O ELOS CLUBE DE FARO ENTREGA PRÉMIOS DO I CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL 2010 "O FADO É PORTUGAL"
No ano em que o Fado é proposto para Património da Humanidade, o Elos Clube de Faro pretendeu, desta forma, homenagear a alma maior do sentir Português.
Quer seja ou não património da humanidade, conforme se preconiza e por certo todos desejamos, ele é desde sempre o património de todos os portugueses e faz parte de cada um de nós.
O Fado é Portugal!
O Fado é alma, magia, encanto e desencanto, amor e desamor.
É Destino! É Saudade! É má- fortuna!
Destino de um povo de uma só alma. Alma de poeta feita de sonhos e de desassossego, de quem parte sem limites, sem ânsia de regressar apenas a certeza de partir...
Sonhos feitos de ternura e de encanto. De promessas veladas na voz de quem nada tem e tudo pode sonhar.
Fado da Saudade, sentimento universal mas transcrito numa única palavra que ressoa a tristeza e nostalgia. Português de berço e de coração. Palavra feita melodia que inebria e chora.
Chora em cada guitarra, em cada xaile negro traçado sobre um coração sem rumo.
É vadio, é corrido, é picado, é desgarrado, é canção.
É fado da Severa ou da Amália, do Marceneiro ou do Carlos do Carmo.
É Fado....
É destino e vontade. É abandono e tristeza mas também é evocação e exaltação.
É Fado que fala do povo, que sente o povo no pulsar de cada ruela da Alfama
à Mouraria, da Madragoa ao Bairro Alto mas também de Coimbra dos estudantes.
Como disse a poetiza , o Fado é coração de Portugal!
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no passado dia 24 de Setembro, pelas 19,30, no Hotel Faro e contou com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Faro, Engº Macário Correia, Drª Ana Passos em representação do Governo Civil de Faro, elistas, premiados e convidados.
Inserido nesta cerimónia, a participação do nosso Companheiro António Abraços do Elos Clube do Rio de Janeiro que proferiu palestra acerca da presença e testemunho da comunidade portuguesa no Brasil.
Ao Governo Civil de Faro, Câmara Municipal e ao Elos Internacional, que patrocinaram, apoiaram e divulgaram o presente concurso, o nosso muito obrigado.
A todos os que participaram e contribuiram uma vez mais para enaltecer a tradição e a cultura portuguesa, numa aliança perfeita entre a língua e o fado a nossa gratidão e admiração.
À poetiza Maria José Fraqueza que nos inspirou com a beleza e grandeza do poema “O Fado é Portugal” e à jovem fadista Sara Gonçalves que de forma sublime o interpreta (com música de Domingos Caetano) o nosso profundo agradecimento.
Faro, 30 de Setembro de 2010
Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro
<< Home