domingo, julho 15, 2007

Elos Clube do Rio de Janeiro realiza Seminários "Portugal/Brasil . O Reencontro e o Futuro? "

No âmbito das comemorações alusivas aos 200 anos da Chegada da Família Real ao Brasil, o nosso Clube está a promover a realização de dois seminários luso-brasileiros, nos quais serão abordados temas de grande importância na formação da nação brasileira e sua actualidade, proporcionando-nos eventos que terão grande importância para o futuro das realações luso-brasileiras. Tais seminários que contarão com a presidência de honra conjunta, exercidas pelos Srs. Presidentes da República da Portugal e do Brasil, pretendem a presença de grande número de companheiros elistas, considerando que o seu sucesso repercutirá intensamente na promoção do nosso movimento.

Abaixo, encaminho algumas informações adicionais sobre a realização do projecto, necessárias a uma apreciação mais detalhada:

“PORTUGAL/BRASIL - O REENCONTRO E O FUTURO”

- Raízes e Valores em Diálogo –

Nesse encontro serão debatidos temas e valores que caracterizam os povos português e brasileiro, examinando as suas raízes nos diversos campos de actuação social, cuja análise poderá conduzir a orientação de tendências e ajudar a compreendê-las, tais como: História, Língua, Cultura, Turismo, Gastronomia, Arquitectura, Arte, Música, Saúde e Segurança.

A cultura de valores transmitidos e vividos é o manto social de qualquer sociedade e a sociedade portuguesa e a brasileira muito têm em comum. Nessa visão o turismo é o veículo de poder mostrar e vivenciar cada país com o seu valor e saber entender as suas diferenças. Para que haja impacto e adesão criam-se os necessários apelativos sociais que os dinamizam e estimulam o alcance dos objectivos previstos.

Assim se propõe, o Elos Clube do Rio de Janeiro, a desenvolver esses temas e idéias em 2 seminários a realizarem-se no Brasil em 2 importantes cidades-capitais de Estados, que foram a porta de acesso à chegada da Família Real do Brasil, cujo II Centenário se relembra e comemora neste final de 2007 e durante todo o ano de 2008.


Datas dos eventos:

12, 13 e 14 de outubro de 2007 - Rio de Janeiro (abertura)

18, 19 e 20 de abril de 2008 - Salvador (encerramento)


Palestrantes e entidades já agendados:

Embaixador do Brasil em Portugal, Dr. Celso Marcos Vieira de Souza

Embaixador de Portugal no Brasil, Dr. Francisco Seixas da Costa;

Deputado José Lello (Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil e Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Deputado Manuel Correia de Jesus (Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Deputado José de Almeida Cesário (Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Deputado Carlos Alberto Gonçalves (Ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas);

Prof. Dr. Augusto Mateus (Professor catedrático e ex-Ministro da Economia em Portugal);

Prof. Dr. Fernando Piedade Rebelo (Ex-Reitor da Universidade de Coimbra);

Prof. Dr. Manuel António de Castro (Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro);

Cel. José Geraldo (Coronel do Exército Português, Poeta e Historiador);

Dr.Carlos Martins (economista-Portugal);


LOCAIS DE REALIZAÇÃO:

Hotel Pestana-Rio e Hotel Pestana-Salvador.



OBJECTIVOS:

Visa promover o conhecimento histórico, das origens brasileiras, sua cultura, sua riqueza arquitectónica, sua arte e as etnias que as integram, permitindo aos participantes a avaliação da importância do Brasil na constituição da Lusofonia, bem como, o reconhecimento do valor da sua história e tradições, abordando particularmente, em cada seminário, as influências lusófonas encontradas em cada cidade sede de evento.

Neste ano de 2007 e durante todo o próximo ano de 2008, têm efeito as Comemorações dos 200 Anos da
Chegada da Família Real ao Brasil, acontecimento que foi fundamental para o desenvolvimento das terras
brasileiras, marco importante da história dos dois países, que merecerão a análise de importantes
conferencistas, estando inserido este Seminário no calendário de eventos, especialmente estabelecido
para tal efeméride.

Ao se promoverem esses encontros, procura-se sensibilizar o colectivo com a difusão dos valores cujo elo de ligação tem como elementos de base: a língua, a história, o turismo, a cultura, a gastronomia e arquitectura.

Considerando-se que o continente europeu difere na sua metodologia turística dos países de outras latitudes, é urgente que os receptivos residentes de cada país tenham noções do país por eles visitados.

A gastronomia brasileira emerge da sua história e tradições que, para além da localização geográfica, muitas vezes o turista não entende muito bem, levando-o a análises menos precisas que resultam em apreciações, por vezes, equivocadas.

A arte na sua abrangência leva-nos ao mundo da cor, fantasia e sonho. Não se deve, portanto, perder este património humano, cultural e arquitectónico, sendo que este último vem nos demonstrar a riqueza de sua origem, barroca, manuelina, ro-co-có e clássica que se encontra nas construções públicas e privadas existentes nas cidades-sede dos encontros. Consideramos ainda, que possam estar presentes estudantes de diversas universidades, principalmente os que estão a cursar jornalismo, turismo, economia e finanças, relações internacionais, entre outros ramos do conhecimento.

Para cada debate devidamente agendado, serão convidados também participantes dos demais países de expressão portuguesa, afirmando-se como integrantes de uma mesma matriz cultural e de vínculos indissolúveis, que precisam ser mantidos e estimulados.

Há o objectivo de se sensibilizar os participantes para novas matérias a serem introduzidas a nível acadêmico, para que haja uma melhor compreensão e conhecimento, a nível comportamental e seus reflexos no campo dos negócios e de aproximação cultural.

MÉTODO:

Pretende-se sensibilizar o colectivo civil com a apresentação de “motividades” que levem à formação de um conceito mais realista, sem emperrar na linguística nem na burocracia que a maior parte das vezes impede que o desenvolvimento aconteça pela sua própria complexidade. Estimula a busca de conhecimento por parte das pessoas, que, eventualmente, pretendam conhecer outra realidade, diferente daquela vivida em seu país de residência, colocando-as como numa verdadeira aventura enriquecendo-as com informações e contactos com outras pessoas e novos lugares.

Assim, o ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO, sensível a essas necessidades, organiza a presente iniciativa, começando pelo Rio de Janeiro, capital cultural do Brasil e última capital do país antes de sua mudança para Brasília e onde a Família Real de fixou, encerrando-se em São Salvador da Bahia, cidade de tão marcante riqueza histórica, primeira capital do Brasil, onde a Família Real chegou vinda de Portugal, possibilitando a aquisição de valores que contribuirão decididamente na promoção cultural dos participantes.


PROGRAMAÇÃO:

A programar-se de acordo com cada evento, sempre tendo por objectivo o convívio social e a demonstração de valores artísticos e culturais lusófonos.



APOIOS:

Prestigiam a iniciativa do ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO diversos órgãos e instituições governamentais e privadas, além de conceituadas empresas de reconhecido valor no espaço lusófono, que contribuem, assim, para o absoluto sucesso do empreendimento.

Enfim, estas são resumidamente, as idéias para os eventos, que apresento a V. Exa., e para as quais peço a sua prestigiosa colaboração, fazendo encaminhar cópia deste expediante a todos os Elos Clubes existentes no mundo, informando ainda que foram conseguidos preços especiais para as diárias e hospedagem de todos os participantes em ambos os seminários.

Com os meus melhores cumprimentos e agradecimentos, subscrevo-me com amizade e admiração.


Atenciosamente


C.E. Eduardo Artur Neves Moreira

Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro