quarta-feira, maio 23, 2007

Celebração do Espírito do Santo em Faro

Organizada pela Casa dos Açores do Algarve foi celebrada, em 20 de Maio de 2007, a festa em louvor do Divino Espírito Santo.

Os festejos contaram com a colaboração do Município de Angra do Heroísmo.

Pelas 11:00horas decorreu a concentração dos participantes que saíram em cortejo do Largo da Sé para a Igreja de São Pedro, percorrendo diversas ruas da cidade de Faro, este desfile foi acompanhado por música a cargo da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro de Moncarapacho.


Na Igreja de São Pedro, em Faro, foi oficiada Missa Cantada em louvor do Espírito Santo e efectuada a coroação.



O cortejo dirigiu-se para a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, local em que se realizaram "as sopas", momento alto de confraternização entre os celebrantes. Todos os pratos foram confecionados com produtos oriundos dos Açores e realizados por cozinheiros de Angra de Heroísmo expressamente deslocados para o evento.


Convidados pela organização, participaram das celebrações elistas do Elos Clube de Faro e do Elos Clube de Olhão. Em representação do Elos Internacional, esteve presente o Vice-Presidente Continental para a Europa.

Estas celebrações de carácter profano-religioso expressam a vivência do povo açoriano e são marcantes da cultura portuguesa como expressão do Humanismo Lusíada, através da partilha da refeição.