sábado, julho 08, 2006

10 de Junho de 2006 - Elos Clube de Faro - Passeio Cultural a Lagos e Sagres


Em 10 de Junho de 2006, comemorando o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, o Elos Clube de Faro organizou um passeio cultural a Lagos e Sagres.

A comitiva saiu de Faro, pelas 08:00 horas e fez a primeira paragem no Alvor, local em que faleceu D. João II, o grande impulsionador da viagem de Vasco da Gama à India, a C.E. Mariana Fernandes, que foi a dinamizadora cultural deste passeio, explicou aos elistas os factos da governação de D. João II e o seu falecimento.


Os elistas chegaram a Lagos, cerca das 10:30 horas, para visitar a Caravela Boa Esperança, foram recebidos pelo 1º Piloto João Afonso, que explicou aos presentes as particularidades e especificidades da embarcação e como os Portugueses em 1500 navegavam nestas embarcações, que eram utilizadas para fins de exploração.
Após a visita à Caravela, os elistas, visitaram, no centro de Lagos, o mercado de escravos, local histórico remanescente da época dos Descobrimentos, posteriormente os elistas agruparam-se junto da estátua ao Infante D. Henrique, o grande impulsionador das descobertas, visitaram ainda o Triptico à Batalha de Alcaver Quibir, a estátua a Gil Eanes, o Castelo de Lagos - Castelo dos Governadores e o Oratório de São Gonçalo de Lagos.

A comitiva chegou a Sagres pelas 13:30 horas, numa unidade hoteleira efectuaram um almoço-convívio, em que a CE Maria José Fraqueza declamou várias poesias alusivas a Camões, nomeadamente o seu premiado poema: "Jamais alguém ultrapassou Camões".

De seguida o grupo deslocou-se à Fortaleza de Sagres e visitou a mesma.

Deslocaram-se ainda os elistas ao Cabo de São Vicente, no local a CE Mariana Fernandes, terminou a sua palestra histórica da importância dos Descobrimentos, do papel do Infante D. Henrique, da acção de D. João II no contexto da expansão portuguesa e da génese do conhecimento cientifico.




Os elistas chegaram a Faro pelas 19:00 horas, após um dia em que através da História e visitando locais, que constituem elos de portugalidade, comemoraram o dia 10 de Junho.

A todos foi outorgado um Diploma de Participação, que documenta históricamente este dia. A encimar o Diploma encontra-se a imagem do foral de D.Manuel I à cidade de Lagos, vários elementos náuticos, astrolábios, rosa-dos-ventos de 1500, esfera armilar e as várias embarcações usadas pelos portugueses, barca, caravela e nau. Ainda as imagens dos navegadores Gil Eanes, Diogo Cão e Bartolomeu Dias e as de Camões, Vasco da Gama e do Infante D. Henrique.