermos a lição dos fatos.
Não é possível as pessoas, sob o silêncio e o fechar dos olhos das autoridades, continuarem a desmatar as encostas dos morros e das serras.
Não se admite que continue a se permitir construções em áreas de risco, a ricos ou a pobres. Quando o morro esbarranca, descem casas, pessoas, animais pela encosta passando por cima de quem mora mais abaixo, às vezes em condições regulares. Assim as vítimas descuidadas matam as vítimas inocentes.
Os mortos não falam. Os erros de alguns e o sofrimento de muitos são soterrados, juntos na avalanche destruidora.
Nem sempre funciona esta equação, pois a tragédia nem sempre é tão lógica.
No entanto, o que pode ser prevenido, que seja...

10. A grande lei auto-sustentável é o respeito às leis da natureza, que a arrogância ou a ganância de alguns, simplesmente desconhece.
Precisamos aprender que há valores muito mais fortes e necessários do que lucro; e que lucro, com prejuízo da natureza, é sempre lucro de alto, risco, que não compensa.
Áreas de risco desmatadas devem imediatamente ser recuperadas, com replantio de árvores. As construções em áreas de risco devem ser transferidas para lugares seguros.

11. Mas esta não é uma lição da tragédia a ser aprendida apenas pela área atingida, na Serra Fluminense. Todo o Brasil e todo o mundo precisa aprender com os erros alheios, antes que a tragédia passe, avassaladora, à sua porta.
A solidariedade lusófona não se mede apenas com apoio moral e/ou econômico. Devemos trocar experiência s para evitar desastres idênticos e evitar sofrimento e dor que poderiam ser evitados se soubéssemos aprender também com os erros dos outros. Vamos exigir a aplicação de políticas urbanas de segurança para todos, também contra as intempéries.
Na prosperidade, como na calamidade, os povos lusófonos devem ser sempre solidários, para buscar sempre o bem-estar de todo o nosso povo.

Fonte: http://tribunalusofona.blogspot.com/2011/01/uma-tragedia.html