quinta-feira, julho 26, 2007

Apresentação do livro "Sentir Algarvia" de Adélio Amaro


"Sentir Algarvia" é o novo livro do leiriense Adélio Amaro*, que será apresentado no próximo dia 28 de Julho, pelas 21 horas no Polivalente Exterior da freguesia de Algarvia, concelho de Nordeste, na Ilha de São Miguel, Açores. A apresentação do livro tem o apoio e a coordenação da Junta de Freguesia de Algarvia.

Filho de pai Açoriano, Nordestinho, Adélio Amaro dá a conhecer, através deste livro, alguns pormenores, com apoio de imagens, sobre a freguesia onde o seu pai nasceu.

Com o prefácio de José Carlos Carreiro, presidente da Câmara Municipal de Nordeste, este livro será apresentado pelo Académico Honoris Causa Arménio Vasconcelos e terá a moderação do jornalista Joaquim Soares Duarte.


Nesta sessão será dado a conhecer o Hino da Freguesia de Algarvia, pela Filarmónica Estrela do Oriente. A terminar a cerimónia serão entregues Medalhas e Diplomas de Honra ao Mérito, a 10 personalidades da Freguesia de Algarvia, pelo Elos Clube de Leiria, pela Casa-Museu Maria da Fontinha (Castro Daire) e pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã (Rio de Janeiro - Brasil).

Lista das personalidade homenageadas

Medalha e Diploma de Honra ao Mérito do Elos Clube de Leiria e da Casa-Museu Maria da Fontinha

Carlos Amaral Medeiros
Constantino Medeiros Amaro
David Ernesto Amaral Couto
Padre Domingos Inácio Machado
Filarmónica Estrela do Oriente
Herculano Cabral Dutra
Luís Jacinto Rebelo
Olívia Natália de Medeiros
Rogério Cabral Frias
Rogério Machado Costa

Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Austragésilo de Athayde
pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã - Rio de Janeiro, Brasil

Padre Domingos Inácio Machado
Filarmónica Estrela do Oriente


*ADÉLIO AMARO, Comendador Grande Oficial, nasceu em 1973, em Leiria. Entre vários cursos frequentou “Design da Comunicação” na ESTGAD, Caldas da Rainha, e “História de Arte do Século XX”, na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Jornalista Profissional, desde 1996, foi director de vários jornais. Actualmente é director do jornal Correio de Leiria e director executivo do jornal Gazeta Lusófona (Suíça). Tem cerca de 4.000 trabalhos publicados em mais de 8 dezenas de jornais e revistas. É sócio gerente da editora Folheto Edições & Design. Já participou em mais de duas dezenas de congressos e acções de formação, em outros tantos países, na Europa, Ásia e América. Com várias intervenções, palestras, prefácios e apresentações já moderou mais de 7 dezenas de lançamentos de livros. Além das 14 exposições individuais de pintura e fotografia, em Portugal, Suíça e Japão, foi Deputado da Assembleia Municipal de Leiria e presidiu a várias associações, sendo actualmente vice-presidente do Elos Clube de Leiria da Comunidade Lusíada. Foi várias vezes distinguido: Medalha “Prémio Especial” pelo Ministério do Ambiente, Lisboa, 1998; Medalhas e Diplomas “Reconhecimento ao Mérito” e “Honra ao Mérito”, pela Casa-Museu Maria da Fontinha, Castro Daire, 2004, 2005 e 2007; Diploma e Medalha “Austragésilo de Athayde”, pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Rio de Janeiro, Brasil, 2005; Diploma de “Honra ao Mérito”, do Elos Clube de Leiria, 2007; Grande Colar de Ouro, Diploma Grande Oficial e Comenda das Artes Visuais da Associação Brasileira de Desenho, 2007. Referenciado em vários manuais, é autor de 14 livros e cadernos, onde se destacam: “No Trilho do Pensamento”; “Roberto Ivens para além dos Açores”; “Artur Agostinho, 50 Perguntas”; “Grandes Figuras de Janeiro”; “Grandes Figuras dos Açores”; “São Miguel, Terra de Sonho” e “Hintze Ribeiro a Voz Insular”. Em 2007 fundou o Centro de Estudos dos Açores, em Leiria. É Membro do Instituto Açoriano de Cultura.

Fonte:
Junta de Freguesia de Algarvia (Nordeste - Açores)
Elos Clube de Leiria
Folheto Edições & Design (Leiria)