quinta-feira, setembro 15, 2005

ELOS CLUBE: UM MEIO DE CONQUISTAR AMIGOS, APRIMORAR CONHECIMENTOS E DIFUNDIR A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO

ELOS CLUBE: UM MEIO DE CONQUISTAR AMIGOS, APRIMORAR CONHECIMENTOS E
DIFUNDIR A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO

(discurso proferido por ocasião da posse do C.E. Eduardo Artur Neves
Moreira na presidência do ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO)

A vossa presença nesta data, neste memorável encontro é motivo da maior
alegria deste vosso amigo. Depois de ter estado afastado desta querida
cidade, em boa parte destes últimos três anos, em decorrência do cumprimento
do mandato parlamentar que me foi outorgado pelo voto de muitos de vós e de
muitos emigrantes de fora da Europa, vejo-me regressado ao fraterno convívio
da comunidade carioca, iniciando uma nova fase da minha vida, agora
acrescida desta rica experiência internacional e com o espírito renovado
pelo fascinante trabalho desenvolvido em defesa da emigração portuguesa
junto aos poderes da República e, particularmente, na Assembléia da
República de Portugal.

Quando da minha última visita ao Brasil, no final do mês de Janeiro, ainda
investido do cargo parlamentar, fui procurado por um grupo de diletos amigos
que manifestaram o desejo de organizar um jantar para celebrar o meu
regresso ao convívio quotidiano da comunidade luso-brasileira do Rio de
Janeiro. Na ocasião, após agradecer-lhes a iniciativa, disse-lhes da minha
intenção de lançar um livro sobre a emigração portuguesa ao final do meu
mandato e sugeri-lhes fazer o lançamento do mesmo durante o evento,
recebendo o apoio de todos para a concretização dessa idéia. O resultado
aqui está e todos nós estamos tendo a satisfação de participar deste
agradável encontro, engrandecido ainda pela posse no Elos Clube do Rio de
Janeiro que me agraciou com a honra de dirigir o seu quadro diretivo e que é
mais uma prova da amizade, da compreensão e da solidariedade destes
valorosos Companheiros Elistas, que depositaram sua confiança neste seu
companheiro para a destacada função de defender nesta parcela da nossa grandiosa
corrente de esforços e dedicação, os tão apreciados princípios elistas e as nobres
finalidades do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, tão bem delineadas em
seus atos constitutivos e em seus regulamentos. O Elismo é um movimento singular,
cujas finalidades são a propagação e defesa dos ideais que têm por base a
Comunidade Lusíada, visando a expansão do idioma português no mundo,
proporcionando uma alta confraternização de todos os que se integram esta
fonte de radiação da cultura e do entendimento entre os homens. Visa, o
Elismo, acima de tudo, a congregação de valores humanos dispostos a promover
a boa compreensão entre os povos de todo o mundo. Entendo que o Elismo, ao
cultuar a promoção do nosso idioma comum, assim como a sua origem, cultura,
usos e costumes, inspirou-se na capacidade de integração do povo português,
que, ao expandir-se pelo mundo através das suas gloriosas navegações,
promoveu a ligação a outros povos e a outras culturas, forjando a criação de
uma identidade especial que nos honra, nos distingue e glorifica, a qual denominamos o
Universalismo Português. Essa capacidade de miscigenação racial e cultural,
na qual predomina o sentimentalismo, a facilidade de integração e de
comunicação, são fatores que são comuns tanto aos portugueses, como aos
brasileiros e aos demais povos lusófonos, fiéis legatários desta bela
filosofia, espaços nos quais o elismo tem procurado se difundir e nos quais
deposita suas maiores esperanças de desenvolvimento de sua malha
associativa. Agradeço aos companheiros elistas que se lembraram do meu nome
para esta honrosa função e que me obriga a um esforço adicional para
corresponder a essa confiança, cabendo-me suceder na presidência do Elos
Clube do Rio de Janeiro a uma personalidade das mais respeitadas na nossa
sociedade, o ilustre C.E. Rezende de Menezes, ao qual presto a minha modesta
gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol do elismo. Pretendemos, nesta
gestão que ora se inicia, ser um elo ativo de uma "corrente p’rá frente",
um elo sem a pretensão de ser o "elo mais forte", mas
um Elos Clube que faça respeitar as suas enobrecedoras origens e que
colabore na persecução de seus objetivos, fazendo-se respeitar na âmbito
desta bela sociedade de pessoas tão especiais e que constituem o elismo.

Desejo falar-lhes um pouco sobre o livro que estou lançando nesta ocasião,
o qual já tive o prazer de entregar pessoalmente a cada um de vós. Nestes
últimos oito anos estive intensamente envolvido nos temas e interesses das
comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, quando tive a honra de ser
eleito para a Presidência e Vice-Presidência mundiais do Conselho das
Comunidades Portuguesas e, posteriormente, para representar a emigração
portuguesa junto à Assembléia da República. Desse trabalho, resultaram
interessantes fatos e iniciativas que me fizeram sentir na obrigação de
transmitir a todos os meus amigos, eleitores e pessoas que têm interesse nos
problemas e na atuação dos portugueses no estrangeiro. Por isso, nada melhor
de que um livro que procurasse relatar tais acontecimentos, transformando-se
não só um relatório sobre o que foi desenvolvido nessas atuações, como
também, numa forma de prestação de contas ao eleitorado, procurando
esclarecer o que foi feito e o que se deixou de fazer, servindo de apoio a todos
os que seguirem nesse caminho árduo mas desafiante, em prol da defesa dos
portugueses no estrangeiro. O livro é constituído por seis capítulos: o
primeiro aborda a atividade parlamentar desenvolvida no mandato encerrado em
março p.p.; o segundo a ação política conduzida no mesmo período de três
anos e os principais deslocamentos para participar em eventos e solenidades
junto a algumas das nossas maiores comunidades no estrangeiro. Há um
capítulo voltado para o trabalho desenvolvido no Conselho das Comunidades
Portuguesas, órgão que é o mais efetivo representante da nossa emigração,
considerando-se a sua formação através do sufrágio universal, mediante a
eleição de seus representantes pelo voto direto de todos os emigrantes
registrados em todos os nossos consulados existentes, dotando-o de uma
representatividade difícil de ser superada. Saúdo a presença nesta
solenidade do meu dileto amigo, Dr. António Almeida e Silva, atual presidente
do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, dirigente máximo do CCP e
que me honra com a sua presença e a sua solidariedade. Outro capítulo é dedicado
às relações luso-brasileiras, tema que tem sido uma das minhas grandes paixões e
que, sempre que posso, procuro ressaltar e engrandecer em todas as minhas iniciativas
e ao qual pude me dedicar durante o exercício da presidência do Grupo Parlamentar de
Amizade Portugal-Brasil, constituído na Assembléia da República Portuguesa. Uma das
minhas propostas para o desenvolvimento das relações inter-parlamentares
luso-brasileiras, foi a de fomentar a criação de grupos parlamentares de
amizade com Portugal nos parlamentos estaduais do Brasil, saudando com
especial carinho a criação do Grupo Parlamentar de Amizade Luso-Brasileiro
na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, cujo presidente o
ilustre parlamentar luso-brasileiro, Dr. Paulo Pinheiro, nos honra com a sua
presença. O livro possui ainda dois outros capítulos, um compilando uma
série de crônicas e artigos de opinião, sobre os interesses da emigração
portuguesa e outro transcrevendo algumas das principais entrevistas e depoimentos
que tive a oportunidade de conceder durante o referido período que abrange 1988 a 2005.
Espero que o mesmo possa, de alguma forma, ser útil à emigração portuguesa e
que sirva para elucidar alguns temas e acontecimentos pouco esclarecidos.

Desejo, neste momento, agradecer a presença dos meus ex-companheiros da
Secretaria da Receita Federal, órgão ao qual dediquei a maior parte de
minhas atividades profissionais e que é um dos sustentáculos técnicos e
financeiros da estrutura governamental brasileira, possuindo em seus quadros
valores dos mais conceituados e expressivos dentre os que integram o serviço
público brasileiro. A presença de diversos e ilustres acadêmicos, meus
estimados confrades e confreiras da Academia Luso-Brasileira de Letras,
muito me embevedece, dizendo-lhes do imenso prazer que desfruto com a sua
companhia, a sua sabedoria e os seus ensinamentos. A eles envio o preito de
toda a minha admiração. Quero, também, destacar a presença de um
considerável número de meus ex-companheiros da UPEB – União Portuguesa dos
Estudantes no Brasil, entidade a qual tive a honra de integrar e participar
da sua direção nos meus tempos de estudante e que se transformou num celeiro
de pessoas da maior expressividade e respeito, seja no campo profissional, social,
como no político de ambos os países. Agradeço também a presença de inúmeros
companheiros de lutas em prol do desenvolvimento associativo da comunidade
portuguesa do Rio de Janeiro, com os quais integrei vários quadros
dirigentes, seja na Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileira,
seja no Real Gabinete Português de Leitura, como também na Obra Portuguesa
de Assistência, na Caixa de Socorros D. Pedro V, na Casa da Vila da Feira e
Terras de Santa Maria e na Casa do Porto. A todos, inclusive os das demais
associações comunitárias, das quais sou associado a várias, os meus melhores
agradecimentos e desejo de que continuem a prestar a sua valorosa
contribuição para o engrandecimento do nosso associativismo e na manutenção
da nossa presença em terras brasileiras. Estou sumamente honrado com a
presença da Presidente Internacional do Elos Clube, companheira Maria
Araújo, personalidade na qual saúdo todos os dirigentes elistas que vieram trazer
a este encontro o brilho de suas presenças e a todos os demais companheiros
presentes e futuros, que sempre terão no Elos Clube um meio de conquistar amigos,
de aprimorar conhecimentos e de colaborar nesse magnânimo trabalho que é o de
aprimorar e difundir a lusofonia. Viva o Elos Clube! Viva o Brasil! Viva Portugal!
Viva a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa!

C.E. EDUARDO ARTUR NEVES MOREIRA