sábado, março 20, 2010

A propósito de Sugestão de Leitura ... Livros Revisitados

Somos constantemente bombardeados pela publicidade, mensagens não solicitadas e outras formas de venda ... Temos que ser cidadãos do Mundo, conscientes de uma verdade universal "Nem tudo o que luz é Ouro". A língua portuguesa é pródiga em autores desconhecidos. Compete-nos a nós Elistas divulgá-los, promovendo a Língua e a Cultura Portuguesas.

Muito se tem escrito sobre os Descobrimentos Portugueses, facto é que a importância do desenvolvimento do Conhecimento Cientifico está devidamente estudada e documentada no livro "A Importância dos Descobrimentos Portugueses na Génese da Ciência e da Filosofia Modernas", da CE Mariana Fernandes, membro do Elos Clube de Faro, que numa obra brilhante e com recurso a documentação como Roteiros de Navegação, "Tratado da Sphaera" de D. João de Castro, "Obras" de Pedro Nunes, "Esmeraldo de situ orbis" de Duarte Pacheco Pereira e outros consegue demonstrar a importância e o génio dos Portugueses, sem os quais o mundo moderno não tería sido possível.



Foi Portugal, a efectuar a globalização, que tanto se fala nos tempos actuais, ao efectuar o maior transporte por mar de espécimes de flora, o maior transporte de mão de obra escrava por via marítima, os inventores do "Comércio Triangular", os inventores da construção por módulos (naquele tempo desconheciam a palavra Lego) - o forte de S. Jorge da Mina, foi transportado de Portugal, todas as pedras talhadas e numeradas seguiram como lastro das Caravelas e depois foi erigido em tempo recorde, foram os portugueses que inventaram o fuso horário, para ajustar o tempo de bordo das Caravelas, ao tempo de referência, criando o Meridiano de Lisboa (sim foi este o primeiro Meridiano, não o de Paris, nem o Greenwich), estudamos a declinação magnética, para ajustarmos o Norte magnético nas nossas navegações. Tudo os cientistas portugueses, criadores do Método Experiemental, estudaram e desenvolveram.

Por tudo isto, recomendo a leitura "A Importância dos Descobrimentos Portugueses na Génese da Ciência e da Filosofia Modernas".

Deixo-vos o Indice desta obra para que possam aguçar o Vosso interesse:








Este livro está disponível para venda na Biblioteca Municipal de Faro