terça-feira, maio 29, 2007

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "PRAGAS ALGARVIAS"


Foi no dia 23 de Maio que a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa acolheu mais uma edição do Elos Clube de Faro com a apresentação do livro "PRAGAS ALGARVIAS" de Maria José Fraqueza. Joaquim Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia da Sé - Faro, autor do prefácio, apresentou o livro e falou do vasto curriculum da autora.
A mesa de honra, presidida pelo Dr. Homero Flor da Câmara Municipal de Faro, foi constituída pelas presenças de Joaquim Teixeira da Junta de Freguesia da Sé - Faro, Arqª Clarinda Moutinho da Delegação Regional da Cultura do Algarve, José Luís Campos Vice-Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional, Dina Lapa de Campos Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro e a autora Maria José Fraqueza.

A abrir a sessão, o Dr. Homero Flor salientou a importância das tradições , em especial da cultura popular algarvia e do trabalho da autora na recolha e divulgação.

Sobre o livro, Dina Lapa de Campos afirmou: “Pragas Algarvias” é um testemunho à riqueza linguística, típica de uma região em que a mulher algarvia “marafada” extravasa de forma espontânea e bem humorada as vicissitudes do seu dia-a-dia: as disputas de vizinhança, situações caricatas personificadas elas próprias por figuras-tipo que denunciam um estilo muito próprio, muito característico de quem lida com a vida de uma forma aberta e autêntica. Perspicaz e inteligente, a crítica social deixa transparecer uma sociedade, à época, carregada de preconceitos mas capaz de pôr em causa as diferenças e desigualdades.

Usos e costumes são aqui registados de uma forma simples mas real. É destes testemunhos que se forma a nossa memória colectiva e se permite legar às gerações mais novas a riqueza da nossa cultura local, por vezes apenas permitida na transmissão oral."

Joaquim Teixeira fez questão de falar da autora, uma grande senhora como referiu, detentora de um talento e uma determinação enormes. Premiada a nível nacional e internacional, conta no seu vasto curriculum com mais de 700 prémios literários. Foi professora do Ensino Secundário e, é na escrita – poesia, contos, peças de teatro, artigos e crónicas que escreve para os jornais e programa de rádio, que desenvolve a sua actividade literária. Mentora de concursos literários, júri de concursos, membro da Sociedade Portuguesa de Autores, dinamizadora das tradições locais.

Em suma , uma grande poetisa, prosadora, uma mulher que ama tudo aquilo que faz. “...Quem conhece a Maria José Fraqueza não tem dúvidas que, mais cedo ou mais tarde, ela apareceria com um livro deste: “Pragas”, “Ditos” Slogans”, “Figuras Típicas”, enfim era de esperar. Sou seu amigo e por isso permito-me brincar um pouco com esta grande Senhora que é uma força da natureza e que eu admiro muito. Vou rogar uma praga a mim próprio se eu deixar algum dia de ser digno que nunca mais possa ler os seus livros.”

A Arqª Clarinda Moutinho da Delegação Regional da Cultura do Algarve considerou o livro "Pragas Algarvias" como um contributo de grande valor para a identidade algarvia e a capacidade de o transmitir aos mais novos
através do livro. Livro este que lhe agradou particularmente e destacou a marca da professora que não o esquece, e por isso o facto de ter incluído no livro as ilustrações feitas por alunos seus. Uma combinação perfeita entre as tradições mais antigas e a presença de uma geração mais jovem. Agradeceu e felicitou o Elos Clube de Faro por mais uma edição e manifestou a disponibilidade da Delegação Regional da Cultura do Algarve em apoiar iniciativas como esta.

José Luís Campos, Vice- Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional saudou o Elos Clube de Faro e a autora por mais esta iniciativa considerando-a um verdadeiro elo da língua e da cultura portuguesa.
Num poema de sua autoria, brindou a Maria José Fraqueza enaltecendo as suas múltiplas facetas, a amizade e admiração.

Maria José Fraqueza apresentou o seu livro e falou acerca do seu trabalho de pesquisa um pouco por todo o Algarve na procura das "Pragas". Evocou Joaquim Magalhães como o grande responsável pela realização dos
seus primeiros livros - "Histórias da Minha Terra", "No Tempo da Man'Anica" e "Alcunhas e Apelidos", todos eles carregados de tradição, usos e costumes algarvios. Um poema deu origem a este livro "Pragas da Fuzeta"
E foi com o Grupo de Cantares da Man'Anica da Fuzeta, composto por Vera Lúcia, Maria Benta e Teresa Pacheco que os presentes foram brindados com a recriação das "Pragas" num ambiente genuíno, embalado
por uma linguagem popular e hilariante. A estas três grandes senhoras de enorme talento o Elos Clube de Faro agradece reconhecidamente e formula o desejo de as poder voltar a ouvir nesta ou noutra encenação num futuro que se deseja muito próximo.






Faro, 28 de Maio de 2007

Dina Lapa de Campos


Nota: A reportagem em vídeo com cerca de 10 minutos pode ser visualizada em


http://www.youtube.com/watch?v=_VCnr-jlmHs