quarta-feira, março 29, 2006

36ºs. JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA 2006


36ºs. JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE

NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA 2006


ORGANIZAÇÃO

- A organização destes Jogos Florais cabe à Directora Cultural do Sport Lisboa e Fuseta, organizadora deste certame, que há 20 anos consecutivos, vem realizando e dinamizando este concurso literário e homenageando através destes, os poetas mais destacados do seu concelho, cabendo agora a LUIS GUILHERME – um artista de voz de ouro do nosso Algarve, cuja biografia expressa neste opúsculo poderão ler.

REGULAMENTO

1 – ADMISSÃO

1.1 - O concurso está aberto a todos os poetas nacionais e estrangeiros, desde que se exprimam em língua portuguesa, espanhola ou italiana.

1.2 - Podem concorrer em dois níveis etários:

1.2.1 - Entre os 8 a 15 anos – I ESCALÃO.

1.2.2 - A partir dos 15 anos – II ESCALÃO.


2 -
Os trabalhos devem ser inéditos e respeitar as regras da poesia, nas variantes seguintes:

2.1 – QUADRA POPULAR – Sistema de Envelopes

2.1.1 – Quadra popular com o mote seguinte:

Se o nosso amor ainda existe"
2.1.2- Poesia Temática – subordinada ao tema:

“ALGO DE MIM”

2.1.3 – SONETO – subordinado ao tema:

“EMOÇÕES”

2.1.4 – Poesia Obrigada a Mote:

Mote:

Cantor de voz cristalina…

Com a mais bela VOZ DE OURO

O talento te domina…

Tens em tua alma um tesouro!

(Maria José Fraqueza)


3 – PROSA – Conto ou texto subordinado ao tema:

“OS NOSSOS ARTISTAS”

O texto não deverá exceder 2 páginas. A Apresentação estética deverá ser feita em papel formato A/4 . tipo de letra “Times New Roman” espaço 2, tamanho: 12.

4 – CALENDÁRIO

4.1 - Recepção dos trabalhos - até ao dia 10 de Maio de 2006, carimbo dos correios. A data da Sessão de Entrega dos Prémios, deverá ser levada a efeito no mês de Julho, no decorrer das Festas da Padroeira.

5. ENVIO DOS TRABALHOS

5.1 - Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados pelo correio, sem indicação do remetente, para a seguinte morada:

SECÇÃO CULTURAL DO SPORT LISBOA E FUZETA

36ºs. Jogos Florais Internacionais de N.Sra. do Carmo

A/c Profª Maria José Fraqueza

APARTADO 71

8700 – 908 FUSETA – ALGARVE – PORTUGAL

5.2 – Deverão os trabalhos das variantes – Poesia Temática, Soneto e Glosa em quadra

- ser acompanhado de um envelope fechado, contendo no exterior o pseudónimo e a variante a que respeita e no interior a identificação, idade, nome completo e a morada do concorrente. Os concorrentes, deverão indicar o escalão a que pertencem no exterior do respectivo envelope.

5.3 – O número de trabalhos a apresentar será de dois para as quadras populares ( em envelope separadas) e apenas um trabalho, em triplicado, para as outras variantes.

DISPOSIÇÕES GERAIS

- Apenas os concorrentes premiados serão avisados por escrito;

- Os trabalhos não premiados serão destruídos, conservando o autor os seus direitos;

- Os concorrentes premiados deverão nomear em caso de não comparência, um seu representante;

-As despesas do correio para envio aos premiados, serão suportadas pelos mesmos, em caso de não comparência.

-A classificação dos trabalhos será da competência dos elementos do júri que será constituído por pessoas competentes de cujas decisões não há recurso, salvo em caso de plágio ou de trabalho não inédito, devidamente comprovado.

- Qualquer omissão neste Regulamento ou situação imprevista, será resolvida pela

Directora Cultural do Clube e Presidente do Júri.

Fuseta, 9 de Março de 2006

A Directora Cultural

Profª Maria José Fraqueza.


************************************


BIOGRAFIA DE LUÍS GUILHERME

LUÍS GUILHERME, tinha pouco mais de cinco anos quando subiu a um palco pela primeira vez. E, até hoje, os palcos têm sido uma espécie de segunda casa. Detentor de uma versatilidade inequívoca, de voz poderosa, harmoniosa e de perfeito timbre.

LUÍS GUILHERME é cantor, autor, compositor e também produtor. É já considerado uma das maiores vozes da Música Ligeira Portuguesa.

“AONDE VOU SEM TI” foi o seu disco de estreia. Editado em 1994, este primeiro lançamento trouxe-nos a música que constitui o seu emblema. BANDEIRA BRANCA, galardoada com Disco de Prata, abriu-lhe as portas e mostrou ao Mundo o seu estilo único e inconfundível.

“POR TI EU VIVEREI”, o segundo trabalho, nascido dois anos depois da sua estreia, voltou a trazer a voz limpa e possante de Luís Guilherme. Conhecido como a VOZ DE OURO da Região Algarvia, o cantor pisou os melhores palcos internacionais: Reino Unido, Espanha, França, Austrália (onde o seu show é considerado dos melhores Shows Portugueses e que já actuaram naquele país), México, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Argentina foram apenas alguns dos países que receberam Luís Guilherme para Espectáculos Memoráveis.



No ano 2000, o artista provou mais uma vez que o seu timbre é único no panorama da Música Ligeira Portuguesa, com “PERDOA-ME” (uma das canções mais bonitas e importantes do seu reportório) Inevitavelmente, o público voltou a reconhecer o seu valor artístico que foi presenteado com o seu 1º Disco de Ouro.


Muitos shows e entrevistas depois, LUÍS GUILHERME dá-nos a conhecer uma outra faceta de sua musicalidade: “ EMOÇÕES” Este Disco de Ouro


O seu êxito deve-se à humildade e ao profissionalismo que empreende em tudo o que faz.

O novo trabalho deste algarvio, “ALGO DE MIM” conta com uma vasta equipa de 25 pessoas, incluindo 15 músicos de grande expressão (5 portugueses, 8 espanhóis e 2 mexicanos). Muitos deles já trabalharam com nomes sonantes da música latino-americana. É esta a sonoridade que LUÍS GUILHERME explora em: “ALGO DE MIM”, produção altamente qualificada.


É o seu novo trabalho, totalmente produzido em Madrid (Espanha), com a qualidade excelente que sem abdicar da sua faceta romântica, nos traz um LUÍS GUILHERME com sons quentes que de certeza, irão tocar nas rádios e televisões.


São ao todo 14 canções, incluindo dois temas ao som de um arranjo magnífico de piano e uma interpretação em castelhano, para degustar com um bom vinho, inebriante de ritmos latinos embebido no estilo vocal que lhe é inerente.


Com “ALGO DE MIM”, o melhor cantor algarvio, da actualidade prova que há sempre algo a descobrir, quando tudo já parece feito.