segunda-feira, outubro 31, 2005

DISCURSO FINAL DA CONVENÇÃO - XXV CONVENÇÃO INTERNACIONAL DO ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA



Estimados Companheiros Elistas,

Peço vênia para me expressar em 1ª pessoa, porque desta forma sentir-me-ei mais perto de todos. Como não sou boa oradora, peço permissão para fazer minha despedida em versos.

Prometo, não me alongarei. Serei breve. Necessito, apenas, de uns poucos minutos suficientes para agradecer aos amigos sinceros que me apoiaram.


É chegada a hora de me despedir

Vou-me despedir sem dizer adeus

Somente o cargo eu posso transmitir

Levo a saudade dos amigos meus


É saudade infinda que me dói na alma

Apertando o peito e o meu coração

Machuca meu ser rouba minha calma

Podendo afirmar: cumpri a missão


Assumo: falhei não devo negar

Nobres companheiros peço perdão

Mas contra a maré não pude remar

Dei meu esforço com dedicação


Correspondi-me com todos os Elos

Incentivando a comunicação

Vários apelos e doces anelos

Com pouco retorno ou explicação


Atendi convites falei de Elismo

Divulguei Elos por onde passei

Reforçando a corrente do idealismo

Conquistei amigos por onde andei


Eu prometi dar o melhor de mim

Fazer do Elos um grande fanal

Não me foi possível mas mesmo assim

Ele está brilhando embora frugal


Criando o Portal da Lusofonia

Para simbolizar o nosso idioma

Uma prática de cidadania

Ato cívico que ao Elismo soma


Tenho grande fé em Nosso Senhor

No trabalho na luta na esperança

E eu vejo o Elos cheio de fervor

À procurar um porto de bonança


Neste momento devo agradecer

Não posso esquecer os dias tão belos

Horas alegres cultura e lazer

Praticando Elismo em todos os Elos


Quero agradecer aos bons companheiros

Que me receberam em Portugal

Todos tão gentis tão hospitaleiros

Dando-me guarida apoio total


Maio - dois mil e quatro primavera

Os Elos festivos se engalanaram

Convívio feliz tudo sem quimera

Minha chegada todos festejaram


Lisboa Tavira Faro e Olhão

O Porto e Coimbra e Figueira da Foz

Mesmo objetivo mesma tradição

Língua Portuguesa numa só voz


Nesta Convenção eu quero externar

Minhas saudações minhas despedidas

Minha gratidão eu quero deixar

Para as pessoas que me são queridas


Exalto o trabalho muito eficiente

Da Nobre Comissão executiva

Desta Convenção que foi excelente

Tarefa perfeita bem produtiva


Amigos companheiros de jornada

Agradeço pela vossa atenção

Sigamos juntos nesta caminhada

Elevando o Elos à sublimação


Tavira – Convenção 2005.


CE MARIA ARAÚJO

Presidente Internacional

2003/2005.