terça-feira, março 02, 2010

NOVA EDIÇÃO DO ELOS CLUBE DE FARO - "ALMA ALGARVIA" DE MARIA JOSÉ FRAQUEZA






O Elos Clube de Faro edita mais uma obra, desta feita o Algarve e as suas tradições são o pano de fundo de um livro que reune Pragas Algarvias, Lendas Algarvias e Alcunhas e Apelidos, prefaciado pela Exma. Senhora Governadora do Distrito de Faro, Drª Isilda Varges Gomes - :" Esta reedição / compilação de três obras - «Alcunhas e Apelidos», «Pragas Algarvias» e «Lendas Algarvias», na génese de «ALMA ALGARVIA», que são marco assinalado e que de há muito se encontram esgotadas, o que constitui uma referência do seu elevado valor e do interesse que as mesmas suscitam, iniciativa que constitui mais um relevante serviço à Cultura Lusíada do dinâmico Elos Clube de Faro, constitui, na essência do seu pleno simbolismo, como que um tributo a esta Terra – Mãe, que tantos e tão belos trechos (poéticos ou em prosa), tem merecido à Prof. Maria José Fraqueza".

A apresentação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, no próximo dia 10 de Março, pelas 18,00 horas e em breve muitas outras se sucederão por todo o Algarve.

Apresentação da obra:

O tempo guarda as memórias que só o talento de Maria José Fraqueza pode revelar neste livro ímpar da cultura algarvia que é também da cultura portuguesa.

Nesta terra abençoada por Deus, quente e cheia de luz, pincela com arte e
engenho a palavra escrita de uma poetisa e escritora que sabe e sente o
murmurar do mar, o cheiro da maresia e o encanto do seu povo, das suas
gentes, da azáfama do dia-a-dia, com humor e magia na arte de saber comunicar e transmitir a verdadeira herança cultural.

ALMA ALGARVIA é um hino ao Algarve, a celebração de um grande amor à sua terra e às suas gentes imortalizadas pela riqueza dos falares, atitudes, crenças e tradições.

E se a Alma é a essência do ser, assim este livro constitua uma celebração
à beleza e encanto desta terra que se fez ao mar e que nele se revê num eterno
encontro entre as singularidades que o compõem, entre o mar e a serra,
entre o calor e a luz e um céu mais azul só comparável à beleza do seu mar.

O livro, somatório de três títulos já publicados, revela de forma simples e
sábia os usos e costumes do povo algarvio: Pragas e Lendas, um vastíssimo
património cultural da tradição oral, genuinamente aqui transcritas; Alcunhas e Apelidos revela o humor e imaginação próprios de uma crítica social por muito tempo amordaçada e só permitida através de “ditos e bocas” que o povo tão bem sabe fazer.

Resgatadas as tradições numa linguagem simples, porque é a voz do povo, não podemos deixar de sentir a presença da sua autora na forma como, apesar da simplicidade própria dos textos, consegue transmitir o seu sentir, as suas vivências e as suas memórias, em suma, a poesia que é a sua vida e que também aqui nos lega com a generosidade que lhe é peculiar.

Maria José Fraqueza é a ALMA ALGARVIA e se das palavras se fizessem obras,
difícil sería conter este caudal de talento a que temos, todos nós, algarvios,
o privilégio de assistir.

Dina Lapa de Campos
Presidente do Elos Clube de Faro


Esperamos por Vós. Participe. Venha conhecer a tradição e as memórias do povo algarvio através do "Alma Algarvia"

o Elos Clube de Faro