sábado, abril 16, 2011

fundação de Unidade Elista - Apucarana (PR-BR-AS) -2011

Prezadas Autoridades Elistas,
prezados membros Elistas,
prezados (as) amigos (as):

É com muita satisfação, com muita alegria e realização, que esta Presidente, em nome da Diretoria Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, vem informar que no dia 17 do corrente mês, as 10h, na cidade de Apucarana (PR-BR-AS), estará a ocorrer Reunião para deliberar sobre a fundação de Unidade Elista. Estarão sendo utilizadas, inicialmente, parcela de instalações, gentilmente cedidas, pelo "Instituto do Cego".
Esclareço que o coordenador dos trabalhos de fundação de Unidade Elista, o Professor e acadêmico Francisco Dias, residente à Rua Renê Camargo de Azambuja, 949, é Presidente da Fundação Cultural do Município de Apucarana, dentre outras funções que exerce.

Informo que a cidade de Apucarana tem mais de 115.000 (cento e quinze mil) habitantes e é pólo regional. Está localizada na Região Norte do Estado do Paraná (BR-AS).

Ressalto que os gestionamentos se deram através de ação do Governador do DE-4, CE Fernando Henriques e desta Presidente, CE Maria Inês Botelho. Estivemos, em final de 2010, em sua residência, levando farto material sobre o Elismo. Fizemos a devida explanação e nos colocamos ao seu inteiro dispor. Registro que se contou com o apoio do CE Antonio Lourenço Martins, Cônsul Honorário de Portugal para Londrina e Região e Presidente do Elos Clube de Londrina (PR-BR).

A imprensa escrita e falada da cidade de Apucarana já noticiou , por duas vezes, a realização de ocorrência de Reunião para a fundação de Unidade Elista.

Entendo que é preciso comemorar. O Elismo tem crédito. O "Movimento Elista," fundado em 8 de agosto de 1959 pelo CE Dr. Eduardo Dias Coelho, propicia-nos "chão firme" para agirmos em nossas comunidades. Continuemos a buscar estabelecer novos elos em favor de um mundo mais ajustado à fraternidade, ao respeito à cidadania e à defesa da língua portuguesa.

"(...) ocupemos nossos lugares na construção.! (CE Eduardo Dias Coelho)

Aproveito este momento para registrar versos de poetisa brasileira - Cecília Meireles, que denotam ligação com o Elismo:

" Sê a árvore que floresce
Que frutifica
(...)
Multiplica os teus olhos para verem mais
Multiplica os teus braços para semeares tudo
Cria outros, para as visões novas.
(...)

Neste momento ímpar de conquista, envio saudações Elistas, carregadas de admiração e respeito pelas ações que desenvolvem em prol do Elismo.

CE Maria Inês Botelho-PRESINT