quinta-feira, agosto 24, 2006

ACADEMIA LUSO-BRASILEIRA DE LETRAS HOMENAGEIA A PASSAGEM DO DIA

Numa cerimônia bastante concorrida que contou com a presença de inúmeros acadêmicos, não só da própria academia como também de integrantes de academias congêneres, a Academia Luso-Brasileira de Letraspromoveu um encontro no qual homenageou a passagem doDia do Elos Internacional, no qual usaram da palavra dois oradores: o Acadêmico Antonio da Silva Pena Loulé, do Elos Clube do Rio de Janeiro e o Acadêmico Waldemir de Bragança, do Elos Clube de Niterói, que abordaram o tema da Defesa da Língua Portuguesa no Mundo.

O evento foi uma promoção conjunta daAcademia Luso-Brasileira de Letrase doElos Clube do Rio de Janeiro e foi realizado no auditório da Confederação das Academias de Letras do Brasil, na rua Teixeira de Freitas, 8 3º andar, Lapa. O primeiro orador, Antonio da Silva Pena Loulé, abordou o histórico da nossa língua comum, desde a implantação da língua por ocasião do reinado de D. Diniz até aos dias de hoje quando se encontra espalhada por todos os continentes, sendo a 5ª entre todas as mais faladas e a 3ª língua européia mais falada no mundo. Apresentou ainda, o Acadêmico Antonio Loulé, um quadro atual do número de falantes e sua situação geográfica no mundo, defendendo uma ação mais abrangente por parte da CPLP para a sua projeção a nível mundial. O Acadêmico Waldemir de Bragança, fez a defesa da aprovação da língua portuguesa como um dos idiomas oficiais na ONU, iniciativa do Elos Clube de Niterói, de sua autoria, e que foi aprovada por unanimidade na última Convenção Internacional do Elos Clube, realizada na cidade de Tavira,em Portugal. A exposição do conferencista foi enriquecida com a apresentação de uma série de ”slides” com dados históricos e culturais sobre o desenvolvimento da língua portuguesa e seus grandes nomes. Tal iniciativa, refere-se a um “site”, disponível na Internet, denominado www.petitiononline.com/AB5555/petition.html e que já conta com mais de 55.000 assinaturas, devendo ser encaminhado em breve à Organização das Nações Unidas para se tentar atingir o objetivo desejado.

Seguiu-se um amplo debate sobre o tema, no qual tivemos importantes e interessantes contribuições e que demonstraram claramente o envolvimento que o assunto trouxe, tanto pelo seu conteúdo, como também pelas magníficas intervenções dos oradores oficiais, havendo um consenso quanto à necessidade de uma ação mais eficaz por parte dos países de expressão portuguesa e no qual toda a comunidade acadêmica deve se envolver.

No encerramento usaram da palavra o Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro, Acadêmico Eduardo Artur Neves Moreira e o Presidente da Academia Luso-Brasileira de Letras, Acadêmico Francisco dos Santos Amaral Neto, que teceram considerações sobre o assunto em pauta e sobre a importância do elismo para a propagação e defesa da língua portuguesa.