segunda-feira, junho 04, 2007

Prof Doutor Abreu Freire realiza Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania - Salvador da Bahia a 30 de Abril


Recordamos que o Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania (CHIC) começou a contagem decrescente para a partida a 6 de Fevereiro de 2007, quando faziam 399 anos do nascimento do padre António Vieira e a partir daí começou a ser escrito o diário de bordo. A 17 de Março partiu de Aveiro; a 21 de Março chegou à ilha da Madeira para a tripulação se recompor de uma tempestade que causou estragos; partiu para Cabo Verde a 24 de Março onde chegou a 1 de Abril. De Cabo Verde partiu a 12 de Abril com doces e amargas recordações descritas no diário de bordo. Atravessou a simbólica linha do equador a 21 de Abril e escalou em Fernando de Noronha a 23. Chegou a Salvador da Bahia a 30 de Abril, 43 dias depois de sair de Aveiro, 24 dos quais passados no mar.

Em Salvador, a tripulação ficará cerca de um mês, divulgando a expedição e desenvolvendo contactos para o Congresso Internacional Língua, Identidade e Cidadania (nos 400 anos do nascimento do padre António Vieira) a realizar em 2008 na Universidade de Aveiro.

O CHIC navega sob a direcção do Prof. Doutor A de Abreu Freire, integrado no projecto de investigação «ICIPAV.2008» e em associação com o Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização de Formação Pessoal e Social do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.

O site www.ua.pt/vieira2008 acompanha diariamente todas as iniciativas ligadas à comemoração dos 400 anos do nascimento de Vieira.