quarta-feira, maio 09, 2007

FAPF: Novo Presidente e novo funcionamento

FAPF: Novo Presidente e novo funcionamento

(fonte : www.lusojornal.com )

O Conselho de Administração da Federação das Associações Portuguesas de França (FAPF) reuniu no passado dia 30 de Abril e renovou completamente a Direcção da Federação passando a presidência para José Maria da Silva.

José Machado, fundador da Federação no início dos anos 90, sempre foi o seu Presidente. No Congresso realizado no ano passado voltou a ser, mais uma vez, reeleito. «Mas o José Machado já estava em Portugal e ficava caro para a Federação ter o seu Presidente em Portugal» explicou ao LusoJornal José Maria da Silva. «Mesmo se o Congresso ainda foi há pouco tempo, constatámos que não estávamos a funcionar bem, o Presidente deve ser a figura que dá a cara, que vai ao encontro com os organismos oficiais e por isso tínhamos de alterar a situação». José Maria da Silva disse no entanto que «não temos nada contra o José Machado, pelo
contrário, e ele continua a ser o nosso delegado em Portugal». O novo Presidente diz mesmo que vai propor que José Machado passe a ser Presidente Honorário da Federação.

A Direcção foi completamente alterada. «Entraram caras novas como o Manuel de Sousa Fonseca e o José da Silva, outros já estavam na Direcção como é o meu caso e outros ainda já tinham estado e agora regressaram, como é o caso do Carlos Lopes» explica José Maria da Silva. «São pessoas que vêm de várias cidades da região Ile de France porque queremos que haja uma cobertura regional bastante alargada e por outro lado, também há pessoas de várias tendências».

A Federação das Associações Portuguesas de França tem actualmente cerca de 50 associações com as quotas em dia «mas na prática temos cerca de 100 adesões, só que há associações que deixaram de pagar as quotas à federação». Interrogado sobre as razões que levaram as associações a deixar de pagar as quotas, José Maria da Silva evoca «divergências pessoais» com a anterior Direcção. Sem nunca citar o nome de José Machado, José Maria da Silva afirma que «quando as pessoas se perpetuam no cargo, arranjam sempre antagonismos».

O novo Presidente promete agora ir ao encontro de todas as associações da Federação para «estabelecer novos contactos e fazer um trabalho de aproximação. Temos associações nos mais variados ramos de actividade, desde as culturais às folclóricas e desportivas». Mas evoca também uma «crise no movimento associativo».

A Federação decidiu trabalhar em três áreas prioritárias: as reformas, língua e cultura portuguesa e a cidadania. «Vamos ao encontro das associações que praticam ensino do português, apesar de infelizmente já serem poucas, para que estas possam motivar outras a trabalhar neste ramo» explica José Maria da Silva que é professor de português e que, apesar de residir em Morsang sur Orge (na região parisiense), dá actualmente aulas no Luxemburgo. «Por outro lado, queremos motivar os Portugueses a inscreverem-se nas listas eleitorais francesas e a integrarem mesmo os partidos políticos em França, quaisquer que sejam ». De salientar que o próprio José Maria da Silva é autarca, Conselheiro Municipal em Morsang, e é Presidente de uma das duas associações de autarcas portugueses em França.

A FAPF tem em curso mais uma edição do Concurso literário e prevê também fazer a sua «Convenção anual» no mês de Agosto, que este ano terá lugar no Algarve.

O actual funcionário da Federação é Adé Caldeira «que pode ajudar as associações, nas montagens de projectos, organização de eventos, realização de cartazes,… temos aqui uma máquina fotocopiadora a caros que está ao serviço das associações aderentes» diz José Maria da Silva. «A sede continua em Houilles, mas vamos fazer tudo para mudar para uma zona próxima de uma estação de metro, para facilitar os acessos a mais pessoas».

O novo Presidente também promete ter uma nova relação com a imprensa. «Sei que pelo passado nem sempre assim foi, mas agora queremos ter uma nova postura com a imprensa, com toda a imprensa» refere.

Carlos Pereira - www.lusojornal.com

Para ver a composição do novo Secretariado Nacional da Federação FAPF,
clique em : www.fapf.org

Para mais informações, contactar :

Federação das Associações
Portuguesas de França (FAPF)

109 boulevard Henri Barbusse –
F-78800 HOUILLES – France

Telf. : [+33] (0)8.77.54.03.32 –
Fax : [+33] (0)1.39.13.94.41