domingo, dezembro 03, 2006

Solenidade de Entrega do Título de Cidadão Carioca ao CE Arménio Vasconcelos no Salão Nobre da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro em 30 Nov

CE EDUARDO NEVES MOREIRA, PRESIDENTE DO ELOS CLUBE DO RIO DE JANEIRO, DISCURSA DISCORRENDO SOBRE A VIDA DO HOMENAGEADO. A SEU LADO, O ACADÊMICO FRANCISCO DA SILVA NOBRE, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS.

DISCURSO DE SAUDAÇÃO AO C.E. ARMÉNIO VASCONCELOS, POR OCASIÃO DA OUTORGA DO TÍTULO DE CIDADÃO CARIOCA

Certamente que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro já fez outorga do honroso título de Cidadão da Cidade do Rio de Janeiro a muitas destacadas e reconhecidas personalidades, que pelo seu currículo fizeram jus a tal homenagem que premia aqueles que mais se têm destacado por sua dedicação à cidade maravilhosa, mas nesta data, sem sombra de dúvida, está a promover esta honrosa homenagem a uma das pessoas que mais merecem o título, pois Arménio Vasconcelos é um carioca de fato, uma pessoa que em todos os lugares onde se faz presente, nunca deixa de revelar sua paixão por esta cidade e pelo maravilhoso povo carioca, fazendo sempre transparecer a sua saudade pelos 10 belos anos vividos na sua juventude em convívio com a nossa gente, as nossas praias, as nossas tradições e a nossa fraterna convivência luso-brasileira, que é um dos traços marcantes da nossa afirmação como cidade das mais queridas, respeitadas e amadas do nosso Brasil.


Saúdo o eminente acadêmico, Arménio Vasconcelos, ilustre homem das letras que ele tão bem sabe harmonizar na construção de seus encantadores poemas e seus valorosos escritos, que nos envolvem e nos emocionam, fazendo entusiasmar todos aqueles que defendem a cultura, amam a nossa língua e lutam em prol da causa luso-brasileira, comunidade de etnias e de ideais, da qual ele é um dos seus mais destacados componentes e um exemplo de dedicação às duas pátrias irmãs.


Cumprimento, em nome do Elos Clube do Rio de Janeiro, o C.E. Arménio Vasconcelos, na certeza de que ele regressa a Portugal com a riqueza e o orgulho que o carinho, o encanto e o valor emotivo lhe conferem a posse do honroso título de Cidadão da Cidade do Rio de Janeiro, o título de Cidadão Carioca. Nós, luso-brasileiros, seus companheiros e seus amigos, exultamos pela grandiosidade deste ato. Meus parabéns!


Eduardo Artur Neves Moreira

Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro


PRESIDINDO O ATO, O VEREADOR RUBENS ANDRADE, AUTOR DO PROJETO QUE CONCEDEU A ARMÊNIO VASCONCELOS O TÍTULO DE CIDADÃO CARIOCA HONORÁRIO. A SEU LADO A SENHORA CHANCELER DO CONSULADO GERAL DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO.

CE EDUARDO NEVES MOREIRA FAZ ENTREGA AO CE ARMÊNIO VASCONCELOS, PRESIDENTE DO ELOS CLUBE DE LEIRIA, DE PLACA COMEMORATIVA.

AO LADO DA SENHORA CHANCELER DO CONSULADO GERAL DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO, DR. AGOSTINHO DA ROCHA FERREIRA DOS SANTOS, PRESIDENTE DA OBRA PORTUGUESA DE ASSISTÊNCIA E DA CASA DO MINHO, E CE ANTÓNIO ABRAÇOS, VICE-PRESIDENTE INTERNACIONAL DO ELOS CLUBE.

VEREADOR RUBENS ANDRADE ENTREGA O DIPLOMA DE CIDADÃO CARIOCA BENEMÉRITO AO CE ARMÊNIO VASCONCELOS.

CE ARMÊNIO VASCONCELOS DIRIGE-SE AO PÚBLICO PRESENTE AGRADECENDO A CONCESSÃO DO TÍTULO A QUEM JÁ É "CARIOCA DE CORAÇÃO".

MUITOS AMIGOS COMPARECERAM PARA EXTERNAR APOIO E ALEGRIA PELA CONCESSÃO DO TÍTULO. ARMÊNIO VASCONCELOS MOROU MUITOS ANOS NO RIO DE JANEIRO E CONSTRUIU UM PODEROSO ELO ENTRE BRASIL E PORTUGAL.

ARMÊNIO, UM COMUNICADOR NATO, BRINDA O PÚBLICO COM HISTÓRIAS DE SUA VIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, ACOMPANHADAS DE PROJEÇÕES NO "TELÃO". UM VERDADEIRO "SHOW" DE MULTIMÍDIA.

FEZ ENTREGA A RUBENS ANDRADE DE LIVROS DE SUA AUTORIA E RECITOU POEMAS. A ARTE DA POESIA ESTÁ PRESENTE EM SUA VIDA E LEMBROU DE MOMENTOS ENCANTADORES EM QUE ENCONTRAVA VINICIUS DE MORAIS NO BAR VELOSO, EM IPANEMA, ONDE NASCEU A "GAROTA DE IPANEMA".

A ARTE TAMBÉM ESTAVA NA PLATÉIA REPRESENTADA POR MARIA ALCINA, QUE ENCANTA BRASILEIROS E PORTUGUESES CANTANDO FADOS E CANÇÕES.

A CIDADE DO RIO DE JANEIRO FICOU MAIS PRÓXIMA DE LEIRIA.

ARMÊNIO, MUITO FELIZ, RECEBEU CUMPRIMENTOS DE CENTENAS DE AMIGOS QUE COMPARECERAM AO ATO.

©Direitos Reservados ao Elos Clube do Rio de Janeiro.

Fonte: Elos Clube do Rio de Janeiro (http://www.indice-dos-sites.com.br/elos-rio-44.htm)