domingo, dezembro 03, 2006

Elistas de São Paulo recebem Presidente Internacional

As unidades elistas de São Paulo receberam em um fim de semana a visita do presidente do Elos Internacional, Alcindo Augusto Costa. A governadora do Distrito Elista II Rosmary Correa divulgou a programação por conta da visita oficial, que iniciou na manhã do sábado 11 de novembro no Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz em São Paulo. Ao Mundo Lusíada, o presidente Alcindo Costa disse que precisaria mais do que um dia para ver todo o conteúdo do museu, que trata não apenas da língua portuguesa mas tudo que se relaciona com o idioma. “Gostei imenso do Museu da Língua Portuguesa hoje, tenho pena de não poder estar um dia inteiro a ver aquilo. Se um dia tiver oportunidade verei com calma”.


Mundo Lusíada


Os elistas se reuniram ainda, para almoço, no Bar Brahma, na famosa esquina da Avenida Ipiranga com Avenida São João. Durante o encontro estiveram presentes cerca de 40 pessoas, entre elistas, familiares e convidados. Presidentes e participantes das unidades elistas da zona sul (Elos Clube SP Sul), zona norte (Elos Clube SP Norte), e zona oeste (Elos Clube SP Eça de Queiroz) seguiram, na tarde do mesmo dia, para uma Assembléia Geral Extraordinária, na Casa de Portugal de São Paulo.


Compôs a mesa de trabalho o vice-presidente Continental para América do Sul, Miguel Luiz Contani, o presidente do Elos Internacional, Alcindo Augusto Costa, e a governadora do Distrito II, Rosmary Correa. Durante seu pronunciamento, o presidente Alcindo Costa se colocou a disposição para ouvir os elistas das unidades paulistas. Segundo ele, a situação hoje está mudando; existem unidades elistas espalhadas por todo o mundo, em Macau, Timor, Cabo Verde, e ainda está em reativação uma unidade em Angola. O que mais contribui para o movimento, de acordo com o presidente, é a identidade lusa, ainda que não seja necessário ser descendente, português ou brasileiro para ser elistas, mas apenas “que se fale a língua portuguesa”.

Mundo Lusíada


Ao Mundo Lusíada, o vice-presidente Continental afirmou que o movimento elista na América do Sul está muito atuante. “Tem havido muito empenho, todas as iniciativas que a vice-presidência internacional tem tomado, tem tido uma excelente resposta”, disse Miguel Contani exemplificando com o Concurso de Trovas que reuniu trabalhos de todo o Brasil, e acabou na publicação do livro “Elistas Escrevem”, no ano passado.


Dentre os assuntos levantados entre os elistas de São Paulo esteve o fortalecimento do Elos Clube e a adesão de participantes, além da apresentação das propostas para a nova gestão. “Os objetivos foram plenamente atingidos, as questões mais graves, urgentes, criticas foram discutidas, corajosamente enfrentadas, eu saio muito contente” disse ao Mundo Lusíada o vice-presidente Continental.


Um dos resultados deste encontro e das grandes novidades é a reativação do Elos Clube de São Paulo, antes presidido por Joaquim Cordeiro, e que deve ser comandado agora por Julio Salerno.

Fonte: Jornal Mundo Lusíada - http://www.mundolusiada.com.br/