sábado, outubro 29, 2005

NOTA INFORMATIVA - XXV CONVENÇÃO INTERNACIONAL DO ELOS INTERNACIONAL DA COMUNIDADE LUSÍADA

ELOS CLUBE DE TAVIRA

XXV CONVENÇÃO INTERNACIONALDO ELOS INTERNACIONAL DA
COMUNIDADE LUSÍADA

NOTA INFORMATIVA

Defesa da Língua Portuguesa
Uma das principais preocupações da XXV Convenção do
Elos Internacional da Comunidade Lusíada que reuniu em Tavira

No dia 23 de Outubro, teve o seu encerramento em Tavira, a XXV Convençãodo Elos Internacional da Comunidade Lusíada, uma organização que esteve a cargo do Elos Clube de Tavira, sob a coordenação do CE Luís Horta.

Uma centena de participantes, proveniente dos Elos Clubes de Portugal e dediversos Estados do Brasil, reuniu durante três dias – entre 21 e 23 de Outubro –debatendo alguns dos temas que são mais caros a este Movimento.

Uma das questões imensamente debatida foi, como se calcula, a defesa da LínguaPortuguesa, uma das bandeiras que os elistas empunham com ardor, além da manutenção da cultura e das tradições lusíadas.

Uma das propostas, aprovadas por unanimidade, apresentada pelo Elos Clube de Niteroi (Estado do Rio de Janeiro), visou precisamente a introdução do Português como língua oficial das Nações Unidas.

No mesmo sentido, as comunicações dos Elos da Figueira da Foz, Rio de Janeiro e Tavira, apontavam também para a urgente defesa da língua portuguesa, na perspectiva do aproveitamento das capacidades do Movimento em cada região em que se encontra instalado um Clube.
****
Para além de algumas questões ligadas ao ordenamento interno , a Convenção elegeu os dirigentes do Elos Internacional. O CE Alcindo Augusto Costa (E. C. de Lisboa) foi eleito Presidente Internacional, e Vice-Presidente o CE António Bento Jacinto Abraços (E.C. Rio de Janeiro). Juntamente com estes dirigentes máximos foram ainda eleitos os restantes Directores Internacionais. A Vice-Presidência para a Europa, pertence ao CE José Luís Guedes de Campos (E. C. de Faro) e é Governadora do Distrito Elista de Portugal/ Sul a CE Dina Lapa de Campos (E.C. de Faro). Para a Comissão Fiscal Internacional foi eleito, como Presidente, o CE Hamilton Lopes (E. C. do Rio de Janeiro).
****
Esta Convenção que decorreu com geral agrado dos seus participantes, teve como orador oficial o Prof. Doutor António de Abreu Freire, um dos primeiros responsáveis do Projecto Sabiá, tendo sido passado o testemunho entre a Presidente Internacional cessante CE Maria Araújo Barros de Sá e Silva e o Presidente eleito.

Nas cerimónias de abertura e de encerramento, além de altos dirigentes elistas,participaram diversas entidades, como o Presidente da Câmara Municipal de Tavira,Engº. José Macário Correia, o representante do Governador Civil de Faro,Prof. João Leal, o Presidente da Missão “Faro, Capital da Cultura”, Prof. DoutorAntónio Rosa Mendes.

Numa proposta do Elos C. de Tavira, foram evocadas duas figuras de Companheiros Elistasde grande merecimento, já falecidos – o Dr. Manuel Martins da Cruz que, entre várioscargos no Movimento foi seu Presidente de Honra, e o Dr. Baltazar Rebelo de Sousa, eleito em Tavira Presidente Internacional na Convenção de 1991.
O novo Presidente Internacional teve palavras incentivadoras para o crescimento e maior dinamização do Movimento.

A CE Maria Isabel Dias, Presidente do Elos Clube organizador, fez, no final, os agradecimentos, tendo a XXV Convenção do Elos Internacional da Comunidade Lusíadaterminado em clima de festa e de ampla confraternização elista.

Tavira, 26 de Outubro de 2005
O Coordenador da Convenção,

Luís Maria de Melo e Horta
--

Adenda à Nota de Imprensa de 26/10/2005:

Na notícia acima corrigir: onde se lê, "...como Presidente, o CE Hamilton Lopes
(E. C. do Rio de Janeiro)." deve-se ler "...CE Hamilton Lopes (E. C. de Petrópolis), CE Dinaldo Bizarro (E.C. de Brasília), CE Fernando Henriques (E.C. de Maringá) e CE José Rufino Teixeira (E.C. São Paulo Sul)."

A CE Maria Araújo Barros Sá e Silva (Presidente Internacional cessante), por proposta da CE Nina Tubino do E.C. de Brasília, que foi aprovada por unanimidade e aclamação, passa a ser PRESIDENTE DE HONRA do Elos Internacional, pelo que passará a usar esse título que lhe foi outorgado pela Assembleia do Elos Internacional em 23 de Outubro de 2005.

Melhores Saudações Elistas
Vice-Presidente Cont. p/ Europa

C.E. José Luís Guedes de Campos