domingo, novembro 19, 2006

Comemorações do Dia do Elismo em Tavira

O Elos Clube de Tavira realizou as Comemorações do Dia do Elismo em 12 de Agosto, no Jardim do Castelo da Cidade de Tavira, cedido pela Câmara Municipal de Tavira.

Estiveram presentes o Presidente Internacional CE Alcindo Augusto Costa, Vice-Presidente Continental para a Europa CE José Luís Guedes de Campos e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Tavira.


O evento teve como tema "O rosto da gente e da região do Algarve, através dos Provérbios" que foi apresentado pelo Prof. Doutor José Ruivinho Brazão - Licenciado em Filologia Clássica, Mestre em Literatura Medieval e Investigador da Oralidade.

Esta reunião foi bastante participada tendo sido estabelecido amplo diálogo com a assistência e vários Companheiros Elistas recordaram provérbios, a sua aplicação e sabedoria das populações. Foi referido, pelo conferencista, o interesse da prática da oralidade como forma única de transmissão de um conhecimento prático e popular, transferido de geração em geração ao longo dos tempos.

Distinguindo-se os provérbios pela brevidade, ritmo, simetria e normativa (ordem).

Aos Companheiros Elistas, foram distribuidos provérbios para que fosse apreciado o registo do sentir e do agir nos provérbios: a alegria, o bom humor, o optimismo, a boa graça e a fina ironia crítica.

O Prof. Doutor Ruivinho Brazão, terminou a sua intervenção declamando alguns poemas.

Seguiu-se um jantar-convívio volante em que os Companheiros Elistas em ambiente descontraído celebraram o Dia do Elismo.

O Vice-Presidente Continental para a Europa
C.E. José Luís Guedes de Campos




Fotos: Rui Soares e Marinela Soares