domingo, junho 03, 2007

Elos Clube de Leiria integra protocolo celebrado pela ABD com IPL

No âmbito das comemorações do 1º Aniversário do Elos Clube de Leiria, esta unidade elista, presidida pelo CE Arménio Vasconcelos, integrou a celebração de protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico e Leiria, a ABD-Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e outras instituições portuguesas e brasileiras ligadas à cultura lusófona. O objectivo deste protocolo é fomentar a cooperação artística e cultural, exposições, colóquios, mostras, entre as instituições culturais envolvidas e o IPL, em suma contribuir com a cultura lusófona para enriquecer a formação dos alunos do IPL.

A cerimónia teve um momento cultural, interviu o Grupo Cultural Contábilis da Caixa Geral de Depósitos, que interpretou vários temas dedicados ao mar. Actuou ainda um grupo de estudantes de música de câmara da Covilhã.

No decorrer da cerimónia foram entregues distinções a diversas individualidades pela ABD, Academia de Artes e Letras Paranapuan, Casa-Museu Maria da Fontinha e pelo Elos Clube de Leiria.

Entre os elistas presentes foram distinguidos com a Comenda Grande Oficial pela ABD o Presidente Internacional, CE Alcindo Augusto Costa, Vice-Presidente Continental para a Europa, CE José Luís Guedes de Campos e Vice-Presidente do Elos Clube de Leiria, CE Adélio Amado. As faixas foram impostas pela Presidente da ABD e Comendadora Grande Mestre Marly Barbara.

Outros Elistas distinguidos: CE Maria Eduarda, 1ª Secretária do Elos Internacional, CE Dina Lapa de Campos, Presidente do Elos Clube de Faro e Directora de Expansão da Vice-Presidência Continental para a Europa do Elos Internacional, CE José Travassos, CE
Vieira da Mota, CE Noémia Travassos, CE António Nunes todos do Elos Clube de Leiria.

De seguida, foi inaugurada no Instituto Politénico Leiria - Biblioteca José Saramago, uma de exposição de pintura portuguesa dos Séculos XIX e XX.

Em 2 de Junho, foi inaugurada, no Arquivo Distrital de Leiria, exposição de Pintura Brasileira, organizada pela ABD. A exposição estará patente ao público até ao dia 8 de Junho de 2007, transitará depois para o Salão das Termas de São Pedro do Sul, onde ficará em exibição de 10 de Junho a 19 de Junho, seguirá depois para Figueiró dos Vinhos, onde pode ser visitada de 20 a 24 de Junho de 2007, no horário das 09.30 às 17.30 horas (todas as exposições).

A exposição da ABD tem a participação dos seguintes artistas brasileiros: Alberto Motta; Ângela Nunes; Carminha Gama; Deusiana Meireles; D. Candidas; D. Hosannah; Elisangela Jardim; Elizabeth Libório; Edelita Kelm; Fátima Ramalhoto; Gabriel Martire; Graci Kaley; Henrique Muller; Hildete de Souza; Inatici; Irene Abade; Isa Braga; Isis Maria; Jorge Rodriguez; Léa Martins; Léa Macedo; Luciana Pozer Pedrine: Marco Antônio Lobo; Margot; Mary Machado Cordeiro; Marta W.Farias; Maria José Turl; Matilde Toledo; Nice Ventura; Neiva Passuello; Olgarina Veiga; Petrus Beekuizen; Rose Campanha; Samia Zaccour; Sonia Campinha; Vicente Ramidoff e Yara Mochiaro.

A reportagem vídeo pode ser visualizada em http://www.youtube.com/watch?v=2tj_Wf9JvWI