domingo, outubro 15, 2006

Reunião-Convívio do Elos Clube de Faro - "Uma Imagem de Portugal na Finlândia"

O Elos Clube de Faro, realizou em 29 de Julho passado, reunião-convívio cujo tema foi: "Uma Imagem de Portugal na Finlândia".

A palestra foi apresentada pela Profª Drª Liisa Melo e Abreu - de nacionalidade finlandesa, professora de Português na Universidade de Helsínquia desde 1983 e primeira investigadora a apresentar uma tese de doutoramento naquela Universidade sobre a Língua Portuguesa.

Entre outros, é autora de um livro para a aprendizagem do português utilizado na maior parte das escolas de língua na Finlândia. O seu contributo para a divulgação e ensino da língua e cultura portuguesas tem sido notável quer na televisão quer na rádio finlandesas.

A palestra decorreu de uma forma muito agradável e os presentes puderam entender a proximidade entre os portugueses e finlandeses, pela forma como os ambos entendem e afirmam a sua nacionalidade. Foi referido a apetência que os finlandeses têm para aprender línguas e a sua curiosidade pela Língua Portuguesa. O Curso de Português na Universidade de Helsinquia tem neste momento 60 alunos. Foi salientado ainda o alto de grau auto-responsabilidade e empenho dos estudantes finlandeses.

Interveio o Sr. Prof. Manjua Leal em representação do Sr Governador Civil de Faro que referiu o papel dos Elos Clubes na defesa da Língua e Cultura Portuguesas. Salientou o esforço e contributo da Prof. Liisa Mello e Abreu no ensino da Língua Portuguesa e a finalizar a sua intervenção em nome do Governo Civil de Faro ofertou vários livros à palestrante .

O Prof Dr Rui Soares salientou o papel da Língua na formação da identidade de um povo. Esta foi uma máxima defendida por Snellman, aquele que é considerado o arquitecto da construção da moderna Finlândia. Este ano a Finlandia celebrou os 200 anos do nascimento deste eminente estadista.

A CE Maria José Fraqueza dedicou varios poemas: "Sou Elista", o poema "Língua Maternal" sobre a língua portuguesa e a finalizar o poema "Sou do Sul".

A terminar a sessão discursou o Presidente Internacional CE Alcindo Augusto Costa que agradeceu à palestrante o seu interesse pela Língua Portuguesa e felicitou-a pelo seu Português correcto. Salientou o papel da Língua na afirmação da identidade de Portugal e a missão dos Elos Clubes para que a língua portuguesa seja preservada.

No final, a Presidente do Elos Clube de Faro, CE Dina Lapa de Campos, entregou uma lembrança do evento à Palestrante, ao Prof Manjua Leal, ao Prof Dr Rui Soares e ao Presidente Internacional.

Estiveram presentes elistas membros do Elos Clube de Olhão, Elos Clube de Tavira e Elos Clube de Lisboa.

Após o encerramento da sessão, em momento de descontracção, a CE Maria José Fraqueza cantou três fados, da sua autoria, dedicados à palestrante.


Etiquetas: ,