APRESENTAÇÃO DO LIVRO "PRAGAS ALGARVIAS"
Foi no dia 23 de Maio que a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa acolheu mais uma edição do Elos Clube de Faro com a apresentação do livro "PRAGAS ALGARVIAS" de Maria José Fraqueza. Joaquim Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia da Sé - Faro, autor do prefácio, apresentou o livro e falou do vasto curriculum da autora.A mesa de honra, presidida pelo Dr. Homero Flor da Câmara Municipal de Faro, foi constituída pelas presenças de Joaquim Teixeira da Junta de Freguesia da Sé - Faro, Arqª Clarinda Moutinho da Delegação Regional da Cultura do Algarve, José Luís Campos Vice-Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional, Dina Lapa de Campos Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro e a autora Maria José Fraqueza.
A abrir a sessão, o Dr. Homero Flor salientou a importância das tradições , em especial da cultura popular algarvia e do trabalho da autora na recolha e divulgação.
Sobre o livro, Dina Lapa de Campos afirmou: “Pragas Algarvias” é um testemunho à riqueza linguística, típica de uma região em que a mulher algarvia “marafada” extravasa de forma espontânea e bem humorada as vicissitudes do seu dia-a-dia: as disputas de vizinhança, situações caricatas personificadas elas próprias por figuras-tipo que denunciam um estilo muito próprio, muito característico de quem lida com a vida de uma forma aberta e autêntica. Perspicaz e inteligente, a crítica social deixa transparecer uma sociedade, à época, carregada de preconceitos mas capaz de pôr em causa as diferenças e desigualdades.
Usos e costumes são aqui registados de uma forma simples mas real. É destes testemunhos que se forma a nossa memória colectiva e se permite legar às gerações mais novas a riqueza da nossa cultura local, por vezes apenas permitida na transmissão oral."
Joaquim Teixeira fez questão de falar da autora, uma grande senhora como referiu, detentora de um talento e uma determinação enormes. Premiada a nível nacional e internacional, conta no seu vasto curriculum com mais de 700 prémios literários. Foi professora do Ensino Secundário e, é na escrita – poesia, contos, peças de teatro, artigos e crónicas que escreve para os jornais e programa de rádio, que desenvolve a sua actividade literária. Mentora de concursos literários, júri de concursos, membro da Sociedade Portuguesa de Autores, dinamizadora das tradições locais.
Em suma , uma grande poetisa, prosadora, uma mulher que ama tudo aquilo que faz. “...Quem conhece a Maria José Fraqueza não tem dúvidas que, mais cedo ou mais tarde, ela apareceria com um livro deste: “Pragas”, “Ditos” Slogans”, “Figuras Típicas”, enfim era de esperar. Sou seu amigo e por isso permito-me brincar um pouco com esta grande Senhora que é uma força da natureza e que eu admiro muito. Vou rogar uma praga a mim próprio se eu deixar algum dia de ser digno que nunca mais possa ler os seus livros.”
A Arqª Clarinda Moutinho da Delegação Regional da Cultura do Algarve considerou o livro "Pragas Algarvias" como um contributo de grande valor para a identidade algarvia e a capacidade de o transmitir aos mais novos
através do livro. Livro este que lhe agradou particularmente e destacou a marca da professora que não o esquece, e por isso o facto de ter incluído no livro as ilustrações feitas por alunos seus. Uma combinação perfeita entre as tradições mais antigas e a presença de uma geração mais jovem. Agradeceu e felicitou o Elos Clube de Faro por mais uma edição e manifestou a disponibilidade da Delegação Regional da Cultura do Algarve em apoiar iniciativas como esta.
José Luís Campos, Vice- Presidente Continental para a Europa do Elos Internacional saudou o Elos Clube de Faro e a autora por mais esta iniciativa considerando-a um verdadeiro elo da língua e da cultura portuguesa.
Num poema de sua autoria, brindou a Maria José Fraqueza enaltecendo as suas múltiplas facetas, a amizade e admiração.
Maria José Fraqueza apresentou o seu livro e falou acerca do seu trabalho de pesquisa um pouco por todo o Algarve na procura das "Pragas". Evocou Joaquim Magalhães como o grande responsável pela realização dos
seus primeiros livros - "Histórias da Minha Terra", "No Tempo da Man'Anica" e "Alcunhas e Apelidos", todos eles carregados de tradição, usos e costumes algarvios. Um poema deu origem a este livro "Pragas da Fuzeta"
E foi com o Grupo de Cantares da Man'Anica da Fuzeta, composto por Vera Lúcia, Maria Benta e Teresa Pacheco que os presentes foram brindados com a recriação das "Pragas" num ambiente genuíno, embalado
por uma linguagem popular e hilariante. A estas três grandes senhoras de enorme talento o Elos Clube de Faro agradece reconhecidamente e formula o desejo de as poder voltar a ouvir nesta ou noutra encenação num futuro que se deseja muito próximo.
Faro, 28 de Maio de 2007
Dina Lapa de Campos
Nota: A reportagem em vídeo com cerca de 10 minutos pode ser visualizada em
http://www.youtube.com/watch?v=_VCnr-jlmHs
Dina Lapa de Campos
Nota: A reportagem em vídeo com cerca de 10 minutos pode ser visualizada em
http://www.youtube.com/watch?v=_VCnr-jlmHs
<< Home