quinta-feira, junho 08, 2006

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES

COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS NO RIO DE JANEIRO

Aqui no Rio de Janeiro, estamos tendo este ano uma programação intensa, em parte graças ao dinamismo que o novo Cônsul Geral, Dr. António de Almeida Lima, está impondo para a nossa satisfação e permitindo que a nossa data maior seja devidamente festejada.

As comemorações iniciaram-se com uma Sessão Solene na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa da Vereadora Teresa Bergher, ocorrida ontem, dia 7. Foi uma festa muito bonita, na qual foram enaltecidos os feitos dos portugueses, sua ligação à cidade do Rio de Janeiro e a actualidade das relações luso-brasileiras. Houve também a apresentação da Banda Portugal que nos brindou com um repertório selecionado de músicas portuguesas e com os hinos de Portugal, do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro. Tivemos também a presença de folcloristas dos diversos grupos existentes nesta cidade, que é cidade no mundo que possui maior número de grupos folclóricos portugueses.

Hoje teremos, às 18:30 horas, uma homenagem junto ao busto de Luis de Camões, em frente à sede do Real Gabinete Português de Leitura e a seguir uma cerimónia cívica na salão da biblioteca. As festividades continuam amanhã, com uma sessão solene no Arouca Barra Clube com início previsto para as 20:30 horas, na qual será orador o Dr. José Barbosa da Mota. No sábado, haverá uma alvorada cívica promovida pelo Club de Regatas Vasco da Gama, em sua séde na rua São Januário, marcada para as 9:00 horas. A festividade oficial ocorrerá, também no sábado, dia 10, às 12:30 horas, no Palácio São Clemente, residência oficial do Sr. Cônsul Geral, quando o Embaixador António de Almeida Lima receberá os cumprimentos da comunidade portuguesa do Rio de Janeiro e os amigos de Portugal. As comemorações encerram-se na quarta-feira, dia 14, quando a Associação Beneficente Luso-Brasileira realizará uma sessão solene, na qual será orador o Dr. Eduardo Neves Moreira, estando previsto o início da festividade às 20:00 horas.

CE EDUARDO NEVES MOREIRA *

*Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro