quinta-feira, fevereiro 02, 2006

LANÇAMENTO DO LIVRO “CANTANDO O MAR” DE MARIA JOSÉ FRAQUEZA




LANÇAMENTO DO LIVRO “CANTANDO O MAR” DE MARIA JOSÉ FRAQUEZA

Realiza-se no próximo dia 3 de Fevereiro de 2006 (sexta-feira), pelas 18.30 horas,na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, o lançamento do livro de sonetos de Maria José Fraqueza “Cantando o Mar”. A presente edição é da responsabilidade do Elos Clube de Faro e foi subsidiada pela Delegação Regional do Ministério da Cultura.

APRESENTAÇÃO DA AUTORA E DA OBRA:
MARIA JOSÉ FRAQUEZA (Maria José Viegas da Conceição Fraqueza), elista filiada no Elos Clube de Faro e Directora de Cultura é um dos casos raros de grandeza poética.

É portuguesa e algarvia, nasceu na Fuzeta em 8 de Maio. Para além de esposa, mãe e avó,foi professora do Ensino Secundário e, é na escrita – poesia, contos, peças de teatro,artigos e crónicas que escreve para os jornais e programa de rádio, que desenvolve a suaactividade literária. Mentora de concursos literários, júri de concursos, membro daSociedade Portuguesa de Autores, dinamizadora das tradições locais e, como costuma dizer, ama a poesia.
É reconhecida além fronteiras e se quisesse enunciar todos os seus trabalhos, tornar-se-ía uma missão quase impossível, tal a dimensão da sua obra.
É detentora de 700 prémios literários a nível nacional e internacional.
Recentemente, obteve com o seu livro de sonetos – Vendavais da Alma – o 3º Prémio, num concurso internacional promovido pela Accademia Internazionale “Il Convívio”– Castiglione – ília Prémio Poesia, Prosa e Arti Figurative 2005, distinguindo-se entre 1056 participantes e 700 obras a concurso.
A acrescentar ao seu vasto curriculo, a pintura – participação em exposições individuais e colectivas.
Dificilmente cabería aqui enunciar toda a sua obra mas, é possível vislumbrar pelopouco que foi dito a grandeza da mesma.

Quanto à obra “Cantando o Mar” , pode-se ler no Prefácio da Dra. Manuela Barros Moura: “E… não ficamos indiferentes a um tom saudoso e nostálgico de menina… num sentir de mulher… que gosta do entardecer… e que por vezes quase parece gostar da solidão…da fuga…mas que continua a ter ânsia de voar e quer vencer a treva… e até o próprio Tempo…tudo isto num recolher de alma poética, que a inspira e desassossega…
E porque a desassossega… a autora não tem limites… procura o infinito… umas vezes em tom suave, doce … outras em tom forte, quase de revolta, na procura da justiça da harmonia mas onde a Força sobressai e vence… esta dicotomia provocadora e corajosa… constrói sentimentos… arrepia emoções… e sentires… que ultrapassam este tempo e este espaço…”
Faro, 24 de Janeiro de 2006
A Direcção do Elos Clube de Faro