domingo, novembro 19, 2006

NOTAS e ARTIGO DE OPINIÃO do CE EDUARDO MOREIRA

O Estado Brasileiro institui o Dia Nacional da Língua Portuguesa

O Elismo está em júbilo. Acaba de ser sansionada a Lei número 11.310, de 12 de junho de 2006, que institui em todo o território nacional brasileiro, o DIA NACIONAL DA LÍNGUA
PORTUGUESA, a ser comemorado anualmente no dia 5 de novembro. Esta medida legal vem contribuir na promoção e no respeito à nossa língua, símbolo maior da Lusofonia, no qual
estão integrados os oito países de língua portuguesas e todas as comunidades lusófonas do mundo. O Elos Clube do Rio de Janeiro associa-se às manifestações de louvor pela importante iniciativa.

_______________________________________________________________

Dia Nacional da Imigração Portuguesa no Brasil

Por iniciativa parlamentar do Deputado Moreira Franco, ex-Governador do Estado do Rio de Janeiro e personalidade bastante ligada à comunidade portuguesa, foi apresentado na Câmara dos Deputados em Brasília, o Projeto de Lei número 6.955/2006, no qual o referido parlamentar, pelas razões que expõe, pretende que seja instituido por Lei, o DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO PORTUGUESA. Queremos parabenizar o ilustre parlamentar pela brilhante iniciativa que fará comemorar a vinda dos imigrantes portugueses, através dos séculos, e
que contribuiram decididamente para a consolidação da nossa cultura e, principalmente da nossa língua comum.

________________________________________________________________

Presidente do Elos Clube de Leiria será o orador oficial na Casa das Beiras do Rio de Janeiro

O aniversário da uma das mais importantes e conceituadas associações regionais portuguesas na cidade do Rio de Janeiro, a Casa das Beiras, será comemorado amanhã, dia 21,
às 20:30 horas, com uma Sessão Solene e que terá como orador oficial o C.E. Arménio Vasconcelos, Presidente do Elos Clube de Leiria e que se deslocará especialmente a esta cidade para o evento e para participar da recepção ao nosso Presidente Internacional, C.E. Alcindo Costa.

_______________________________________________________________

Semana da Defesa da Língua Portuguesa

Como acontece anualmente, por iniciativa do Verador Rubens Andrade, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promove no período de 14 a 21 de novembro de 2006, a SEMANA DE DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA, na qual o ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO,
co-participa como organizador. O encerramento das comemorações será com um Sarau Cultural a realizar-se amanhã, dia 21 de novembro, às 18:30 horas, no Salão Nobre da Câmara
Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, no qual teremos a participação musical de vários artistas das comunidades lusófonas.

________________________________________________

C.E. ALCIDES MARTINS SERÁ HOMENAGEADO

O C.E. Alcides Martins, Sub-Procurador Geral da República, será alvo de uma homenagem na Academia Luso-Brasileira de Letras, entidade a qual presidiu até ao ano passado, em razão da exclente contribuição que o mesmo prestou às letras e à língua portuguesa, durante a sua destacada administração. A saudação ao homenageado será feita pelo Acadêmico Eduardo Artur Neves Moreira, Vice-presidente da Academia e amigo pessoal do ex-presidente.

Convidamos os C.E.'s a comparecerem à referida homenagem que ocorrerá no auditório da Confederação das Academias de Letras do Brasil, na rua Teixeira de Freitas, 5, terceiro andar, no dia 21 de novembro às 16 horas. Vamos prestigiar o nosso ilustre companheiro.

_______________________________________________________________==O



A VISITA DO PRESIDENTE INTERNACIONAL E O FUTURO DO ELOS CLUBE



É com muita expectativa e interesse que os Elistas do Brasil recebem neste mês de novembro o nosso Presidente Internacional.

Após a esperançosa convenção de Tavira, em outubro de 2005, quando elegemos a atual direção internacional, é a primeira vez que teremos a oportunidade de trocar idéias, atualizar informações e delinear o caminho em que iremos caminhar num futuro próximo. A verdade é que o nosso movimento, caracterizado pela defesa intransigente da língua portuguesa e pela difusão dos valores culturais que regem a lusofonia, não encontrou ainda o impulso necessário nem a orientação integradora indispensável para atingir os seus fins.

Da convenção de Tavira, ficou como objetivo inicial o compromisso de, a curto prazo, ser elaborado o projeto final dos nossos novos estatutos, que, diga-se de passagem, já estavam praticamente concluídos no encerramento da convenção anterior, no Rio de Janeiro. Entretanto já um ano se passou sem que nada de conclusivo nos fosse apresentado e as injunções que até ao momento se formaram, apenas levaram à constituição de uma comissão para estudar o assunto. Sem dúvida que precisamos de uma ação mais concreta e objetiva para o efeito, pois ainda temos uma agravante no tema, que é a obrigatoriedade de todos os clubes do Brasil de promoverem a adequação de seus estatutos ao novo Código Civil Brasileiro, cujo prazo para tal expira no próximo mês de janeiro.

Vivemos uma época de mudanças e de adaptações às contingências que os dias em que vivemos nos condicionam. O medo decorrente da falta de segurança nas ruas acaba por ser um empecilho para as nossas reuniões noturnas, sendo freqüente tal alegação por parte de muitos companheiros justificando a sua ausência aos nossos eventos à noite. Vivemos numa sociedade cada vez mais comodista e que se estimula mais pelo lazer do que pelas atividades de cunho cultural, o que é preocupante e prejudicial ao desenvolvimento de projetos, como é o do Elismo.

Precisamos nos reencontrar com os nossos valores e com os nossos princípios, de forma a assegurar o prosseguimento e o engrandecimento deste movimento que em tão bom momento foi idealizado e fundado por Eduardo Dias Coelho e que nos foi legado pelos nossos antecessores e que nós temos o dever de conduzir, fazer crescer e levá-lo às novas gerações, pois o Elismo é a base filosófica da C.P.L.P. e nele estão concentradas as forças necessárias à disseminação da nossa língua em todos os continentes.

É com muita satisfação que recebemos o C.E. Alcindo Costa em terras brasileiras, particularmente neste Estado do Rio de Janeiro, onde, em outubro de 2007, promoveremos a nossa próxima Convenção Internacional, cuja responsabilidade foi outorgada ao simpático e dinâmico Elos Clube de Niterói que já está a organizar a recepção a todos os elistas do Brasil e do mundo, fazendo-nos crer que será uma nova oportunidade de promoção e crescimento. Vamos ouvir o nosso presidente internacional e recepcioná-lo como ele merece, na certeza de que em sua mensagem e em suas ações poderemos vir a alcançar a projeção tão necessária e o entusiasmo que, no passado, sempre nos caracterizaram. O Elismo precisa de todos nós!


Eduardo Artur Neves Moreira

Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro